Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

2 de novembro de 2008

Questões levantadas pelos internautas:

Geraldo Flóres escreveu, em 28-janeiro-2009: Fiquei muito feliz com as idéias da Comissão de Carnaval, e mais feliz por ver as boas novidades começando a florescer em nossa cidade. Parabenizo a todos da comissão, e principalmente ao Serginho e a Celi, essa grande batalhadora da prefeitura, que mesmo em tempos nebulosos nunca faltou com seu bom trabalho em prol dos carnavais de Itatiaia. Lembro-me que no primeiro governo, de Luis Carlos Aquino, tínhamos um caminhão, que após os desfiles, no outro dia de manhã, lavava os locais de folia com água de cheiro (água com essência de eucalipto). Caso o Serginho consiga repetir essa façanha, ele não só vai merecer aplausos, mas também irá para a galeria daqueles que deixam sua marca.
Antonio Sebastião de Lima escreveu, em 06-jan-2009: Prezado jornalista Rui Camejo. Parabéns pela excelente organização da cerimônia, feliz e oportuna iniciativa do novo prefeito. De fato, a temperatura emocional estava elevada: hino nacional, presença do primeiro prefeito de Itatiaia, presença do povo rezando com fé o Pai Nosso ao ar livre, em uníssono, em praça pública. Assim como os demais, fui tomado pela emoção e não conseguia segurar a lauda do discurso sem tremer. Uma coisa é envergar a toga e dirigir audiências com firmeza e serenidade, submetendo a emoção aos freios da racionalidade e ditar com segurança a sentença. Coisa bem diferente é participar, de uma cerimônia pública emocionante, como um cidadão comum, despido da toga e da autoridade legal, cônscio do profundo simbolismo daquele ato. Foi emocionante, também, ver o povo entrando na sede da prefeitura, de modo ordeiro. Algumas pessoas titubeavam, parecendo não acreditar que as portas estavam abertas para elas, gratuitamente, e as mesas do café matinal à sua disposição. Perscrutavam o interior do prédio com olhares desconfiados e curiosos. Aos poucos foram se sentindo à vontade e as palavras economizadas inicialmente, derramaram-se em conversas descontraídas. Prefeito, vice-prefeita, vereadores, clérigos, funcionários, população adulta e infantil, todos misturados de modo democrático e respeitoso, num clima de alegria e confraternização. Gostei muito de participar desse evento marcante na história desta cidade.
.
Luiz Alves escreveu, em 29-dez-2008: O biênio de 2009 e 2010 será um verdadeiro divisor de águas para a região de Visconde de Mauá no que se refere a investimentos públicos no Sul Fluminense. Cerca de R$ 70 milhões serão investidos em 33 km de estradas (a primeira Estrada-Parque do estado), três estações de tratamento de esgoto e a revitalização da Vila de Mauá (Resende), Maringá e Maromba (Itatiaia). Os prefeitos que assumirão no dia primeiro de janeiro receberão esses investimentos, o que aliviará em muito os gargalos de crescimento ordenado de nossa região. Mas será a partir daí que a responsabilidade aumentará, até porque as prefeituras terão que dar sua contrapartida para sedimentar esses avanços. O adensamento urbano terá de ser alvo de ações por parte do governo, pois é nele que residem as piores agressões ao nosso meio. Temos em Resende, e principalmente em Itatiaia, um plano diretor muito bem elaborado, com preocupações ambientais e de sustentabilidade de crescimento. No entanto, essa ferramenta nunca foi usada por Almir e muito menos pelo Jair. A questão fundiária, aqui como em Penedo, merece foco aguçado, e o programa de tratamento de resíduos sólidos terá de ser implantado. Em Mauá temos um avançado processo junto com o governo do estado, em que as prefeituras terão que ter fundamental participação. Quanto às estações de tratamento de esgoto, o município terá a responsabilidade de fazer as ligações das casas, portanto será um ótimo momento para cadastrar os usuários para um real diagnóstico de nossa condição hídrico-sanitária. O melhor disso tudo é que as portas do governo do estado e do Ministério do Meio Ambiente estão abertas, para, por exemplo, construirmos em Penedo e no núcleo central de Itatiaia estações semelhantes. Nossa experiência também nos deu a certeza de que sem projetos bem elaborados não se consegue avançar. Desejo ao prefeito de Itatiaia e a seu governo toda a sorte do mundo, e nós aqui de cima esperamos com ansiedade positiva essa nova era que se avista de Mauá, e que servirá de motivação para espalharmos pela região das Agulhas Negras verdadeiros novos tempos, e aí sim o “clima será outro”, um clima de prosperidade, de planejamento e de visão de futuro, num movimento que, a meu ver, Itatiaia terá todos os predicados para liderar.
.
Antônio Sebastião de Lima escreveu, em 28-dez-2008 (sobre aprovação do orçamento de R$ 51,2 milhões para Itatiaia): Receita enorme para um município de 20 mil eleitores. Bem administrada, fará de Itatiaia uma região próspera. Em todo o caso, trata-se de previsão orçamentária. A arrecadação poderá ser igual, maior ou menor do que a prevista. O mesmo se diga dos gastos. O novo prefeito deverá dar o exemplo: pagar o que deve de ISS (60 mil reais) ainda que seja parceladamente, dentro do quatriênio do seu mandato. Os débitos dos demais munícipes devem ser resolvidos também amigavelmente e de modo parcelado, sempre que possível. O importante é o contribuinte ter a certeza de que o seu dinheiro será bem empregado em benefício da coletividade. A partir dessa certeza, o inadimplemento decrescerá. Nenhum contribuinte se dispõe a pagar tributos consciente da roubalheira pelas autoridades municipais. Prefere sonegar, ficar em situação ilegal, mas em paz com a sua consciência: a de não ter contribuído para a bolsa dos ladrões. O Fórum de Itatiaia terá de criar uma vara da fazenda municipal, diante do imenso volume de processos motivados pela dívida pública relatados pelo ilustre jornalista. Na estrutura atual, o Fórum não tem condições de suportar esse volume de trabalho. Bom para os devedores, que terão tempo maior para discutir e resolver seus débitos para com a prefeitura municipal (talvez 10 ou 15 anos). O novo prefeito e sua equipe devem fazer todo o esforço possível para evitar que esse diagnóstico se realize de fato. Deverá se esforçar para que os contribuintes paguem os impostos do ano de 2009 em dia de modo a não acumular com o débito atrasado. Quanto mais a prefeitura prestar bem os serviços públicos e realizar as obras públicas necessárias (e não as maquiagens dos espertalhões) mais o contribuinte confiará nos administradores e não se sentirá otário ao pagar os tributos.
.
Prefeitura de Itatiaia (assessoria de comunicação) escreveu, em 23-dezembro-2008: Também reconhecemos os esforços do prefeito Luiz Carlos de Aquino na administração da então recém-emancipada Itatiaia, mas pelo visto os moradores de Penedo continuam até hoje desinformados sobre a atribuição do poder público quando o assunto é lixo doméstico, lixo verde e entulho. Triste ainda é constatar que também desconhecem seu próprio dever de cidadão e munícipe que se preocupa com a limpeza além do quintal de casa, principalmente quando se vive num lugar turístico. Por esses motivos, a Prefeitura de Itatiaia vem através desse comentário esclarecer alguns pontos da crônica publicada.O lixo descrito no artigo e ilustrado nas fotos trata-se de entulho e lixo verde, cuja responsabilidade cabe exclusivamente aos moradores. Tal afirmação está embasada no Código de Posturas, na Lei Complementar 008, de 28/12/1998, alterada pela Lei Complementar 015, de 17/12/2007, onde se lê o seguinte: "é proibido depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo, folhagem de jardins ou resíduos industriais em terrenos localizados nos núcleos urbanos(...). Os entulhos de obras, construções e reformas são de responsabilidade da fonte geradora, cabendo a mesma o acondicionamento, o transporte e a sua destinação final sem que comprometa a limpeza pública e o meio ambiente (...). O lixo verde proveniente de corte ou poda de qualquer tipo de vegetação, sem propriedade particular, é de responsabilidade da fonte geradora (...)".Vale lembrar que esse assunto fez parte da elaboração do Plano Diretor amplamente discutido com a comunidade, contando com a participação de delegados eleitos pela própria comunidade na sua elaboração. Só em Penedo aconteceram cinco reuniões com a comunidade para que a mesma pudesse ter vez e voto. Portanto, a lei citada acima não é uma imposição do governo, mas sim, fruto da participação dos moradores.Informamos ainda que no município existe empresa prestadora de serviço no recolhimento do lixo verde e entulho, que pode ser chamada através do Disk Entulho. O fato é que cabe ao morador o ônus da remoção desse tipo de lixo de acordo com a lei.Gostaríamos que este blog divulgasse não só as fotos, mas também o autor da sujeira mostrada nessas imagens para que a fiscalização pudesse tomar providências. Aproveitamos também para sugerir à jornalista que utilize o espaço desse blog para uma campanha educativa dirigida à população de Penedo, lembrando sobre a responsabilidade de cada um com a limpeza da rua e do bairro onde mora. Por fim, cremos que, se o morador teve dinheiro para fazer tal obra, deve ter também para pagar a retirada do entulho.
.
Célia Borges escreveu, em 26-dez-2008 (sobre comentário da Prefeitura de Itatiaia a respeito da crônica "Tristes imagens..."): A atual administração pública do município de Itatiaia parece ter uma capacidade infinita de se eximir das suas responsabilidades, passando sempre a culpa para terceiros, de preferência à própria população. Mas como criticar a atual administração nessa altura do calendário político é o mesmo que "chutar cachorro morto", vou me limitar à responder o comentário da assessoria de comunicação à minha postagem sobre o lixo e desmazelo no Jardim Martinelli, no Penedo. Em primeiro lugar não me considero pessoa desinformada, e inclusive acompanhei de perto a administração do governo Aquino, onde atuei, justamente, como Assessora de Imprensa (com maiúsculas, por favor!!!). E tenho podido acompanhar, mais recentemente, a atuação das entidades civis organizadas daqui, o que só me dá indicações de ser constituída de um grande número de pessoas muito bem informadas, inclusive nas comunidades carentes. A resposta da prefeitura cita legislação vigente, segundo a qual "é proibido depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo, folhagens de jardins ou resíduos industriais em terrenos localizados nos núcleos urbanos". E mais, que entulhos de obras são responsabilidade da fonte geradora, assim como o lixo verde de corte ou poda. Em nenhum momento é citada qual a responsabilidade do poder público no recolhimento do lixo, e de qual lixo. Nem sobre por que quem descumpre a legislação não está sendo fiscalizado e multado, além de obrigado a corrigir seu ilícito. Além de ausente, o poder público parece estar também pouco informado sobre as reais condições da vida da população, desconhecendo que estamos vindo de uma seqüência de tempestades, o que provocou um considerável aumento do chamado lixo verde, em tal e extraordinária quantidade, que o cidadão comum não está tendo onde ou como descarregar. O que ocorreu também com árvores das ruas, de responsabilidade do poder público, e que foram apenas afastadas para as calçadas, para não interromper o trânsito. Possivelmente por moradores e transeuntes. Talvez a prefeitura ache melhor que nós façamos grandes queimadas nos fundos dos nossos quintais... Quem sabe a fumaça, além de afetar ainda mais o meio ambiente, não contribua para chamar a atenção das autoridades? Mas acho que não vamos precisar chegar a tanto, porque a própria prefeitura, depois de nos chamar de desinformados, parece ter decidido verificar, e nos últimos dias já começou a providenciar a remoção do chamado "lixo verde" das vias públicas do Martinelli. E até onde podemos saber, está fazendo isso por conta própria. O entulho continua na Praça Leonardo da Vinci. Aliás, defronte à casa que o está produzindo. Porque a prefeitura não foi lá ainda fiscalizar, multar e exigir sua retirada é um mistério que talvez nunca venhamos a esclarecer. Também não foi tomada nenhuma providência quanto ao mato alto que cobre aquilo que deveriam ser as calçadas do bairro, e outros terrenos próprios da prefeitura, como a própria Praça Leonardo da Vinci. Será que isso também é responsabilidade do cidadão? Finalmente, respondendo a sugestão do anônimo assessor de imprensa, gostaria de informá-lo que meu blog é um veículo particular de comunicação. Quem arrecada impostos da comunidade, e deveria empregá-los em campanhas educativas é a prefeitura, e não eu. Como cidadã, eu procuro fazer a minha parte. Claro que como jornalista, experiente e com excelente currículo, eu poderia fazer ainda muito mais, mas infelizmente a prefeitura de Itatiaia vem preferindo dar trabalho a pessoas incompetentes.
Prefeitura de Itatiaia (assessoria de comunicação) escreveu, em 23-dez-2008: a Prefeitura de Itatiaia vem informar ao Sr. Humberto Innecco (veja comentário abaixo) sobre a existência do Código Tributário Municipal, pois pelo que escreveu em seu artigo sobre os outdoors, parece ter total desconhecimento do assunto. O desconto de 50% nas multas de ISS e IPTU divulgados no outdoor existe há dois anos na lei 440, sancionada em 26/12/2006, onde se lê no artigo 220, inciso 6º: "os pagamentos realizados em uma única parcela, à vista, terão o desconto de 50% dos valores pertinentes aos acréscimos moratórios". Portanto, não se trata de anistia e muito menos foi inventado no final do governo para suprir outras necessidades como suspeita o jornalista. Também não se trata de falta de ética, decência ou imoralidade como afirma de forma maldosa em seu artigo. Este benefício é um direito do cidadão que precisa ser lembrado e usado. E não existe momento melhor para acertar dívidas do que no final do ano, quando temos oportunidade de evitar a correção monetária, que vem junto com o novo ano. Em 2009 o aumento deverá ultrapassar o índice dos 6% e quem pagar agora ficará livre dessa correção. Outro motivo que nos levou a realizar essa campanha é evitar a cobrança judicial e não será por falta de aviso do poder público. Cobrar a dívida do contribuinte é dever constitucional de qualquer administração, previsto nas legislações pertinentes. No dia 05 de dezembro publicamos o decreto 1.703, dispondo sobre os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2008. Entre outras providências, o art. 3º estabeleceu o prazo de até 15 de dezembro para emissão de Notas de Empenho para evitar novas despesas para o próximo administrador pagar. Isso significa que estamos concluindo um governo responsável, como fizemos desde o primeiro dia desta administração. Todas as obrigações da Prefeitura já foram cumpridas com antecedência, como o pagamento do 13º salário, vale alimentação, o salário do mês de dezembro e ainda daremos ao servidor o abono que ele tem direito. Quanto à sugestão dada ao novo prefeito que faça um recadastramento, esta é uma feliz sugestão, principalmente se começar pelos integrantes do novo governo, onde vão poder constatar que um empresário já começa sua vida política com uma dívida de ISS acumulada em mais de R$ 60 mil. O exemplo de um bom administrador começa pelos seus próprios negócios e pela sua própria casa.
.
Beto Innecco escreveu, em 24-dez-2008 (sobre comentário da Prefeitura de Itatiaia - veja abaixo): Senhor Assessor de Comunicação Social: acho que nem eu nem o povo de Itatiaia aceitamos essa alegação de "cumprimento da lei existente"... Afinal está claro que a intencionalidade da Lei é de cunho PERDULÁRIO e IMORAL... E se foi aprovada não foi pelo povo... e sim por aqueles que se dizem representantes dele e, se me permite o comentário, são campeões de ausência no plenário. Votam o que é necessário à custa de favores do Executivo. Mas a pergunta que não quer calar e eu acho que não tem resposta é: POR QUÊ VOCÊS NÃO COBRARAM O FUTURO PREFEITO ELEITO NA ÉPOCA EM QUE TINHAM POSSIBILIDADE? Acho também que por imoralidade e improbidade... Ou será que quando se está no poder, cada gestor se toma de bondade infinita? Talvez seja assim. Porque brincar com a grana alheia é mole... E cá para nós, ninguém reclama mesmo! Não cobrar pode ser considerado renúncia fiscal... Isso não sei mesmo! Não tenho procuração para defender ninguém. Não preciso de cargos nem de CCs. Política, para mim, é a chance de mobilizar consciências. Não tenho preço. Nem eu nem minha dignidade. Tenho renda, trabalho e luto com sacrifício para honrar meus compromissos. Antes de me chamar de desinformado, informe-se você para não ter que se sujeitar a um salário de merda e defender o indefensável... Colocar leis e letrinha bonitas no papel é mole... Quero ver é lutar para dar emancipação e capacidade de reação social do povo... Mas fico satisfeito de ter catucado a ferida... Afinal lutei muito para que pessoas como você tivessem o direito de livre expressão... mesmo que para dizer besteiras... Quanto a sugestão de recadastramento, acredito que só pudesse ser feita ao Ypê e seus novos companheiros de governo. Não acredito que a equipe que era comandada pelo Jair tivesse nem interesse, nem capacidade para fazê-lo... Diz um velho ditado que "titica quanto mais se mexe mais fede"... e acho que "l'enturage" não tinha muito interesse mais que se manter nos carguinhos... Pena. Continuo achando que o Jair é um cara sério. Mas existem poucos recursos humanos na cidade... Feliz foi o prefeito eleito: garimpou o que tem de melhor... P.S. - Junte seu décimo-terceiro, salário do mês e uns trocadinhos e procure fazer uma viagem... Cultura é fundamental para a construção da cidadania e ética....
..
Carlos Magno Goulart Fernandes escreveu, em 03-dez-08: Olá, Rui. A publicação do jornal Beira Rio foi muito feliz, foi justo o reconhecimento do seu esforço, do seu trabalho realizado com isenção, respeito, profissionalismo e paixão. Sou testemunha do cuidado que você elabora suas matérias, pelas vezes que conversamos e até mesmo as vezes que me pediu informações e as publicou, sempre na íntegra, imparcial, inteligente e responsável. O seu Blog, que já é de todos nós, é o mais novo instrumento de libertação e de desenvolvimento da informação, principalmente em Itatiaia, sua terra tão amada. Vale a pena ver todo dia. Parabéns pelo cumprimento dessa missão com alegria, entusiasmo e amor.
.
Luciene escreveu, em 03-dez-08 (sobre reportagem do Iprevi): Rui, observando os comentários, surgiu uma dúvida: como fica a situação do servidor efetivo que exerce temporiamente cargo comissionado, quanto a legalidade das contribuições?
.
Antônio Robson Dias Filho escreveu, em 01-dez-08 (sobre a reportagem das doações de Resende para as vítimas das enchentes): Prezados. Sou resendense, morei até os meus 17 anos no bairro Casa da Lua e hoje moro em Santa Catarina, na cidade de Itajaí, uma das principais cidades atingidas pelas enchentes. O cenário instaurado aqui é de guerra civil, porém, mobilizações de solidariedade como estas nos dão forças para continuar! Um abraço a todos os meus conterrâneos e obrigado pela sensibilidade!
.
Carina Cunha escreveu, em 01-dez-08: Sou de Resende, mas atualmente moro em Santa Catarina, e fiquei muito feliz em saber que a população da minha cidade está ajudando o estado onde moro hoje. Pessoal, a situação aqui é muito grave, porisso agradeço a todos que estão ajudando essas famílias, pois só vendo de perto para acreditar no que aconteceu aqui. O cenário é de pós-guerra, bairros inteiros foram destruídos com a água e agora com a lama, e grande parte da população perdeu tudo o que tinha. Realmente é muito triste. Agradeço muito pela ajuda de vocês.
.
Luiz Henrique Maia escreveu, em 01-dez-08: Oi, Rui, a Paz! Talvez você não saiba quem eu seja, mas morei em Itatiaia por 37 anos. Meus pais são o Márcio Maia e a Zezé, como são conhecidos na Matriz de São José e na comunidade. Sempre que posso acompanho suas notícias sobre Itatiaia e região, pois mesmo longe jamais esquecerei minha cidade natal, que para mim é a melhor da região. Li várias notícias suas sobre o Luiz Carlos Ypê, e gostaria de comentar o seguinte: vi Itatiaia renascer com o mais novo prefeito, e confio nele, por isto saí de Sorocaba para ter o prazer de votar nele; meu carro tem placa de Itatiaia dentro do estado de São Paulo, e não pretendo trocar, pois amo a minha cidade, mas gostaria que os carros emplacados em Itatiaia também não pagassem pedágio aí, como os carros emplacados em Resende; irei com certeza ver a posse do prefeito no dia 1º de janeiro, que não posso faltar; e, por final, Rui, gostaria de vê-lo como secretário do Luiz Carlos. Quem sabe!?João Moreira escreveu, em 01-dez-08: Gostaria de saber do prefeito de Resende, porque em Visconde de Mauá as casas não têm números e as ruas não têm nomes. Moro em São Paulo, e sou cobrado sempre que tenho que mandar carta para minha mãe, que mora em Mauá, no Lote 10. Gostaria muito de uma resposta.
.
Fernando Ribeiro escreveu, em 30-out-2008: Olá, caro Rui! Sou Fernando Ribeiro, jornalista e tenho casa em Penedo. Quando estou por aqui não deixo de acessar seu blog. E foi através dele que fiquei sabendo da mostra de curtas de animação. Confesso que fiquei surpreso em saber de um evento desses por aqui e fui conferir. Portanto, gostaria de agradecer através desse espaço, a diretora de cultura de Itatiaia, Silvaninha Medeiros, por ter colocado a cidade na relação dos participantes dessa mostra. Pena que não foi em Penedo... mas fui assistir e saí maravilhado com a qualidade do que foi exibido. Pena que o povo por aqui não tenha muita cultura nesse sentido. Mas é louvável a iniciativa da Silvaninha, menina guerreira! Gostei de conhecê-la! Cultura é isso: tentar, tentar e tentar sempre! Mesmo que apenas um esteja na platéia; ainda assim terá valido a pena! Silvaninha, parabéns, e boa sorte na sua jornada fora de Itatiaia. Um grande abraço.
.
Luís Flávio escreveu, em 25-out-2008: Obrigado pelo apoio, Sr. Pedro Luiz... pensei que não tinha mais ninguém com consciência política por aqui! Esse pessoal esquece que o povo de Itatiaia passou 16 anos convivendo com negociatas e troca de favores dos políticos. Nós somos diplomados, no conhecimento desse "jeitinho itatiaiense" de resolver as coisas, de fazer política. Só não sabe e não vê, quem não quer! Caro Sr. Luiz Carlos, cuidado com quem o senhor colocará para formar seu governo... a população e os funcionários não aguentam mais esse tipo de coisa, de gente incompetente que assume cargos somente porque é amigo de A ou B, ou simplesmente porque "patrocinou" alguma coisa na campanha... Espero não me arrepender do meu voto... votei confiante na sua "mudança"! Quatro anos passam rápido, mas o estrago, principalmente na sua imagem, pode durar uma eternidade! Rui, parabéns pela imparcialidade... e acho que você é competentíssimo para averiguar todas essas informações!
.
Pedro Luiz Pereira de Souza escreveu, em 24-out-2008: Prezados Jornalista Rui Camejo e leitores deste blog: tenho lido constantemente as reportagens e os comentários aqui postados. E com tristeza acompanhado que encontramos, na maioria das vezes, pessoas que são radicalmente a favor do fato, ou no caso específico das eleições, totalmente Luis Carlos Ypê ou contra o mesmo. Quando raramente observamos análise menos partidária, levando-se em consideração uma observação mais apurada e comparativa com a maioria das práticas políticas, vemos logo um defensor inocente, com argumentos apenas motivados pelo sentimento de confiança para retrucar. Por isso, me sinto na obrigação de explanar algumas coisas. Itatiaia votou e elegeu o candidato que numa primeira vista apresentou o melhor apelo: mudança. Mas devemos observar, em primeiro lugar, os resultados matematicamente: A - eleitores: 20.953 (100,00 %); B - abstenções: 2.695 (12,86 %); C - votos em branco: 347 (1,90 %); D - votos nulos: 1.170 (5,58 % – divulgados no dia das eleições, sem os votos do Almir Dumay, que estão somados aos nulos); E - votos para Luis Carlos Ypê: 7.098 (56.21 % dos votos válidos; 33,87 % dos eleitores); F - votos para Jair Alexandre: 5.347 (42,34 % dos votos válidos; 25,52 % dos eleitores); G - votos para Almir Dumay: +/- 4.296 (20,50 % dos eleitores – estes votos foram os divulgados no dia da eleição, podendo ser diferentes, já que ainda não estão divulgados, apesar da decisão do TSE). Isto se faz necessário, pois mesmo que o Sr. Luis Carlos Ypê tenha obtido resultado favorável neste pleito, ele se elegeu com apenas 33,87 % dos votos de todos os eleitores de Itatiaia. A lei eleitoral, erradamente na minha opinião, desconsidera os votos brancos, nulos e abstenções. Fica claro que existem pelo menos 14,76 % de eleitores totalmente insatisfeitos e descrentes com a política local (somando-se apenas as abstenções e votos em branco). Portanto, é preciso, sim, que o candidato eleito perceba a fragilidade desta situação, e tenha muito cuidado com os exageros normais da euforia dos seus eleitores. Ele é quem precisa ser realmente imparcial, e ter auto-crítica o tempo todo, se quer ser um exemplo de mudança, principalmente de atitudes política e administrativa com a coisa pública. É preciso, sim, observar declarações, realmente perigosas ou equivocadas que sejam, como a que o Sr. Luis Flávio observou aqui neste blog. Pois meus caros leitores, é exatamente isto que acontece em 99,9 % das prefeituras deste país. Os empresários que financiam campanhas ou shows, não fazem isto de graça não. É como uma troca de favores, e que será muito bem recompensada economicamente tão logo o candidato financiado seja eleito e passe a ocupar o cargo eletivo ao qual disputou e venceu. Seja ele quem for. Não tenham este tipo de ingenuidade desprovida de raciocínio lógico. Pois este seria o primeiro passo para uma grande decepção, que na verdade se traduzirá numa cruel condenação do eleito, mesmo antes deste tomar posse. Como temos ouvido todos os dias, e que parece dar o ar de sua graça pela declaração do Sr. Almir Dumay, (como vimos divulgado neste blog), que pedirá a anulação das eleições. Ora meus senhores, olhem o resultado das urnas, ele ficou em 3º lugar, foi incansável em sua campanha, ensurdeceu nossos ouvidos com seu jingle, e mesmo com este resultado do TSE (que pode haver recurso, ou simplesmente virem a julgamento no Fórum local os inúmeros processos contra ele)... será que não vai reconhecer que perdeu, e que Itatiaia não o quer como prefeito??? Até porque, Sr. Almir Dumay, caso houvesse uma outra eleição, agora o Sr. Luis Carlos Ypê teria pelo menos 70 % dos votos de todos os eleitores, e sabe porquê? Porque a grande maioria das pessoas de Itatiaia vota sem nenhuma ideologia; vota em quem vence, pois não quer perder o seu voto, vota sim, em quem lhe dá cestas básicas ou materiais de construção, de preferência sem nota fiscal (muitos sabem exatamente do que estou falando), mas se este candidato perde, essas pessoas que se aproveitam desta prática intolerável dos políticos e vendem seus votos, dirão tranquilamente: "jamais votaria nele". Sejamos razoáveis. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Comemorem sim, caso tenham votado no Sr. Ypê, dêem-lhe, sim, este voto de confiança, mas sejam críticos o tempo todo. E questionem, perguntem, averiguem, cobrem se for o caso, pois este é o direito do povo que vive uma democracia. Não sejam vaquinhas de presépio, ora para o bem, ora para o mal, sem nenhum raciocínio, sem nenhuma visão clara. Caso não saibam de um dado assunto, se informem, investiguem, a internet hoje nos dá essa possibilidade a todo instante. E leiam os jornais, recortem as notícias, façam um arquivo. Conversem com pessoas que têm experiência na vida pública, ou mesmo com funcionários das prefeituras.... e vocês se surpreenderão com os bastidores da política e dos órgãos públicos. Por isso, mudança é bem mais do que um slogan de campanha. É algo a ser verificado nas práticas mais simples do dia-a-dia. Como talvez aceitar patrocínios de shows como o que foi visto em Itatiaia para comemoração da vitória nas eleições 2008. Realmente muito preocupante! Só espero que o ilustre Jornalista Rui Camejo publique este comentário, já que este blog tem sido mesmo tão imparcial...
.
Adriano dos Santos escreveu, em 21-out-2008: Oi, Rui. Como um dos diretores do Sepe Itatiaia (além do Sepe Resende e do Sepe Central) quero esclarecer que solicitamos uma audiência com o prefeito Jair Alexandre na semana passada (e que deverá acontecer nesta sexta-feira, dia 24), e fomos à Câmara Municipal para pedir aos vereadores que garantam o apoio para que o cartão-alimentação volte a ser pago aos funcionários. Estamos entrando em contato com os colegas para que haja ao menos um representante de cada escola, além da direção do Sepe, na audiência. Informamos ao advogado do Sepe para que estude a possibilidade de apresentarmos uma medida jurídica utilizando o edital do concurso como uma das provas. Apesar das justificativas apresentadas pelo prefeito, através da imprensa, sobre o corte do benefício, reivindicamos que ele pague aos funcionários um abono emergencial no mesmo valor do cartão.Antes apresentamos ao prefeito eleito, assim como aos outros candidatos na época, a carta-compromisso da educação, contendo 53 ítens reivindicatórios que englobam a valorização profissional, a política educacional e a gestão, sendo que o Luiz Carlos Ypê assumiu que irá executá-la durante seu governo, com a ressalva de que os ítens que dependerem de orçamento serão estudados em conjunto com o Sepe e a categoria. É importante ressaltar que já nos panfletos do prefeito eleito foram incluídos alguns pontos dessa carta-compromisso, que representam o acúmulo de nossas reivindicações ao longo desses anos, mesmo antes da instalação do primeiro governo em Itatiaia. Nossa luta não começou agora.Quanto à afirmação do professor Felipe Falcão, em comentário aqui no seu blog, de que "não pode contar com o Sepe, que tem como funcionário em cargo comissionado do prefeito, ele e a esposa dele", esclareço que não temos e nunca tivemos nenhum cargo comissionado nesse ou em qualquer dos governos anteriores, e se o professor sabe de alguma portaria com a nossa nomeação, e que desconheço, peço que por favor nos apresente, pois outras pessoas estão recebendo em nosso lugar. No mais convido o professor Felipe Falcão (e os demais professores e funcionários de escolas) a se filiar ao Sepe e participar como militante de nossas atividades, pois certamente ir rever esse "pré-conceito" formado sobre a minha pessoa e essa entidade que sem dúvida é uma das principais responsáveis para que ele e os demais pudessem ter garantido o seu direito de fazer e ser chamado em concurso público, além de outros, como o plano de carreira do magistério. "O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz".
.
Beto Innecco escreveu, em 20-out-2008: não acredito que, após tantas contradições e inverdades ditas durante a campanha, o prefeito Jair Alexandre se ofenda em receber auditoria de suas contas. Trataria de ser uma prova inequívoca de sinceridade eleitoral e administrativa que agradaria em muito aos eleitores tanto do Jair quanto do Luis Carlos e, também, aos demais (aqueles que foram até o final acreditando nas bravatas e artimanhas do Almir). Jair é um homem sério. E o Luis Carlos também. Não acredito em caça às bruxas pelo lado do Ypê... ele sabe que quem bate também se machuca: é uma lei antiga de ação e reação... Mas cobrar transparência é uma prerrogativa de homens de bem... e do bem. O Ypê precisa se proteger de formigas carregadeiras que podem sucatear seus ramos antes mesmo deles cerscerem. Jair não deve ter nada a temer. A população fala muito, conta causos, difama... mas não tem o mais importante: capacidade de REAÇÃO SOCIAL. A maioria ainda age como boi no pasto. E quando berra é por comida. Basta uma cesta básica aqui e outra acolá, que tudo volta ao normal. Durante a campanha estive na padaria da Prefeito Assumpção tomando um café. Me diverti muito, com uma mulher, figura folclórica da cidade, que dizia sempre "fulano só diz besteira", não sei o seu nome. Afinal, nem sei para quem ela pedia votos, porque no entender dela, todos eram "uns ignorantes"... Mas elogiava muito o Silvinho (soube então que a filha tinha lá algo com ele) e que, para ela, era o tal... No seu discurso entre dentes ela garantia, que seu candidato iria fazer uma devassa nas contas do Jair. Coisa de revanchismo, sangue na boca, pobre dela... Pobre mesmo: perdeu lá (Resende) e aqui. O bem vence. Auditoria não é revanchismo, é, antes de tudo, auto-proteção! Que fique claro para todos como se pegou um governo... E tornar isso público é uma obrigação! Jair, Dulce e secretários não devem temer nada disso... E vão entender a atitude dos que entram. O povo vai agradecer. Com certeza.
.
Felipe Falcão escreveu, em 18-out-2008: Rui Camejo: sou professor da rede municipal de Itatiaia, e por saber que é um jornalista preocupado com as condições de trabalho dos funcionários do município, vejo que é uma das poucas pessoas a quem posso recorrer para defender nossos direitos. Sei que já ajudou muitas professoras que foram chamadas nesse último concurso, e as defendeu, dando espaço no jornal para que elas tivessem garantidos os seus direitos. Pouco antes da derrota merecida que teve nas eleições, o sujeito que governa nossa cidade nos prometeu abonos mirabolantes e festas com super produção para o dia dos professores, e agora, de forma inescrupulosa, retirou o cartão alimentação de todos os funcionários, sem nenhuma explicação, o que deixou todos desesperados, pois para quem ganha o salário de fome que a prefeitura nos paga, R$100,00 no mês faz muita falta. Muitos já estão se endividando para conseguir garantir a alimentação dos familiares. O maior problema é que o secretariado desse bandido só diz que não sabe de nada e que ele pode tirar o benefício na hora que quiser, esquecendo-se que constam todos esses benefícios do edital do último concurso público, e que o cartão alimentação não é um benefício do governo municipal, mas sim um repasse de verbas do governo federal, que envia esse dinheiro por meio do ministério do trabalho. Gostaria muito de contar com o seu apoio nessa nossa luta para reaver nosso direito, pois sei que é muito difícil contar com o Sepe, que tem como seu representante na região um funcionário em cargo comissionado do prefeito, ele e a esposa dele, o que nos deixa mais perdidos e perturbados. Vários professores estão querendo se mobilizar para protestar em frente à prefeitura e exigir que pelo menos esse sujeito, que até o final do ano temos que chamar de prefeito, nos dê uma resposta e nos devolva o dinheiro que está nos roubando. Desde já agradeço sua atenção.
.
Lilian Flóres escreveu, em 18-out-2008: No apagar das luzes de uma administração, não poderia deixar de parabenizar o secretário de educação Amarildo Veiga Ferri e sua equipe pelos desafios que encontraram e pelas mudanças que empreenderam ao longo desses quatro anos em Itatiaia. Educador honesto, competente, determinado e totalmente dedicado à missão que lhe confiaram, acabou com a promoção automática em determinadas séries, passou a servir merenda de boa qualidade, reformou várias escolas e construiu mais cinco. Adquiriu equipamentos os mais diversos e necessários, como geladeiras, tevês de 29 polegadas, computadores, mobiliários e muito mais, além de material específico para atender à educação especial. Reduziu a quantidade de alunos por turma, facilitando o aprendizado, e igualou a matriz curricular com as escolas particulares. A saúde dos alunos foi priorizada, com aplicação de flúor, óculos e aparelhos auditivos. E mais: colocou o plano de carreira do magistério público em vigência, com acréscimo de 10% para professores e orientadores com dificuldade de acesso a escolas distantes, e ainda formação continuada para professores desde 2005. Por tudo isso, é importante destacar que a rede municipal superou a meta estipulada pelo Ideb para 2009, até porque já foi alcançada em 2007.
No início fiquei surpresa quando via o secretário deixar seu gabinete para dirigir aquele baita caminhão da SMEC, mas depois percebi que era um recado claro de que a engrenagem estava emperrando, mas não havia tempo a perder. Criticá-lo por isso? Jamais!Amarildo é idealista, empreendedor, e seu mundo não é de fantasias, mas de uma realidade que coloca à prova toda sua tenacidade, e nunca mediu esforços para enfrentar os desafios que encontrou quando assumiu, com todas as mazelas do governo anterior, como falta de alimentação adequada e escolas sucateadas, e que só não era pior porque bons profissionais sempre existiram, daí os excelentes projetos político-pedagógicos do município.
Nelson Mandela já disse que a educação é a maior arma para conquistar o mundo, e nessa luta, se Amarildo não foi nota dez, com certeza chegou bem perto. O próximo secretário vai encontrar a casa bem arrumada, com certeza!
.
Leó Quilombo escreveu, em 14-outubro-2008: Há tempos, num Município das Agulhas Negras, um ancião ensaísta discutia o complexo de vira-latas do munícipe, expressão criada por Nelson Rodrigues nos anos 50. Fascinado pela expressão, nosso ancião pôs-se a comentar como o Município viveu perseguido pelo dito complexo e de como ele era um espinho cravado na nossa alma. Sua idéia era que a expressão de Nelson tornara-se um tópico de discussão permanente desde que ele a criara – uma espécie de fixação nesses últimos 16 anos do tal município.
Pois tenho novidades a respeito. Por tudo que sei, o ancião usou o “complexo de vira-latas” pela primeira vez há 16 anos em uma sessão espírita que cheirava a esculhambação do tal município das Agulhas Negras.Em outubro de 2004, o Ypê (amigo do ancião) pegou o seu patinete e deslizou montanha abaixo e sem ninguém esperar o seu tombo foi no lugar do turismo.Chegou 2008 e o Ypê (amigo do ancião) propunha-se a discutir exatamente isto: nós, o povo, acreditávamos ou não na vitória naquela eleição? Segundo a dupla dinâmica dos 16 anos, não, e justamente por causa do complexo de vira-latas.
O que tem a ver este papo com o tal município das Agulhas Negras? Eu explico. Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o município se coloca, voluntariamente, em face do resto dos outros. “Eu vos digo”, o problema do nosso povo não é mais de competência, nem de honestidade, nem de criatividade. O povo precisa se convencer de que não é um vira-latas e que tem competência para dar a qualquer outro. Uma vez que ele se convença disso, ponham-no para votar, e ele precisará de mais do que dupla dinâmica para segurar.
A procissão de fé do ancião foi amplamente recompensada. O Ypê ganhou a eleição de 2008 dando um passeio nos adversários. Do alto executivo ao apanhador de papel, do juiz ao pé-rapado, todos aqui percebemos o seguinte: é ótimo ser itatiaiense. Já ninguém tem mais vergonha de sua condição itatiaiense. E, os moços nas ruas, os datilógrafos, os comerciários, as crianças, os colegiais, o bêbado e a equilibrista andam pelas calçadas com um charme cantando: “Duvidar por quê? É Luis Carlos Ypê.” Fui-Saravá.
.
Geraldo Flóres escreveu, em 10-outubro-2008: Caro Rui: o recado está dado. Isto vale não só para Itatiaia e Resende, mas para vários municípios deste Brasilzão, pois o resultado das urnas seguiu o mesmo perfil do desejo do eleitor. Isto é: votos conscientes e um clamor por mudanças.Nota-se que, hoje, esta mania de antigos políticos profissionais de abarrotar as prefeituras de cargos comissionados com a desculpa de que as cidades não têm emprego, fazer obrinhas e maquiagem em ano eleitoral, tudo isso já era.
Encontrava-me sem esperança, baseado na premissa de que, quem está no poder, não perde eleição. Mas, no domingo à noite, quando chegou o resultado da contagem dos votos, minha esperança e alegria voltaram. Senti que o povo está mudando. Nosso país precisa disso.Sinceramente, estou torcendo para que o senhor Luiz Carlos faça um bom governo e não cometa os mesmos erros dos outros.
O funcionalismo perdeu sua auto-estima. Não existirá um bom governo sem bons funcionários. Esses devem ser valorizados, não só financeiramente, mas respeitados... ouvidos... cargos comissionados e FGs só com muito critério, com muita seriedade...
Hoje, nós sabemos que fazer de uma prefeitura "cabide de emprego" não rende voto. Portanto não se deve persistir nisso. Tudo precisa ser dosado.Só desejo do novo prefeito honestidade, seriedade e trabalho. Parentada na prefeitura? Cuidado!
A Câmara de Vereadores precisa se comportar como legisladora. Encontrar sua real identidade.Nós, que somos o povo, temos que frequentar as seções legislativas para que os vereadores sintam que nós estamos acompanhando seu trabalho. Vamos sair da "toca" e participar mais...Agora é só aguardar e ter esperanças, pois eu acredito.
.
Humberto Innecco escreveu, em 10-outubro-2008: A honestidade do resultado das eleições em Itatiaia não pode ser questionada. Como em milhares de municípios do Brasil, o resultado das urnas tem a cara e o perfil do povo de cada lugar, de cada região. Em Itatiaia não foi diferente. O povo elegeu, como sempre, um candidato que é fruto das suas mazelas e da sua esperança de mudanças. E é, aí, que mora o perigo. Os eleitos têm compromissos com o povo sim, mas também os têm com financiadores de campanha e com grupos com os quais fizeram algum tipo de acordo... O ambiente do meio pode ficar denso e as coisas andarem a passos de cágado... comprometendo inclusive o meio ambiente, a educação, a saúde... e por aí vai...Luis Carlos, o do Ypê, deve refletir bastante. O acordo mais importante é com a população: um governo sério e empreendedor. Austeridade, apenas, não é mérito. É obrigação! Acordo político é para se cumprir, mas primeiro o povo. Os esperançosos. Ninguém votou no L. C. Ypê porque ele é hoteleiro e, por isso, teria senso administrativo. Um hotel é uma coisa, uma cidade é outra. Até porque cidade envolve dinheiro público e isso é uma responsabilidade enorme pelo menos para os honestos... e honestidade também não é mérito. É obrigação.Na luta pela modernização e estruturação dessa casa de tolerância chamada Itatiaia, ele há de encontrar muitas dificuldades para quebrar antigos esquemas proporcionados pelas hordas cafetinas: transporte escolar, máquinas pesadas, coleta de lixo, merenda escolar, abastecimento de água potável... Será que estão todos "legalmente" instituídos? O povo quer saber. O povo deve saber. E porque tem direito!Fiquei satisfeito pelo resultado. Negou ao Almir o direito de ser candidato ilegal, negou ao Jair o desejo de continuar um projeto que não estava convencendo... e negou ao Bisol o seu sonho de Ícaro. Tudo forjado pela vontade popular. Tudo à revelia dos conchavos e tramas sob as mesas. Luis Carlos sabia que era "a bola da vez"... propôs mudanças. O tempo, o senhor da razão, nos dirá se ele cumprirá as promessas. Ou não... mas isso é para daqui a 4 anos... porque povo enganado, aqui no Brasil, não derruba ninguém... ou vocês realmente acreditam que quem derrubou o Collor foram os caras pintadas (sic)...? De minha parte, torço para o sucesso de toda a administração...
.
Célia Borges escreveu, em 08-outubro-2008: O resultado das eleições em Itatiaia não deveria ser tão surpreendente à luz da razão, porque afinal, parece que se elegeu o melhor candidato. Mas, considerando o panorama político que vinha se desenrolando nos últimos 16 anos, não seria exagero dizer que esse resultado foi, realmente, uma surpresa. Surpresa principalmente para um dos candidatos derrotados, que acreditou que continuar fazendo uso da máquina administrativa para obter votos seria garantia suficiente para a vitória e a continuidade no poder.Enfim, é assim que se exerce a democracia. A opinião popular, dessa vez, prevaleceu sobre os interesses pessoais. O eleitor parece estar dando um basta à era da acomodação, à era do voto útil... O cidadão resolveu arriscar. Se dessa vez não acertar, pelo menos não estará incorrendo na repetição do erro. É melhor arriscar num erro novo, do que se continuar insistindo nos erros antigos.A voz do eleitor mostrou ao prefeito que não adianta mais ficar três anos ausente, e aparecer para mostrar trabalho no último ano antes da eleição. O povo já não está tão fácil de enganar. Também não adianta promover embelezamento de última hora na cidade, na ilusão de que vai continuar a enganar o eleitor desavisado. Aquela politicazinha mesquinha de antigamente, dessa vez não deu resultado. A avaliação popular mostrou que chega de politicagem, de empreguismo, e de acomodação por parte das autoridades.A surpresa em Itatiaia não foi tão grande, mas ainda assim foi considerável. As pesquisas, formais e informais, já mostravam o crescimento do candidato Luis Carlos Ypê, que aliás, na eleição anterior ficou em segundo, depois de fazer “suar a camisa” do atual prefeito, que ganhou por margem relativamente pequena naquela oportunidade. Dessa vez a administração medíocre, o nepotismo e outras mazelas da atual administração parecem ter sido decisivas na opinião do eleitor itatiaiense, que optou pela renovação.O futuro prefeito é político estreante, sem mandato anterior, e vai ter a oportunidade de mostrar que a renovação, na política, é importante, senão indispensável. O eleitorado demonstrou uma surpreendente vitalidade, apostando nessa renovação. Vamos esperar que ele esteja à altura da confiança que nele foi depositada, o que eu acredito. A responsabilidade de mudar os velhos hábitos da política, de concessão aos interesses econômicos em detrimento dos sociais, do pouco caso com a educação e cultura, com a saúde e com a segurança...O eleitor, dessa vez, já fez a sua parte. Agora vamos esperar que nosso prefeito eleito faça a dele. Só nos resta torcer para que dessa vez a escolha tenha sido acertada. Afinal, o sucesso do Luis Carlos Ypê será o nosso sucesso também!
.
Leó Quilombo escreveu, em 07-outubro-2008: A burrice siderúrgica é um bloqueio neurológico dos idiotas, ou seja, não é dos pobres e sim da classe dominante do país, que é dose cavalar de imbecilidade. Esta frase foi largamente falada e escrita na década de 70 do século passado, e seu criador foi o meu amigo imortal João Saldanha. Mas o que esse papo furado tem haver com Itatiaia e com a vitória do Seu Luis Carlos do Ypê (com y). Sei lá, não sei, porém aí porém, varamos a imbecilidade com ferro fino. Como uma cidade pode ficar 16 anos nas mãos de uma dupla dinâmica? Do mal ou do bem, não interessa, democracia existe para alternância no poder...Quando os portugueses aqui chegaram, ficaram em dúvida como se chamaria o nosso país. A dúvida era Pau Brasil ou Ipê? (com i). E prevaleceu a Cesalphinia echinata, o nosso Pau Brasil, e os portugas sentaram a foice no pau e da Mata Atlântica só restou o bloqueio neurológico. Porém, democracia é para derreter, através do voto, as bobagens que costumamos fazer no poder. E no voto, o povo acaba com a prepotência, a ineficiência, a corrupção e a burrice siderúrgica.E aí desceu da montanha do Parque Nacional do Itatiaia o Ypê e seus Puris, e se infiltrou na baixada de Itatiaia. Não esquecendo que o Homem da Montanha pegou na baixa altitude de Itatiaia a sua vice Gilda, uma mulher de atitude que no embalo do seu trabalho pela dignidade do ser humano, arrastou as mulheres do município para esta florada de descarrego. O Ypê desceu com suas flores brancas, amarelas e roxas e ofereceu aos descendentes dos Puris uma alternância de realmente poder fazer.Agora meus amigos, é que o bicho pega. O fazer e como fazer ... O Ypê tem um programa de governo e um montão de problemas num município sem saúde, sem educação e desempregados...Duvidar por quê? Eis a pergunta, meus Puris. Voto é voto!Vamos lá Ypê, mostra tua cara e inicie recuperando a Mata Atlântica que os Puris aqui deixaram, e a dupla dinâmica de 16 anos destruiu. Em tua homenagem Ypê, plante Ipê branco, Ipê roxo e Ipê amarelo nesta cidade e traga os Puris de volta.Duvidar por quê? Mora na filosofia dupla dinâmica que perdeu o poder em Itatiaia. Os otários de boa vontade da mata, mais os bobinhos da baixada de Itatiaia ganharam de vocês e este foi o nosso segredinho, seus malandros agulhas... À dupla dinâmica que enterrou a Itatiaia dos Puris, por favor, vão lamber sabão e tomar um laxante para purgar a c. que vocês deixaram. Saravá. Fui. (Sou um ex de uma porrada de coisas boas que a vida dá a um homem de 59 anos de bossa nova bem vivida, mas esta eleição do Ypê foi uma das melhores).
.
Vera Marina Barata Ribeiro escreveu em 03-outubro-2008: Alô, Rui. Estou morando em Brasília. Adorei ver a tua página. Essa Cidade precisa de gente com mais cultura, mais esclarecimento e menos politicagem, mais seriedade e muita mudança. Pelo que vi o Luiz Carlos está bem. Mas que disputa hem? Jair, Almir e importaram o Bisol? Um grande abraço. Continue firme aí, levando um pouco mais de cultura para esse povo.
.
Antonio Carlos (Toninho Mauá) escreveu, em 30-set-2008: oi, Rui, parabéns pelo seu blog. Quando o indicaram para mim, li e fiquei impressionado com o cunho jornalístico e principalmente político, pois para lidar bem com a imprensa é fundamental entender como ela encara a cobertura da campanha eleitoral. Jornalistas políticos têm tanto interesse na eleição quanto os políticos. Sua imparcialidade e interesse na política em Itatiaia é digna de um cidadão que ama e quer o melhor para o seu lugar. Um abraço.
.
Nely de Oliveira Ribeiro escreveu, em 25-set-2008: Olá, Rui, parabéns pelas matérias, muito bem apresentadas. Seu blog é o porta-voz que precisávamos para estar bem informados sobre tudo, principalmente sobre o que vem acontecendo na política.
.
Humberto Innecco escreveu, em 25-set-2008: Triste mundo onde os homens não querem poder fazer e sim querem poder apenas... Ouvi numa conversa que Jair Alexandre era melhor que o Luis Carlos Ypê porque ele iria continuar fazendo besteira e seria então fácil derrotá-lo na próxima... Já o Ypê representava os interesses do Neto e seria uma surpresa... talvez fizesse algo diferente e teria chance de reeleição, ao contrário do Jair, que estaria em seu segundo mandato. Pensamento pobre, voltado apenas para seu próprio umbigo, de um pensamento extrativista e vampiresco... Pobre Itatiaia, que não se sente Penedo, nem Maringá ou Maromba... É apenas a moça pobre que se emancipou, tipo mãe solteira, e que vive dos agrados dos amantes exploradores e expoliadores, que se desfrutam com ela... Ninguém, nesse jogo político absurdo e cruel, pensa em um pacto geral de união dos homens e pensadores de bem da cidade... O negócio é poder... poder... poder! E o povo... essa massa de manobra a quem sempre se nega a cultura e o poder de reação, vai levando, ruminando e se sustentando com bolsas-família e favores que, sem o saber, na verdade são direitos que lhes foram roubados e transformados em votos inconscientes... Que Deus nos ajude!
.
Fernanda S. Maia escreveu, em 24-set-2008: Olá, Rui. Gostaria de sugerir que você faça um debate entre os candidatos de Itatiaia, afinal não temos campanha eleitoral na tevê e nossa rádio local deixa muito a desejar. Todos nós, cidadãos conscientes de Itatiaia, vamos comparecer e prestigiar sua iniciativa. Despeço-me cumprimentando-o por sua imparcialidade nesse período.
Anônimo escreveu, em 24-set-2008: Legal ver como anda a política em nossa cidade, mas porquê só é mostrado o comício de um candidato? E os outros? Quero saber como estão os outros candidatos e seus comícios. Afinal este blog é imparcial ou tem preferência? Se tiver preferência é sinal que não podemos acreditar em tudo que é postado aqui.
NOTA DO REPÓRTER: Não tenho como fazer reportagens de todos os comícios, até porque são diários e acontecem quase no mesmo horário. Postei aqui no blog as matérias do primeiro comício dos candidatos, e depois, a visita das autoridades estaduais e federais - só não consegui cobrir a do deputado Hugo Leal (PSC), que subiu no palanque do Jair Alexandre, porque só fui informado pela assessoria de imprensa do candidato no dia seguinte. Agora sugiro a você uma coisa legal: acompanhar os comícios de perto, ao vivo, sempre que possível. É divertido e dá para ter uma idéia mais completa das idéias de cada candidato. É o que estou fazendo, até como cidadão. Abraço.
.
Tiago escreveu, em 18-set-2008: Rui, parabéns pela brilhante cobertura das eleições 2008 em nosso município, parabéns também pelo seu trabalho imparcial e independente de bandeiras partidárias. No momento atual você se tornou o único meio de comunicação com credibilidade em que podemos acompanhar a real situação política do nosso município. Gostaria de sugerir uma matéria também, que você entrevistasse o vereador Vítor e perguntasse a ele o porquê dele não participar deste pleito.
.
Léo Nascimento escreveu, em 14-set-2008: Camejo, muito bom o teu blog. Parece que você conseguiu romper a burrice siderúrgica existente em Itatiaia. Parabéns. Saravá. Fui.
.
Luís Alves escreveu, em 16-set-2008: Caro Rui , nesse domingo, dia 14, aconteceu em Maringá um comício do candidato Jair Alexandre, que, como de costume, trouxe sua tropa de choque de sete ônibus lotados. Até aí nada de mal, pois temendo não ter público para seu comício, trouxe a sua própria claque. Só que o que parecia ser uma noite barulhenta, se transformou num pesadelo, pois vários comerciantes tiveram que fechar suas portas por causa de arruaceiros mal encarados, que promoveram autênticos arrastões, invadindo lojas e bares e surrupiando o que desse para levar, e – pasmem – a grande maioria era jovens completamente embriagados. A julgar pelas companhias que o nosso prefeito anda, dá para imaginar a composição de seu governo. No próximo comício estaremos atentos e pediremos reforço especial a Polícia Militar, pois a Guarda Municipal nada fez para evitar os abusos. Recorro-me a você pois é o único a noticiar com isenção a campanha política de Itatiaia.
.
Humberto Innecco escreveu (9 de agosto de 2008): Caro Rui,toda essa triste história que vem sendo escrita pela Egrégia (sic) Câmara de Vereadores é fruto da única, e sempre recorrente, razão para todos os nossos males: Educação! Falta de capacidade e cultura de reagir socialmente. Seu trabalho de informação aos leitores de Itatiaia é um bálsamo em meio a tanta falta de vergonha... tanta dissimulação e mentiras. Manipulação de índices e desvio de foco... A educação no município é um reflexo da falta de ousadia do seu governo. Não podemos compactuar com isso. Por sinal, a educação, de um modo geral, vem sendo reprovada há muito tempo. A escola formal vem sendo cada dia mais desinteressante para os alunos. Os professores estão amarrados aos programas do MEC, que são pasteurizados e com conteúdos distantes das reais necessidades para a formação de um cidadão. Educar não é, somente, ensinar a ler, escrever e fazer umas continhas de matemática. Educar é ensinar a reagir socialmente. E quem são nossos estudantes e formandos? Pessoas que correm para as Lan Houses para fuxicar no Orkut, jogar games de guerra, corridinhas de carro... São o reflexo da formação que foi dada aos pais através de uma escolinha de aula chata e merendinha no recreio. Os professores cada vez mais desrespeitados e mal remunerados. Precisamos de uma revolução educacional. Crianças ocupadas na escola em horário integral. Mas para isso a escola tem que ser interessante. Tem que ter atrativos e projetos que motivem a participação dos alunos. É fácil falar dos cursos profissionais como solução. Parece que as crianças e jovens são bois no pasto, onde o fazendeiro é que define seus destinos. Educação é coisa séria. E é difícil encontrar gente pensando educação de forma a revolucionar o ensino. O valor do diploma tem sido burocrático e não de mérito pela formação. A criança entra na primeira série e sai do ensino fundamental sem saber quem é, sem saber fritar um ovo... Mas sabe decorado a capital da Bolívia, do Nepal, do Zaire... Sabe tudo o que o MEC manda, mas não como denunciar um vereador corrupto, um prefeito incompetente. Estamos formando mais gente para trabalhar e consumir. Deveríamos estar formando pensadores, pessoas inconformadas com a pobreza e o descaso com a população. Verdadeiros cidadãos, fiscais do povo. Nossas escolas são mal equipadas. Os professores estão sempre na corda-bamba, tendo que improvisar... E não têm nem oportunidade de se reciclarem, de se aprimorarem, porque também lutam para sobreviver. Professor não pode ter preocupações financeiras. E ainda competem no dia a dia com a Internet que deseduca e cria dependência, da mesma forma que as drogas... Precisamos revolucionar. Mudar tudo! Recursos existem, mas são muito mal utilizados por quem não sabe onde quer chegar... Gostaria de poder contar com alguns "Rui Camejos" engajados nessa luta. Independentemente de coloração partidária.
.
Antonio Sebastião de Lima (juiz aposentado, escritor e professor universitário) escreveu (17 de agosto de 2008), sobre a candidatura do ex-prefeito Almir Dumay ter sido negada pela Justiça: O Município de Itatiaia está de parabéns pelo juiz que nesta Comarca distribui Justiça. Inobstante os ventos desfavoráveis que sopram de Brasília, o ínclito magistrado apreciou a questão com independência sem arredar pé dos fatos e do direito, em sintonia com o sentimento da maioria do povo. Digo maioria, pois, certamente, os simpatizantes do ex-prefeito e ex-candidato não devem estar satisfeitos. Os maus costumes políticos em Itatiaia estão com os dias contados. Creio que a maioria dos eleitores dará prosseguimento à ação moralizadora. A Justiça afastou um; as urnas afastarão outros. Pelo menos, é o que se espera. Os eleitores devem ficar bem informados sobre a administração municipal nesses últimos 12 anos. Bem informados, os eleitores compreenderão as razões do atraso do Município no campo da educação, da saúde, dos transportes, da limpeza pública, do saneamento, da pavimentação das ruas e estradas internas, da canalização dos rios, do turismo, do meio ambiente, da economia e das finanças públicas.
.
Sérgio Muller de Campos escreveu (28 de julho de 2008): Caro Rui, finalmente a reinvidicação dos idosos foi atendida pela Prefeitura Municipal de Itatiaia. Foi quase um ano de luta, mas conseguimos. Os "velhinhos" hoje já podem estacionar nas vagas demarcadas, e que tinham direito por lei. Agradeço a inestimável colaboração do prezado amigo. Seu empenho na causa foi de fundamental importância para o nosso êxito. Em nome de nós todos, muito obrigado. Esperamos sempre contar com tua colaboração e prestígio, em nossas lutas que se fizerem necessárias para o bem estar dos cidadãos de nossa Itatiaia. Um agradecido e forte abraço.
.
Professor Adriano José dos Santos escreveu (15 de julho de 2008): Olá Rui. Mais uma vez parabéns pelo blog. Itatiaia precisava de um espaço como esse.Estamos muito chocados com o que aconteceu na assembléia da Ofra, pois se tornou a página mais triste nesses 29 anos de história. Não por que havia duas chapas, mas pela forma como as coisas aconteceram. Nem mesmo nossos adversários políticos se atreveram a "tomar" a Ofra, excluindo pessoas que sempre estiveram presentes em suas mais diferentes lutas para ajudar a construir uma sociedade socialmente igualitária e culturalmente plural. Gostaria de fazer alguns esclarecimentos quanto a sua reportagem:1) Eu fiz parte da outra chapa como um dos coordenadores dos projetos desenvolvidos pela Ofra, mais especificamente a Rádio Comunitária, e não em algum cargo da diretoria executiva.2) Oficialmente eu estava no cargo de diretor geral, "presidente há 15 anos" como está na reportagem. O estatuto estabelece um mandato de quatro anos com possibilidade de reeleição por uma única vez. Infelizmente ao final do segundo mandato não havia quem quisesse ou pudesse assumir esse cargo. Lembro que insisti para que a Ieda, atual presidente, aceitasse. Assim, insistiram para que eu continuasse, mesmo sabendo das limitações estatutárias. Entendemos que as "leis de um estatuto não devem estar acima das pessoas". Lembro também que há mais ou menos dois anos pedi para que houvesse uma nova eleição, mas novamente pediram para que eu permanecesse "para que não atrapalhasse o processo de concessão da rádio". O meu afastamento da direção da Ofra foi decidido após decisão do grupo, pois concluímos que seria melhor que eu priorizasse o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) em Itatiaia, que estava iniciando, Resende e no Rio. Essa decisão coincide com o encerramento dos projetos desenvolvidos na época: a Alfabetização de Jovens e Adultos e Reforço Escolar. Nesses 3 anos de "afastamento", sempre que houve necessidade, quando surgiam problemas (especialmente para atender as exigências para a autorização da rádio) eu ajudei. Fiquei feliz ao saber que outros projetos ganharam força, como a reciclagem e a informática e a parceria com o Ministério Público. Nunca apareci para "tirar proveito" para entregar cestas básicas ou sequer assinar um certificado de conclusão de curso de informática ou coisa parecida. Do jeito que falam, parece que utilizei dos mesmos recursos, essa política rebaixada que utilizaram na assembléia.3) O Lucas ajudou muito no processo burocrático para a concessão da rádio, atitude que sempre elogiei. Porém não se pode dizer que "foi ele que conseguiu a autorização". Essa é uma conquista de outras pessoas também. Essa luta para termos uma rádio comunitária começou há uns treze anos, quando eu e a Ana Alvarenga visitamos uma rádio comunitária em Nova Iguaçu. Após três anos dessa visita, dei entrada na documentação no Ministério das Comunicações no Rio de Janeiro. Ele começou a ajudar nesse processo de quatro anos para cá, ou seja, muito caminho já havia sido percorrido. Nesse período pensamos em abrir a rádio, mas decidimos que isso poderia atrapalhar o processo de concessão e desistimos dessa idéia. Restou então cuidarmos das questões burocráticas e foram inúmeras vezes em que estive presente para ajudar a resolvê-las.4) Ao criticar a ex-diretoria como "ineficiente" deveriam reconhecer que também faziam parte dessa diretoria. É lamentável que queiram nos responsabilizar pelos problemas enquanto se apropriam das conquistas.5) Não é verdade que a maioria dos aparelhos fosse do Lucas. Consegui com a direção do Sepe-Itatiaia, da qual faço parte, o empréstimo de R$ 2.450,00 para a compra dos equipamentos. Eram poucas coisas que eram dele, mas o suficiente para deixar a rádio fora do ar por algumas horas e não durante "vários dias". Não satisfeito em retirá-los, ao constatar que coloquei a rádio no ar, voltou para apagar todos os programas e músicas do computador, além de desabilitar a internet e todos os e-mails. Com ajuda de algumas pessoas, a colocamos no ar após algumas horas. Ainda conseguimos fazer muitas melhorias, como comprar uma mesa de som com 8 entradas tipo cannon, fabricar uma mesa para as novas instalações, utilização de microfone profissional, entre outras melhorias. Tudo isso possibilitou uma melhoria significativa da qualidade do som.6) É interessante que eles me façam cobrança da prestação de contas. Nesse período em que estive afastado continuei a assinar os cheques em confiança não somente à Tânia Costa, enquanto tesoureira, mas ao restante da diretoria, como o Lucas e a Ieda. Em várias atas há informações dos recursos utilizados. Sempre fui informado do que estava sendo gasto. Nós da Ofra, nos orgulhamos de que nesses anos compramos a sede, um terreno na Vila Esperança, computadores, iniciamos as obras da sede definitiva, etc. Resultado do trabalho e esforço de muitas pessoas, mantendo a independência em relação a qualquer governo e interesses eleitorais. Principalmente nos orgulhamos de investir no crescimento das pessoas em diversos projetos e movimentos sociais desenvolvidos.7) O fato de somente alguns sócios terem recebido o convite explica-se pelo fato de não termos um controle mais organizado das pessoas que colaboram ou colaboraram com a Ofra. E pelo fato de que aqueles que nos criticam "saíram da Ofra" e por isso não ajudaram.8) A brecha no estatuto está no fato de que não há regulamentação para as eleições da diretoria, mas está claro de quem está apto a votar são os sócios.Quando essas pessoas resolveram sair da Ofra, não pedimos que assinassem um documento ou entregassem as chaves, até por que o Lucas disse que precisaria pegar seus pertences e informar as pessoas que fariam o curso de informática. No domingo, no dia após a assembléia, liguei e desliguei a rádio. Na segunda-feira havia um novo cadeado no armário da rádio. Questionei o motivo disso e por que não ligariam a rádio. Ficou acertado de que a rádio seria ligada na parte da tarde. Na terça-feira trocaram o cadeado, agora do portão de entrada e a rádio só foi ligada na quinta-feira.Independente de qual chapa tenha "ganho a eleição", o fato é que foi a Ofra que saiu perdendo.Lembrando que o convite para que você faça parte da programação da rádio continua firme.Um abraço sincero e fraternal.
.
Mércia Toledo escreveu (3 de julho de 2008): Jornalista Rui Camejo, saudações coralísticas! Parabéns pela reportagem sobre o Encontro de Corais em Itatiaia. Bem ilustrada... As fotos mostram a diversidade dos corais. Pena que os corais que se apresentaram em Penedo ficaram esquecidos na reportagem. Foram 12 corais! Nem uma foto? Nem uma linha sobre o Coral de Lorena? E olha, que cantar à noite, ao ar livre, não é fácil! Mas mesmo assim foi muito bom. Valeu! O canto coral lhe agradece! Um abraço, Mércia Toledo - Coral Maria de Nazareth, Casa da Cultura de Lorena, SP
NOTA DO REPÓRTER: Mércia, não fui à Penedo no dia 21 porque houve apresentação dos corais no Centro, em horário muito próximo. Programei ir a Penedo no dia seguinte, mas a apresentação foi cancelada, por causa do mau tempo. Pedi as fotos à Prefeitura de Itatiaia, organizadora do evento, mas até agora não recebi nenhuma imagem, apesar da insistência. Se conseguir foto do seu grupo, prometo acrescentá-la à reportagem do meu blog. Um abraço.
.
Maestro Jorge Botelho escreveu (4 de julho de 2008): Oi Rui... estou aqui para agradecer seu apoio ao IV Festival de Coros de Itatiaia, que é, hoje, o maior festival de corais do estado e um dos maiores do país. Agradeço a Prefeitura de Itatiaia pelo apoio que tem dispensado, e gostaria de ressaltar que é uma das poucas prefeituras que investem neste tipo de evento. Quanto a divulgação, só tenho a dizer que distribuimos cartazes e faixas na cidade, foi enviado nota aos jornais, foi divulgado na rádio e na televisão local, e também enviei diversas mensagens pelo Orkut, mas, infelizmente, a população de Itatiaia não tem hábito de prestigiar este tipo de evento. Aos poucos, entretanto, isso já vem mudando, e este ano observei - desculpe discordar de você - uma melhora na participação do público da cidade em relação aos outros anos. Aos poucos vamos conseguir consolidar a cultura do canto coral na cidade, melhorando cada vez mais o nível do evento, não só na qualidade dos grupos participantes mas também na organização, buscando assim uma maior participação popular. Estou satisfeito por ter visto, no decorrer do evento, a melhora no nível técnico dos grupos corais da nossa região, e também por uma grande empresa como a INB ter resolvido implantar um coral com seus funcionários depois de assistir ao festival. Mais uma vez agradeço pelo apoio e pelas sugestões que serão muito bem acolhidas e avaliadas para a próxima edição do festival. Gostaria de solicitar que os interessados mandem suas críticas e sugestões para o meu email (jorgegbotelho@yahoo.com.br), pois espero que juntos possamos avançar ainda mais na consolidação da cultura de nossa cidade. Um grande abraço.
.
Gilda Molica escreveu (20 de junho de 2008): Caro Rui, em primeiro lugar quero agradecer-lhe pelo artigo “Mulheres se reúnem para debater políticas públicas e melhoria das condições de vida” (6 de junho – Eleições 2008) e pela porta que ele abriu para uma discussão tão enriquecedora. Alegro-me, que desta vez, com seu apoio, o trabalho que venho desenvolvendo desde 1996, em Itatiaia, ganhou publicidade e evoca discussões tão importantes. Vivemos, graças a Deus, em um momento histórico, em que todos, indiscriminadamente, podem expressar seu pensamento, com liberdade. É nesta democracia que eu acredito e é por ela que me oriento. A título de informação, a ONG Alecrim, desde 1997, antes mesmo de se formalizar como entidade, vem trabalhando questões de saúde, que contempla desde a problemática do saneamento básico até hábitos alimentares e estilos de vida. Ao longo de mais de dez anos de trabalho em Itatiaia, muitas das nossas iniciativas defrontaram com a falta de interesse por parte do governo. Em 2000, promovemos um encontro sobre Cultura da Saúde, com assessoria especializada, onde reunimos lideranças de diversos estados brasileiros. Na época, solicitamos a presença dos gestores públicos para inserir-se na discussão, uma vez que se tratava de políticas públicas, infelizmente, por seus motivos, não pudemos contar com a presença de nenhum representante. Resumidamente, em 2004, como foi do conhecimento de todos, promovemos um encontro com o Professor Moretti, Decano da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, para implantar uma política pública de Alimentação Saudável no Município. Até hoje não tivemos ressonância. No final de 2005 iniciamos uma série de encontros com a comunidade para avaliar nossa realidade e elaborar uma nova estratégia de ação a fim de aproveitar o potencial turístico de Itatiaia para promover seu desenvolvimento sustentável. Nestes encontros fizemos um amplo diagnóstico sobre nossos pontos francos, pontos fortes e nossas possibilidades. Vários projetos foram desenhados para serem implantados a curto, médio e longo prazo. Em vista da busca de parceria para iniciar um processo de realização deste Macro-Projeto, contatamos a Prefeitura e o Banco do Brasil. Fizemos oito reuniões com estas Instituições. Não encontramos eco, porém foi um processo importante para nós, sim, porque fortaleceu a discussão e a busca de experiências de sucesso em outros municípios brasileiros e estrangeiros. Com isso fomos adquirindo um enorme grau de consciência e percebemos que o desenvolvimento sustentável parte da participação da sociedade civil na tomada de decisões sobre assuntos de interesse público. Basicamente trabalhar com as mulheres sobre a construção de políticas públicas para o município é uma decorrência deste aprendizado e a abertura de uma nova frente para continuar nossa luta por um futuro melhor para Itatiaia, seja quem for o Prefeito eleito.Atuar para propor políticas públicas a partir da base é legítimo para todos e em qualquer momento. E, eu, como mulher, me empenho, para fortalecer este processo, não só aqui, mas também na mesorregião Sul Fluminense.
.
Sérgio Müller de Campos escreveu: Prezado Rui, mais uma vez peço ao jornalista amigo para ajudar na solução de alguns problemas que nos chamam a atenção.Vaga para idosos - Como é do seu conhecimento, a lei nº 10.741/03, art. 43 do Estatuto do Idoso, bem como a lei Estatual nº 4.049/02, não vêm sendo cumpridas em nosso município. As referidas leis asseguram aos idosos (com mais de 65 anos) 5% das vagas em estacionamentos públicos ou privados e a sua gratuidade. Aonde anda o "novo clima"? Ainda somos eleitores!Cartório de Itatiaia - Lamentavelmente aguardo há mais de nove meses que seja registrada no RGI do cartório a escritura de minha casa. Como solicitei gratuidade do registro, amparado no inciso LXXIV da CF/1988 e da lei nº 3.350/99, inciso IX art. 43, o sr. Tabelião negou o registro. Entrou em juízo argüindo de quem ele iria receber as custas cartoriais. Aos 71 anos, espero que a decisão saia antes do meu óbito, pois desejo deixar o único bem que possuo legalizado.Travessia da Dutra - Gostaria de saber como a Nova Dutra obteve permissão para legalizar uma aberração como aquela abertura de cerca, com calçadinha e tudo, em frente a sub-estação da Ampla. Sei que o povo, educado como é, vivia arrebentando a tela para evitar dar volta até a passarela. Acredito que somente após algumas mortes por atropelamento, a Prefeitura do "novo clima" irá tomar providências e construir uma nova passarela para os moradores dos bairros Jardim Itatiaia e Linha Velha norte, evitando a travessia perigosa, irresponsável e proibida por lei.
.
Dr. Antonio Sebastião de Lima, advogado, juiz de direito aposentado e professor universitário, comenta as questões apresentadas pelo leitor: "todos os tópicos merecem crítica construtiva (com forte censura ao poder público). A vaga para idosos deve ser reclamada junto à prefeitura, a quem cabe a fiscalização e aos estacionamentos privados. Caso estes não atendam, reclamar no órgão de desfesa do consumidor ou com o promotor. Cartório de Itatiaia: a recusa é ilegal. O dono do cartório poderá ser processado por dano moral. Além disso, cabe reclamação ao Corregedor Geral da Justiça (tribunal de justiça da capital) que poderá destituir esse serventuário por improbidade. Travessia da Dutra: à primeira vista, se houver atropelamento no local, a responsabilidade será da Nova Dutra. A população local pode ter provocado e até pedido a abertura da cerca. Consultar a Polícia Rodoviária (posto policial na via Dutra, próximo da entrada de Penedo)."
.
Virgínia Calaes escreveu: Oi, Rui, hoje não assino esta mensagem como assessora de imprensa, mas sim como mãe da Luiza, portadora de deficiência mental atendida pela Pestalozzi de Resende. E conto com o seu apoio para colocar a comunidade de Resende a par da situação crítica que a entidade está vivendo, por não receber, há 9 meses, a verba da FIA - Fundação para a Infância e Adolescência do Estado do Rio de Janeiro, entidade governamental que provê recursos para instituições que cuidam de menores carentes e portadores de deficiência.A verba repassada pela FIA garante o pagamento dos profissionais da Pestalozzi que prestam o atendimento clínico aos alunos. Se a situação do convênio com a FIA não se normalizar, a entidade será forçada a suspender esse atendimento, o qual é fundamental para que nossos filhos consigam superar minimamente suas grandes limitações, decorrentes da deficiência de que são portadores, de forma a terem condições de se integrar na sociedade e viverem suas vidas com alguma autonomia e dignidade.Chamo a atenção para o fato de que a Pestalozzi é a única instituição de Resende que atende portadores de deficiência mental (e faz isso com muita dedicação e competência, diga-se de passagem). Não temos alternativas para nossos filhos, se a Pestalozzi não tiver mais condições de nos prestar seu inestimável serviço.Lembro, ainda, que a oferta de educação especial para portadores de deficiência mental até a idade de 18 anos é dever constitucional do Estado (artigo 208 da Constituição Federal). O Governo do Rio de Janeiro não pode se esquivar de cumprir o que é obrigação sua, por força de lei. Confio na integridade do Governador Sérgio Cabral. E espero que a imprensa, poderosa formadora de opinião, defenda nossa causa.Desde já agradeço, em nome de minha filha Luiza (que não fala) e de seus 246 colegas atendidos pela Pestalozzi; e em nome, também, de todos os pais, dos profissionais, funcionários e diretoria da entidade.Em tempo: 1- Para justificar a situação, foi dito que o Governo tirou dinheiro da FIA para usar na campanha contra a dengue. Motivo muito justo, afinal a dengue virou epidemia, uma ameaça à saúde pública. Mas será que não tinha outro lugar, com mais gorduras, de onde retirar suprimento para a campanha contra os mosquitinhos perversos, que não fosse dos parcos recursos destinados ao menor abandonado e aos portadores de deficiência do estado do Rio de Janeiro?
.
