A conjunção dos planetas Júpiter e Vênus com a Lua pôde ser vista ontem no Brasil durante cerca de uma hora e meia, até por volta das 21 horas. Em Resende o leitor Fernando Lemos conseguiu fotografar o fenômeno e enviou a imagem para o blog. Quem perdeu a oportunidade de ver os dois pontos bem brilhantes, que formavam com a Lua crescente um triângulo, terá uma nova oportunidade só no ano de 2.052, no dia 18 de novembro, segundo os astrônomos. A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 7 de outubro de 1961. Depois das 9 da noite de ontem os planetas deixaram de ser visíveis, pois ficaram ocultados pela Lua.
Foto de Fernando Lemos
.
Fernando Lemos contou que chegava em casa, na Vila Julieta, por volta das 20:50 hs, quando reparou o fenômeno no céu, e sem saber do que se tratava, decidiu fotografá-lo. Horas depois, assistindo um telejornal, soube que tinha conseguido o registro da conjunção dos planetas com a Lua.
– Nunca tinha visto nada igual, por isso resolvi fotografar, e só mais tarde fiquei sabendo que é um fenômeno raro. Acho que valeu o registro – disse ele.
Vênus e Júpiter são os planetas mais brilhantes do nosso Sistema Solar. Júpiter é o ponto menor, que aparece na parte de baixo da foto. Apesar de ser o maior dos nossos planetas, está bem mais longe do que Vênus, a cerca de 870 milhões de quilômetros da Terra. Seu nome é o mesmo do Deus dos deuses greco-romanos.
Vênus foi visto mais à esquerda, e de tão luminoso (só perde no céu para a nossa Lua) também é chamado de Estrela D´Alva, e seu nome é o da deusa greco-romana da beleza e do amor. Ontem estava a 150 milhões de quilômetros da Terra, e a Lua a 402 mil quilômetros.
Para os astrônomos a conjunção Vênus-Júpiter-Lua não tem significado, mas para os astrólogos ela é muito boa para consolidar projetos antigos ou relações já existentes, sejam eles profissionais, comerciais ou amorosos, e que beneficia, principalmente, os nascidos sob o signo de capricórnio.
5 comentários:
Ótima foto! E... haha... sou capricórnio! Rui, parabéns pela precisão e pesquisa da informação, explicada de maneira fácil. Abraço!
Vi por acaso esse encontro precioso, no domingo, voltando para casa depois de um pôr-do-sol lindo... Bela foto! E você mora em uma região mágica!! Abraços.
A foto é o registro de um momento único, nunca igualado. Parabéns, Fernando Lemos, pela decisão de fotografar o que achou curioso, mesmo sem saber o que era na hora. Graças a isso tivemos essa belíssima imagem, que me emocionou, pela grandiosidade desse nosso Universo! Valeu, Rui, pelo texto explicativo e que só nos enriqueceu, dando uma idéia de como somos pequeninos diante de tanta imensidão...
Vou guardar essa foto. Não vou estar viva para a próxima... já tenho 72 anos. Obrigada pela matéria.
Tanta coisa acontece à nossa volta e a gente nem sempre percebe... Valeu a lembrança e essa foto linda. Parabéns, Fernando.
Postar um comentário