Continuam sem resposta alguns dos recursos especiais interpostos por candidatos de Itatiaia no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília – entre eles o do ex-prefeito Almir Dumay Lima (PMDB) –, e que tiveram suas candidaturas negadas pela 198ª Zona Eleitoral e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). O que se imagina é que pode ter processo com decisão só na semana que vem, ou até mesmo bem depois das eleições. Apesar do prazo para todas as decisões ter terminado ontem (25 de setembro), o TSE ainda não resolveu se irá liberar as candidaturas, até por causa do atraso no recebimento dos processos em Brasília e pelo volume de recursos, que segundo informações do próprio tribunal, chegou a 3,3 mil. O que se sabe ao certo é que os candidatos com recurso no TSE terão seus nomes, números e fotos nas urnas eletrônicas, que foram lacradas na quarta-feira em Barra Mansa, após receberem os dados dos candidatos, e não poderão mais ser alteradas até o dia da votação.

Se a resposta do TSE for desfavorável ao pedido de Almir Dumay, o que já aconteceu no julgamento no Rio pelo TRE, o PMDB ainda poderá, depois da decisão de Brasília e até 24 horas antes da votação, indicar um substituto para o ex-prefeito na disputa pela prefeitura. O nome e a foto desse substituto, porém, não estarão na urna eletrônica, e sua votação será decidida pelos votos dados ao 15, número do PMDB (com a foto e o nome de Dumay aparecendo na tela). Se não houver substituto os votos de Almir serão anulados, caso a negativa da candidatura seja mantida em Brasília pelo TSE.
Vereadores – No caso dos candidatos a vereador é um pouco diferente, pois não será mais possível a substituição de nenhum deles, e os votos dos que perderem no TSE serão anulados, e o candidato, mesmo que obtenha uma grande votação, não poderá ser diplomado e ocupar a vaga na Câmara de Itatiaia em 2009. Não se sabe ainda se os votos desse candidato seriam válidos para o voto de legenda, que determina o número de vagas no Legislativo para cada coligação, mas é provável que não, e essa questão ainda está dependendo de resposta do TRE.
As urnas eletrônicas que serão usadas pela 198ª Zona Eleitoral em Itatiaia estão em Barra Mansa, e só na próxima terça-feira, dia 30, serão enviadas para Resende, para serem distribuídas no dia da votação. O programa de computador que opera a urna já recebeu a inclusão de todos os nomes, números e fotos dos candidatos, e tudo já foi testado, sendo o processo acompanhado pelo juiz eleitoral Marvin Ramos Rodrigues Moreira, pela promotora Adriana Vital de Matos, do Ministério Público Eleitoral, e por vários fiscais dos partidos e coligações. Das 174 urnas, duas foram sorteadas aleatoriamente, ligadas e testadas, e tudo funcionou perfeitamente, e não houve reclamações. A previsão da Justiça Eleitoral é que no mesmo dia 5 de outubro, pouco tempo depois do final da votação, o resultado já seja conhecido.
.
Saiba mais - O Tribunal Superior Eleitoral julgou, até agora, de acordo com informações do Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral, pouco menos da metade dos 3,3 mil recursos relacionados a registro de candidatura que recebeu de todo o país, mesmo realizando sessões extraordinárias desde o início do mês. Cerca de 1,8 mil processos ainda aguardam para serem analisados pelos sete ministros que compõem o TSE em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário