Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

11 de agosto de 2008

Alunos do projeto "Nosso Esporte Capoeira" têm batismo e troca de cordas em Itatiaia

Vinte e cinco dos 114 alunos do projeto “Nosso Esporte Capoeira”, mantido pela Prefeitura de Itatiaia, tiveram ontem (10 de agosto) o batismo e a troca de cordas, num evento realizado no ginásio municipal Jarbas José dos Santos, no Centro. Estiveram presentes grupos de capoeira de alguns municípios da região, do Rio e do interior de São Paulo, e ainda membros da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, de São Gonçalo, que é a entidade de apoio ao grupo local. O professor de Itatiaia, Rogério Furtado Leite, o Coronel, também mudou as cordas, sendo promovido para segundo mestrando.
.
A capoeira jogada em Itatiaia, no evento do projeto municipal
.
O “Nosso Esporte Capoeira” é um projeto lançado em maio de 2005, como explicou a diretora de esportes e lazer do município, Elisângela de Souza, para que alunos entre cinco e 18 anos de idade possam aprender a capoeira e o voleibol, da mesma forma que o projeto “Pé de Moleque”, também mantido pela prefeitura, incentiva o aprendizado do futebol e do futsal. Coronel, que dá aulas de capoeira desde o início do projeto, contou que é professor há 15 anos, e que há 24 anos treina no Berimbau de Ouro, tendo como treinador o Mestre Quito, que também esteve em Itatiaia, e explicou que as aulas de capoeira acontecem em vários bairros, como Jardim Itatiaia, Vila Paineira e Vila Odete, e que também já existe a determinação para as aulas acontecerem em Penedo e Vila Flórida. Na cerimônia de batismo e troca de cordas, os estudantes mirins tiveram um aulão, jogando capoeira com mestres da associação da qual Itatiaia é uma filial. As cordas, de várias cores, e que são amarradas na cintura dos capoeiristas, definem a graduação de cada esportista. O professor trocou as suas por cordas vermelha e marrom, que mostram ser ele um mestrando. Na capoeira as cordas são conquistadas pela experiência e pelo tempo de prática do esporte de cada um, em média a cada dois anos.
.
Os capoeiristas mirins receberam as novas cordas dos mestres
.
Carlos Henrique Souza da Silva, o Mestre Quito, fundador da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, que existe há 21 anos, explicou que a entidade tem filial não só em Itatiaia, mas em municípios da Bahia e do Espírito Santo e até em outros países, como Espanha e Itália, e que ele é o responsável pela divulgação da cultura e das técnicas da capoeira, hoje considerada um esporte, e que nasceu com os escravos africanos, numa mistura de dança, música e luta. Ele disse ser muito agradecido à imprensa, pela grande divulgação que deu à capoeira nos últimos anos, e que fez com que o esporte seja considerado hoje pelo Ministério da Cultura como “patrimônio cultural do Brasil”, título alcançado há cerca de um mês. Mestre Quito, de 46 anos, disse que pratica a capoeira desde os 10 anos, e que vê no mestrando Coronel um “discípulo completo, com boa índole e um bom educador”.

O itatiaiense Coronel, Mestre Quito e Elisângela de Souza
_______________________________________________________
Veja abaixo um vídeo com a exibição dos capoeiristas:

________________________________________________________
Comente esta reportagem. Clique em "comentários" abaixo. Mensagens sem um número de telefone ou e-mail, para que eu possa sanar possíveis dúvidas, não serão postadas.

Nenhum comentário: