.
A consulesa de carreira dos Estados Unidos Camille Richardson, e a especialista em desenvolvimento de negócios Maria Luiza Leal, do Serviço de Comércio do consulado dos Estados Unidos, estiveram no dia 21 de fevereiro em Itatiaia, quando foram recebidas pelas autoridades locais e fizeram uma visita à Xerox, multinacional americana que é a terceira maior empresa do município.

.
O Serviço Comercial dos Estados Unidos é um departamento oficial do Ministério do Comércio americano que possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e que tem como objetivo incentivar a importação de produtos e tecnologia norte-americanos para o Brasil, e também incentivar parcerias com empresas brasileiras para exportação de mercadorias e serviços para os Estados Unidos, além de representação e distribuição de produtos americanos no país, e para isso dispõem de 35 especialistas internacionais em diversos setores de atividade. A consulesa Camille é a responsável por esse serviço comercial no Brasil, e coordena os vários escritórios que o governo americano mantém no país. A diplomata tem como missão manter contatos com os governos brasileiros, e buscar o intercâmbio comercial com empresas brasileiras e dos Estados Unidos. Ela está há dois anos e meio no país, e já se comunica muito bem em português. Atenciosa, elegante e muito simpática, atraiu atenções. Maria Luiza Leal é a coordenadora do escritório do Rio de Janeiro. Em outubro passado as duas já estiveram na região, em Resende e em Porto Real, em dois dias de visita, quando foram conhecer algumas multinacionais do pólo industrial. Como resultado da visita, o prefeito Sylvio de Carvalho, de Resende, foi a Miami em dezembro passado, a convite do consulado, para manter contatos com autoridades americanas e conhecer o porto da cidade, buscando tecnologia para o porto seco de Resende.
Em Itatiaia as representantes do governo dos Estados Unidos foram recebidas protocolarmente pelo prefeito Jair Alexandre Gonçalves e todo seu secretariado, pelo presidente da Câmara Sebastião Mantovani e alguns vereadores no gabinete da prefeitura, com troca de presentes entre o prefeito e a consulesa, que recebeu uma bonita orquídea. Pouco depois todos seguiram para a Xerox, uma das primeiras indústrias a se instalar no município, onde foram recebidos pelo presidente da empresa no Brasil, o francês Hervé Tessler, e parte da diretoria. Na Xerox foi mostrado aos visitantes o processo de montagem e remanufatura das copiadoras produzidas pela empresa, que movimenta cerca de 10 mil equipamentos por mês em Itatiaia, onde está instalada há 35 anos. Pouco depois do almoço, oferecido pela empresa, foi feita uma visita aos centros de remanufatura e de distribuição de suprimentos, que atendem a todo o país, e ao centro de reciclagem e destinação, onde peças e equipamentos que não têm mais utilidade são reprocessados com responsabilidade às regras ambientais. Os diretores também mostraram que a Xerox, que se localiza numa área de um milhão de metros quadrados, decidiu alugar parte dos prédios que não está mais utilizando, desde recentes mudanças administrativas, e que duas empresas já estão utilizando esses prédios, a Bemex, uma distribuidora de vinhos, e a Wilson Sons, e que ainda existem vários outros espaços disponíveis, à espera de interessados. O secretário municipal de indústria e comércio de Itatiaia, Antonio Cardoso Gastão, disse que já está bastante encaminhada a negociação com uma fábrica de computadores para também se instalar no mesmo espaço, chamado de Centro Industrial Henrique Sérgio Gregori.

Após a visita à Xerox a comitiva foi para o teatro municipal de Itatiaia, onde um grupo de empresários ouviu a palestra da especialista em negócios Maria Luiza Leal, que explicou como funciona o departamento de comércio americano, que está instalado no Consulado Geral dos Estados Unidos na capital do estado, e sobre o projeto Nusa (News USA), que oferece informações sobre os potenciais fabricantes norte-americanos, as companhias que buscam representantes ou agentes no Brasil, e sobre parcerias estratégicas e candidatos a joint-venture.
.
Veja outras fotos da visita da consulesa a Itatiaia no marcador "SOCIAL (PESSOAS E EVENTOS)", à direita do blog