Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

10 de fevereiro de 2008

COMERCIANTES RECLAMAM DA QUALIDADE DO ASFALTO COLOCADO NO CENTRO DE ITATIAIA

Comerciantes da Prefeito Assumpção, uma das ruas mais importantes do centro de Itatiaia, e onde estão praticamente todos os bancos e grande parte das lojas, criticam a prefeitura pelo recapeamento asfáltico colocado recentemente. Moradores da mesma rua e de outras próximas também não gostaram totalmente da obra. Eles dizem que o problema maior não foi resolvido, e a rede de drenagem de águas pluviais continua ineficiente, e reclamam dos buracos deixados pelo asfalto em torno dos bueiros, de até doze centímetros de profundidade.
.
Ciclistas correm risco de acidentes por causa de buracos como este em torno do bueiro, de doze centímetros de profundidade

O proprietário de uma farmácia, Paulo Sérgio Almeida, diz que o asfalto “ficou feio, mal acabado”, e acha que isso aconteceu porque a prefeitura autorizou o recapeamento mesmo com chuva. Segundo ele, o maior problema da rua são os bueiros entupidos e que não dão vazão à água da chuva mais forte, e que isso causa aborrecimentos, pois a água empoçada é jogada para dentro das lojas quando um veículo pesado passa na rua. Paulo acredita que a rede pluvial do centro “é muito antiga, e por isso está pouco dimensionada para as necessidades”. Ele observou que depois da enchente ocorrida na metade de janeiro, “os bueiros não conseguiram dar vazão nem à água daquele caminhãozinho que a prefeitura mandou para lavar a rua”.
Outro comerciante, Nicodemos Moreira, achou o recapeamento um “asfalto mentiroso”, pois, segundo ele, em alguns pontos “não passou de dois centímetros”. Além disso, ele acha que a empreiteira deveria ter raspado o asfalto anterior para depois colocar a nova camada, “como faz a Nova Dutra”, e não apenas jogar mais por cima da já existente, o que deixou a rua mais alta, e que, para ele, poderá fazer com que a próxima vez que ela inunde a água chegue mais fácil às lojas. Nicodemos também acha que a prefeitura deveria ter se preocupado primeiro em desentupir os bueiros e melhorar a rede pluvial, além de limpar e desassorear o rio Santo Antonio, que passa perto.
Sabina Coutinho de Souza diz que tudo foi uma “obra de aparência”, e também reclamou dos bueiros entupidos, explicando que os carros quando passam fazem ondas jogando a água para dentro de seu supermercado. Mostrou a tampa do bueiro em frente, que ficou a pelo menos doze centímetros de profundidade com relação ao asfalto, o que pode provocar um acidente com um dos muitos ciclistas que passam pelo local diariamente. Sabina também contou que o asfalto afundou com o peso de uma das caminhonetes do supermercado, depois desta ter sido carregada com as caixas de compras – “o asfalto é tão bom que nem agüentou o peso da caminhonete carregada, e tivemos que chamar várias pessoas para tirar o veículo de lá”, conta ela, que observou que apesar disso ter acontecido há vários dias, o problema ainda não foi consertado.

O buraco na rua, segundo comerciante, foi feito pela caminhonete (foto), porque não aguentou o peso do veículo carregado de compras

Os comerciantes Luciano de Mendonça, Oswaldo Ferreira e Ivan Nobre têm uma opinião diferente quanto ao asfalto, e acham que ele ficou “muito bom e bonito”. Oswaldo acha até que se ele tivesse ficado pronto antes do Natal as vendas de final de ano teriam sido melhores. Luciano acredita apenas que o problema dos bueiros não foi resolvido, e que uma limpeza periódica seria necessária para evitar o alagamento da rua sempre quando chove – “essa limpeza é só paliativa, pois só é feita quando temos problemas, e deveria ser preventiva, sendo realizada de tempo em tempo, regularmente”, pensa ele. Ivan acha que a rua estava com muitos buracos, e que o novo asfalto resolveu isso, mas que o problema da rede de drenagem pluvial continua – “sou da opinião do meu pai, que diz que para resolver definitivamente esse problema, todo o manilhamento deveria ser trocado até o Paraíba”.
Numa outra rua próxima, que também foi recapeada, a São José, o morador Gonçalo Rodrigues Oliveira acha que a obra foi “uma tapeação perfeita”, pois pensa que o novo asfalto não vai durar muito – “tinham é que ter raspado tudo antes, retirado o excesso e só depois posto mais asfalto”, diz ele. Gonçalo também reclamou que o asfalto novo entupiu um cano de saída de água pluvial de sua casa, e que por isso foi obrigado a quebrar um pedaço do meio fio e do asfalto para poder desentupir o cano.

O recapeamento na Prefeito Assumpção e ruas próximas foi feito entre intervalos da chuva, e pouco depois da enchente

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o asfalto, eu acho que está muito bom daquele jeito. O problema é que estão reclamando com a boca cheia. Agora está muito melhor do que era antes. Ou não?
Bom... eu acho que, como moradores, temos que querer o bem para cidade, e de alguma forma esse asfalto ficou bonitinho. E falando dos bueiros, quem vai passar em cima do bueiro?????
Enfim... quando o prefeito estava na rua vendo a obra, ninguém foi falar com ele e dizer que estava feito igual a cara, pelo menos esta feito, não é?! Prontooo... minha opinião é essa. Assim isso do que nada.

Anônimo disse...

Essa é mais uma obra eleitoreira do sr. Prefeito de Itatiaia. Depois de uma pesquisa encomendada por ele, foi detectado a indignação dos munícipes de Itatiaia com relação ao asfalto. Assim ele fez, jogou uma capa de asfalto por cima para resolver o problema e tirar fotos para o jornal da prefeitura. Daqui a uns meses a rua Prefeito Assumpção estará toda emburacada de novo. O correto seria retirar o alfalto e colocar um novo. Isso é obra de gente inteligente! Moro em Itatiaia há 12 anos e poucas vezes vi fazer limpeza nos bueiros. Isso é para o população abrir o olho e ver que de maquiagem nós, itatiaienses, estamos cansados. Acorda povo!!!

Anônimo disse...

É com pesar que observamos que a falta de educação e cultura de um povo trás consequências drásticas para toda a população.

A inundação ocorrida em nossa cidade foi provocada por uma tromba d`água, que fez com que a nossa rede fluvial não suportasse o volume das chuvas. O problema como ocorreu, entretanto, também foi causado pela comunidade.

Aqui no centro, no antigo pátio do Banerj, como assim ficou conhecido, a população tem usado o terreno como depósito de lixo domiciliar, jogando todo o tipo de dejeto, mesmo sabendo que o caminhão recolhe o lixo todos os dias.
O maior absurdo é ver pessoas esclarecidas deixarem de colocar seu lixo para o caminhão recolher, e depois o jogarem no tal terreno.
O pior é que não faz muito tempo que tiveram suas casas inundadas pelas águas da inundação e pelo lixo. Nem assim aprenderam com a lição dada pela natureza.

O que mais me chama atenção é que quando conhecemos outras culturas e populações, notamos claramente que só pode mesmo ser falta de educação de nosso povo o que tem acontecido aqui.

Anônimo disse...

Mais uma vez vemos um desperdício com nosso dinheiro. Não precisa ser técnico para ver a péssima qualidade do serviço que está sendo executado. Concordo com a leitora que o povo é mal educado quanto ao lixo. Só que a Prefeitura não está fazendo sua parte, exigindo uma coleta regular, efetuando a coleta do "lixo verde", não fazendo a capina das ruas, não colocando lixeiras nos postes...

Anônimo disse...

A cidade de Itatiaia está um caos total! Há mais de 16 anos foi emancipada e não houve crescimento nenhum, não gera emprego, não existe uma área de lazer, não temos uma escola técnica para qualificar os jovens itatiaienses e só se faz politicagem. Hoje os oportunistas (politicamente falando) enxergam a Prefeitura como se fosse uma "teta gigantesca", onde meia dúzia se dão bem e o restante fica a mercê da situação.
Não podia deixar de comentar sobre o asfalto de Itatiaia, que parece ser mais uma obra eleitoreira, pois só se vê maquiagem na cidade. Ficou uma porcaria! Não demora muito os buracos voltam! Gostaria de crer que tudo não foi um super faturamento... Não sabemos qual dos últimos prefeitos foi pior, só sei que a competição para fazer um péssimo governo é grande.