O prefeito eleito Luis Carlos Ypê divulgou hoje de manhã os primeiros nomes de seu secretariado, e prometeu para o início da próxima semana os nomes dos titulares das secretarias de obras e serviços públicos, de governo, de planejamento, de desenvolvimento econômico, o do consultor especial e o da controladoria geral.
.
.
.
Saúde – O nome do médico Márcio Rocha Souza, 49 anos, já era conhecido e divulgado desde a campanha. Formado em medicina pela Uni-Rio, atua como médico no Hospital de Emergência de Resende e no Samer, e durante vários anos trabalhou como médico-concursado em Itatiaia. Foi ele que elaborou as propostas da área de saúde no plano de governo apresentado por Ypê na campanha, e de acordo com assessores próximos do prefeito eleito, foi o único programa que não teve correções ou modificações. Candidato do PP a uma vaga na Câmara, foi eleito com 501 votos, mas não poderá assumir a vaga caso persista o indeferimento de sua candidatura, já definida em decisão monocrática pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Educação e Cultura – A nova secretária é a professora Elenir Laurindo Pereira, 38 anos, formada em economia e pós-graduada em psicopedagogia. Professora há 19 anos, trabalha em Quatis e Barra Mansa, e foi diretora do Colégio Municipal Léa Duarte Jardim, na Vila Flórida, por oito anos. Disputou uma vaga na Câmara este ano, pelo PP, e obteve 193 votos. É mulher do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo João Batista de Paiva Pereira. Elenir é concursada em Barra Mansa, mas estava cedida à prefeitura de Itatiaia. Para tentar reduzir a influência da então candidata nas eleições deste ano, principalmente na Vila Flórida, Jair Alexandre Gonçalves (PSDB) a exonerou da prefeitura e a devolveu para Barra Mansa, o que fez com que Elenir divulgasse uma carta denunciando a perseguição política do prefeito, que não se reelegeu.
Trabalho, habitação e assistência social – Formada em história pela UFRJ, a professora Regina Mery Fialho de Barros foi diretora do Colégio Estadual Antônio Quirino, em Visconde de Mauá, e atualmente compõe a assessoria técnica do gabinete da Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva (PT), que apoia Ypê. Regina foi candidata à Câmara pelo PT este ano, e obteve 123 votos.
Finanças – José Roberto Ferreira Domingos, 50 anos, o Beto Contador, é o novo secretário. Profissional liberal com escritório estabelecido desde 1981, já teve função pública, tendo assumido a contabilidade, a tesouraria e a secretaria-geral da Câmara Municipal de Itatiaia de 1995 a 2002.
Administração – O secretário será o engenheiro agrônomo e advogado Eloisio Jorge Victer, 60 anos, com vasta experiência no Ibama, e responsável pela gestão administrativa de todas as unidades de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Procuradoria-geral – O advogado Geraldo Santos Couto, 52 anos, assumirá o cargo. Pós-graduado em gestão de administração pública pelo Exército, advogado de instituições financeiras e da Campanha Nacional de Escola das Comunidades (CNEC), é o presidente do Partido Social Cristão (PSC) de Itatiaia e foi o advogado de campanha do prefeito eleito, em 2004 (quando Ypê disputou pela primeira vez a prefeitura), em 2006 (quando Ypê concorreu como deputado estadual) e em 2008.
Meio Ambiente – A pasta ficará sob responsabilidade do analista ambiental Domingos Andrade Baumgratz. Formado em ciências biológicas pela UERJ, tem experiência profissional como biólogo pesquisador, analista ambiental e biólogo da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e hoje trabalha na Agência Regional do Médio Paraíba, ligada à vice-presidência da instituição.
Turismo - Roberta Dias de Oliveira, 38 anos, retorna à prefeitura e à secretaria de turismo de Itatiaia, onde atuou por oito anos como diretora de turismo. Pós-graduada em planejamento e gestão estratégica em turismo e hotelaria, tem 18 anos de experiência profissional na área pública, onde já trabalhou também como assessora de imprensa, secretária executiva e relações-públicas. Roberta foi presidenta do Fórum Estadual de Secretários de Turismo-RJ em 2002 e 2003, presidenta do Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia em 2003 a 2004 e consultora do Sebrae-RJ, no projeto “Caminhos singulares do turismo e artesanato na região das Agulhas Negras”.
2 comentários:
É isso! O prefeito eleito já começa bem intencionado. Vamos esperar que as "necessárias revoluções" aconteçam. Só acho que tem secretarias que poderiam ser fundidas... e outra criadas...
Mudar é MUDAR MESMO! Sem mesmices. Com coragem. Romper com os feudos... Vamos dar tempo ao tempo.
Valeu, Luis Carlos, estarei sempre torcendo por você. Força e Boa sorte. Abraços.
Postar um comentário