Anônimo escreveu: Ao contrário do que algumas pessoas querem que a população acredite, Itatiaia/Penedo tem lei para som, sim. A lei está em vigor desde 2002. Trata-se do Plano Diretor, que através do seu "código de Posturas", que em seu título "Da comodidade e Sossego Públicos", na "seção II", "artigos 24 a 35", regulamentam os níveis máximos de ruído permitidos em Penedo, bem como em Itatiaia. Os limites podem ser conferidos no site da prefeitura (http://www.itatiaia.rj.gov.br/) e baixando o arquivo no formato PDF (entre no site, depois clique em Legislação + Plano Diretor + Código de Posturas). Os limites são: para casas noturnas, restaurantes, bares e similares , incluindo qualquer tipo de som , quer seja música ao vivo, música mecânica (som ambiente com CD's, toca-fitas, etc), viva voz, cantorias, instrumentos musicais sem amplificação, etc : das 19:00hs às 07:00hs, o nível máximo é de 45 decibéis (curva A); e das 07:00hs às 19:00hs o nível máximo é de 50 decibéis ; ambos medidos a 5 metros de distância das divisas do imóvel gerador de ruídos. O que existe atualmente é uma tentativa de alguns empresários da noite em legalizar o barulho que eles mesmos impõem aos moradores da região. Este projeto de lei novo que aí está, visa exatamente isto. Os índices em decibéis nele apresentados superam em muito os da lei atual em vigor. Na realidade trata-se de valores em decibéis da cidade de Curitiba (ver leis de Curitiba), que não têm nenhuma semelhança com Penedo. (referindo-se a reportagem publicada neste blog no dia 29 de janeiro de 2008)
.
Luiz Alves escreveu: "Caro Rui, é lamentável a situação das leis que são aprovadas pela Câmara e não são sancionadas pelo prefeito. A Lei do Silêncio seria imprescindível para coibir abusos de bares e lanchonetes. Aqui em Maringá é vergonhoso, mas se tratando do governo de Jair Alexandre, isso é compreensível, pois nunca tivemos um Legislativo que prestasse; o nível de instrução e cultural é medíocre, isso sem falar do total desapego ideológico/idealista desses vereadores. Um abraço." (citando reportagem do dia 14 de abril)
.
Antonio Sebastião de Lima escreveu: "Pelo relatório da Corregedoria-Geral da União (CGU) verifica-se que o município de Itatiaia está incluído no rol dos municípios brasileiros onde campeiam as irregularidades com fortes indícios de corrupção. Será que nesses municípios não há homens e mulheres decentes que possam governar o município dentro de padrões da decência e da honestidade? Será impossível governar sem corrupção?" (citando reportagem do dia 20 de abril)
.
Cleverson Souza escreveu: “É lamentável a situação da nossa querida Itatiaia. Antes de qualquer coisa, considero todos os que elegeram os corruptos, sabendo que eram corruptos, como co-responsáveis por essa situação, pois aceitaram suborno, a compra de votos, os favorecimentos pessoais...A bíblia no livro de Gálatas 6:7 diz: "aquilo que o homem semear, isto também colherá", e nós, a população de Itatiaia, estamos colhendo governos corruptos, aquilo que foi semeado por uma grande parte da nossa população. Em uma cidade onde a compra e venda de votos é algo normal nas eleições, não dá para esperar que tenhamos governos diferentes do que temos tido. Este ano Itatiaia faz 20 anos de emancipação, e é triste constatar o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), mesmo que os achados não tenham sido uma surpresa. Infelizmente vivemos em um país onde o roubo compensa. Nossa história política municipal é bem curta, e não tivemos ainda um político que tenha assumido o cargo e que pudéssemos declarar como um exemplo de honestidade e transparência.Na pesquisa feita por este blog, que perguntou "qual o vereador que tem exercido melhor o seu mandato", creio que será difícil mostrar que algum deles esteja fazendo algo que corresponda ao seu papel, principalmente o de fiscalizar. A prova disso é o próprio relatório da CGU sobre as contas do governo.A corrupção ficou tão comum em Itatiaia que perdeu o seu peso, e virou parte da vida da política de nossa cidade. Para alguns a corrupção é algo comum, e errado é quem a condena.O relatório da CGU mostra que, apesar do governo federal ter enviado os recursos, a prefeitura não comprou remédios para a população. Para quem não está doente isto não parece ser tão grave, mas para quem depende do medicamento, a história é diferente. Tenho uma amiga que precisou entrar na Justiça contra o governo do sr. Jair Alexandre, para que ele comprasse o remédio para sua irmã, que é um pessoa com necessidades especiais. Não é difícil imaginar que algumas pessoas terão seqüelas pelo resto da vida, e outras morrerão pela falta dos remédios. Para mim o desvio dos recursos federais é um crime covarde. Os achados do relatório da CGU, infelizmente, parecem ser a ponta do icebergue, pois estão relacionados aos recursos do governo federal enviados para o município. Alguém imagina como está a situação dos outros recursos?”
.
Cleverson Souza escreveu: Oi, Rui, não estou morando em Itatiaia no momento, estou desde agosto do ano passado nos EUA, em Nova York, mas estarei voltando para o Brasil em julho. Sempre acompanhei de perto, através de várias fontes, a política, geralmente escandalosa, de Itatiaia. Aonde fomos parar??!!! Fui parte por muitos anos do PT, na época em que o PT era PT, não o que ficou dos princípios do partido, que lutava pela transparência, transformação, que estão longe da realidade da legenda a nível nacional em nossos dias. Conheço algumas pessoas que continuam no PT, como a Maria Lucia, e que são pessoas que respeito.Pelo que parece no quadro político, creio que terei que votar no Luiz Carlos Ypê, não que seja meu candidato ideal, mas tendo Jair e Almir como os outros candidatos, não há outra opção. Mas não poderia deixar de comentar a declaração do Luiz Carlos (veja reportagem em Política - 31/03/2008), que confessou que se não estivesse no PP estaria no PT, pois para ele os partidos têm uma "filosofia muito parecida, do trabalho participativo". Creio que foi, na verdade, um discurso para a platéia, coisa de "político", pois creio, como disse, que o PT há muito tempo saiu dos seus ideais, mas comparar com o PP de Paulo Maluf, se ainda fosse do PT, seria um insulto. A Arena, ou Aliança Renovadora Nacional, foi um partido político criado com a intenção de apoiar o governo instituído a partir do AI-1. Foi fundada no dia 4 de abril de 1966, e era um partido fundamentalmente conservador. Sua criação foi a partir da instauração do bipartidarismo pelo AI-2 de 27 de outubro de 1965, que determinou a extinção do pluripartidarismo. Em 1980, o pluripartidarismo foi legalizado novamente, e a ARENA foi rebatizada de Partido Democrático Social (PDS). Mais tarde, o PDS se tornou o Partido Progressista Renovador (PPR), depois o Partido Progressista Brasileiro (PPB) e hoje se chama Partido Progressista (PP)."
.
Pedro Luz escreveu: Caramba, Rui! A Prefeitura vai deixar de fazer o Penedo Only Bikers por R$ 2.000 de diferença? E que absurdo procurar outro realizador - depois de 12 anos de casa cheia é assim que demonstra gratidão... Queremos o original, com Ana Pimenta, e não o paralelo/genérico/paraguaio/chinês.Megacycle, não se meta nessa confusão...Prefeitura, já tem revista anunciando o evento para os dias 1, 2 e 3 de maio; tem site anunciando para os dias 16,17 e 18 de maio... Será que dá para minimizar a vergonha que estamos passando nacionalmente e bancar a festa?
Antonio Sebastião de Lima escreveu: Caro jornalista. Mais um precioso serviço de informação à comunidade de Itatiaia é prestado por sua reportagem. Lamentável essa forma indecorosa de afastar a organizadora do Penedo Only Bikers e pretender substituí-la por outra que vem botar ovo em ninho alheio. Por trás disso, certamente, haverá alguma maracutaia. Alguém está querendo propina ou aumento de propina, se bem conheço os costumes dos administradores públicos no Brasil. Parabéns pela reportagem.
.
Sérgio Muller de Campos escreveu: "No momento em que se unem os governos federal, estadual e municipal no Rio de Janeiro, numa feroz batalha contra um inimigo mortal chamado DENGUE; no momento em que já se perdeu 49 vidas, sendo 18 crianças, apesar de todas as providências tomadas por aqueles governos; o que é feito em nosso município?Realmente "o clima é outro". É o momento do governo municipal deixar de lado sua campanha para as próximas eleições e atacar o inimigo com todas suas armas e determinação. Faz mais de 8 meses que tenho procurado a Vigilância Sanitária e solicitado a presença do fumacê na rua. Inúmeros boletins de solicitação têm sido feitos sem resultado. Será que este governo vai esperar a primeira morte para tomar alguma atitude? Lamentável. Vamos todos munícipes nos unir e cobrar que os jingles passado na TV sejam substituídos.
.
Taciana Ferreira de Andrade escreveu: "Sou moradora da Rua João Vieira, 120, fundos (atrás da Padaria Jomar) e eu, como outros moradores, estamos indignados com o descaso da prefeitura. Desde a tromba d´água que atingiu Itatiaia no dia 15 de janeiro, e até o dia de hoje, a prefeitura ainda não veio aqui recolher o lixo. Já solicitamos providências ao secretário de obras e até mesmo ao prefeito de Itatiaia, mas eles insistem em dizer que não recolhem o lixo verde. O lixo que está aqui não fomos eu e os outros moradores que jogamos, foi a enchente que trouxe. A prefeitura precisa, pelo menos, tentar amenizar o problema da enchete!"
.
Sérgio Mullher de Campos escreveu: "Prezado amigo. Primeiramente minhas felicitações pela oportunidade de estarmos sempre atualizados com as notícias de nossa Itatiaia por tuas informações. Peço que, usando do teu prestígio, dê uma força na luta que travamos já faz algum tempo, sobre o estacionamento para idosos em nosso município. Já procuramos todos os orgãos oficiais, Detran, Prefeitura (em vários departamentos e setores) mas até hoje não foi dada a solução aguardada com ansiedade pelos velhinhos. Coloquei no meu carro um cartaz com as leis que defendem este nosso direito (Lei 10.741/03, art.41, do Estatudo do Idoso e a Lei 4.049/02, que garantem que "o idoso tem direito a vagas gratuitas e mais bem posicionadas em estacionamentos públicos e privados, e pelo menos 5% das vagas devem ser reservadas para estas pessoas".
.
Giovanni Costabrava escreveu: "Prezado sr. Rui. Tenho acompanhando com muito interesse suas reportagens no site, sobre os descasos em Itatiaia. Gostaria que o sr. visitasse Penedo no sábado, por volta das 18 e 20 horas, para comprovar o descaso com os comerciantes estabelecidos legalmente. Vai encontrar de tudo um pouco: venda de mel, cachaça, bonsai, cachorro-quente (nome da barraca: Hot Dog do Senhor), pastel (nome da barraca: Eva's Lanches), e muito mais, num claro afronto ao Código de Posturas do Município de Itatiaia. A barraca de pastel está montada de tal forma que esconde uma placa da Prefeitura. Por tudo isso solicito uma matéria sobre esses ambulantes de Penedo com uma explicação do Poder Público."
.
OUTROS COMENTÁRIOS ESTÃO POSTADOS APÓS AS REPORTAGENS

Nenhum comentário: