Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

27 de julho de 2008

Campanha em Itatiaia continua em ritmo lento

A campanha política continua devagar em Itatiaia, com adesivos em veículos de apenas dois dos quatro candidatos a prefeito e de poucos candidatos a vereador. A Justiça Eleitoral também não definiu ainda quais serão os candidatos aptos para concorrer. Dos 155 candidatos cadastrados no município, entre eles os que querem ser prefeito, nenhum ainda teve o pedido de registro de candidatura deferido pela Justiça, que está avaliando e requisitando complementação da documentação. Dos candidatos a prefeito apenas Luiz Carlos Ypê (foto) tem apresentado sua agenda de campanha, informando pelo menos quatro reuniões diárias em diferentes bairros da cidade, com local e horário. Os demais candidatos e seus assessores informam apenas que não têm agenda definida.
No site do Tribunal Superior Eleitoral aparecem relacionados apenas 88 dos 147 candidatos que querem uma vaga na Câmara nessa próxima eleição. O cartório eleitoral explicou que ainda tem vários candidatos devendo documentos e fotografias, e que antes de cada processo seguir para o juiz é necessária a avaliação e aprovação da promotora do Ministério Público Eleitoral, que por enquanto recebeu cerca de 40 processos. Entre os candidatos cadastrados em Itatiaia o mais novo tem 20 anos de idade (Allan de Oliveira Moraes), e o mais velho tem mais de 79 anos, mas seu nome ainda não consta dos registros. Os nove vereadores buscam a reeleição, e um deles, Carlos Alberto de Barros Soares, o Beto, é o vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Almir Dumay Lima (PMDB). Tanto Dumay como Beto têm processos pedindo a impugnação de suas candidaturas. O vereador e ex-presidente da Câmara, Izaltino Rodolfo da Cunha (PSDB), perdeu o prazo para dar explicações sobre sua dupla filiação, e poderá ficar fora da eleição, mas continua no site do TSE, e é o candidato com o maior valor de bens declarados à Justiça, que totalizam mais de R$ 1,2 milhão.
O partido que mais registrou candidatos em Itatiaia é a legenda do governo, o PSDB, com 17, seguido pelo PP com 16, e pelo PMDB com 15, e as mulheres representam cerca de 38 por cento do total, sendo que duas disputarão as eleições como vice-prefeita: Gilda Molica e Liliana Carvalho de Oliveira. O PMDB aparece com o maior número de filiados no município, com 2.813, seguido pelo PDT com 341 e pelo PTB com 303. O PSDB, partido de Jair Alexandre e de seis dos nove vereadores, incluindo o presidente Sebastião Mantovani, tem 86 filiados em Itatiaia.
A assessoria do prefeito informou que o candidato à reeleição ainda não tem uma agenda de campanha, e que só a partir da próxima semana deverá programar as primeiras reuniões em busca dos votos dos eleitores. O advogado Adalberto Luiz Bisol, candidato do PDT, passou os últimos dias em Niterói, e explicou que teve reuniões na OAB e na Firjan naquela cidade, acompanhando o também candidato José Roberto Silveira, de seu partido. Almir Dumay Lima, do PMDB, está se defendendo na Justiça Eleitoral dos dois pedidos de impugnação de sua candidatura, apresentados pelo MP Eleitoral e pelo prefeito Jair Alexandre e seu cunhado, o presidente da Câmara Sebastião Mantovani. Luiz Carlos Ypê é o único candidato que está na rua fazendo contato direto com os eleitores, e tem informado à imprensa sua agenda de pelo menos quatro reuniões por dia. O candidato foi o primeiro também a trazer uma autoridade do governo estadual de um dos partidos que o apóiam: a ex-governadora e atual secretária estadual de assistência social e direitos humanos, Benedita da Silva, do PT. Seus assessores informam ainda que já estão prontas as placas de três metros para divulgação da campanha e dos adesivos de veículos, com fotos do candidato e de sua vice.
________________________________________________________
Comente esta reportagem. Clique em "comentários" abaixo. Mensagens sem um número de telefone ou e-mail, para que eu possa sanar possíveis dúvidas, não serão postadas.

Nenhum comentário: