Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

28 de fevereiro de 2008

PREFEITURA INAUGURA ESCOLA EM MAROMBA

.
Vereador diz que servidores da prefeitura estão sendo pressionados para irem às inaugurações
.
O clima de inaugurações da Prefeitura de Itatiaia já é o de época pré-eleitoral. No final da tarde de terça-feira (26 de fevereiro) o prefeito Jair Alexandre Gonçalves (PSDB), secretários e outras autoridades inauguraram a nova escola de Maromba, na região serrana, e que já estava pronta desde o meio do ano passado. Quatro ônibus, do município ou fretados pela prefeitura, levaram servidores para a inauguração. Os veículos enfrentaram mais de 40 quilômetros de subida de serra, em estrada estreita e de mão dupla, com chuva, lama e nevoeiro. Um vereador denunciou na Câmara que esses servidores estão sendo pressionados pelo governo para participarem das inaugurações, ou poderão perder o emprego.

O prefeito Jair Alexandre Gonçalves e o vereador Izaltino Rodolfo da Cunha, que mora em Maromba, fizeram o descerramento da placa
.
A inauguração da escola estava prevista para as 15 horas, mas os ônibus levando os servidores e outros convidados chegaram pouco mais de uma hora depois, por causa da chuva, nevoeiro e lama na subida da estrada da serra de Mauá. O prefeito e os vereadores chegaram depois das 17 horas. Nesse meio tempo houve uma pequena apresentação musical dos alunos e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. As filas foram enormes, pois só havia um carrinho de cada coisa. Uma cama elástica também fez a alegria da criançada. Da nova cozinha só saiu alguns cafezinhos. Não houve lanche nem para o pessoal dos ônibus. Banners mostravam feitos do governo, dando ênfase à "geração de renda e emprego, saúde e educação". Cerca de 300 pessoas assinaram os três livros de presença.
O vereador Carlos Alberto de Barros Soares (PMDB) denunciou na Câmara que o governo está pressionando os servidores em cargos de comissão para participarem das diversas inaugurações da prefeitura, e que, aqueles que têm faltado, estão recebendo cartas com a assinatura do prefeito Jair Alexandre. Cópia de uma dessas cartas, lida pelo vereador em plenário, diz que "recentemente realizamos uma inauguração importante (...) em que todos os cargos de comissão foram convocados (...), mas, infelizmente, não registramos a sua presença, fato que nos entristeceu e preocupou". Na mesma carta o servidor faltoso é convidado "para entrar em contato com o gabinete para agendarmos uma conversa pessoal", na "certeza de contar com o seu esforço nessa jornada que se inicia".
.
Obra bonita: escola foi construída para atender 500 alunos

Duas salas de aula: uma, comum, e a outra, para reforço escolar dos alunos que não acompanham o andamento da turma
.
A nova escola municipal de Maromba está a meio caminho da estrada entre Maringá e Maromba, a cerca de um quilômetro de cada comunidade, e vai atender, inicialmente, a 147 crianças entre 6 e 12 anos de idade, do primeiro segmento (até a 5ª série), e que moram também no Vale do Pavão e no Vale das Cruzes. A prefeitura diz que a obra está calculada para atender até 500 alunos. Com 1.068 metros quadrados de construção, custou ao município R$ 605 mil, e possui oito salas de aula, uma sala para os professores (com banheiro), e outra para informática, além de espaços para biblioteca, secretaria, cozinha, refeitório, dois sanitários (masculino e feminino) e um pátio coberto para atividades recreativas. A cozinha e os banheiros são revestidos de cerâmica vitrificada. As janelas, bastante amplas, são de alumínio e vidro, com grades de ferro de proteção na parte externa. O pátio foi coberto com Metalon e telhas de cerâmica, e o terreno está cercado por muro e cerca metálica. Foram construídas duas fossas sépticas e cinco caixas d´água, uma delas de 16 mil litros. Um dos empreiteiros, Altair Alves Valente, diz que a obra foi difícil, pela localização, no alto de um morro, e que os caminhões carregados de cimento e lajotas, durante as chuvas, comuns na região, só conseguiam chegar puxados por um trator. Uma casa foi alugada para abrigar os operários, e a falta de energia elétrica foi compensada com um gerador a óleo. As salas de aula ganharam plaquinhas de madeira com nomes de pássaros da região.
Vinte e quatro funcionários estão trabalhando na nova escola, alguns chamados pelo recente concurso público e os demais remanejados da antiga escola da praça do Maromba, e que será transformada em posto de saúde 24 horas e centro odontológico. Os alunos são levados por Kombis e ônibus escolares, que passam por uma estrada estadual, a BR-151, que é de terra, estreita e de mão-dupla, e com muitos buracos e constantes desmoronamentos de terra, e que para os professores é o principal problema que têm que enfrentar. Uma das salas de aula foi reservada para o reforço escolar dos alunos que não acompanham o andamento das turmas, e que atende atualmente a 28 crianças.
.
A PEDIDOS, REPRODUZO ABAIXO, NA ÍNTEGRA, A CARTA LIDA PELO VEREADOR CARLOS ALBERTO DE BARROS SOARES NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITATIAIA:
.
Caro amigo(a) e colaborador(a),

Entramos em uma nova fase de trabalho na Prefeitura de Itatiaia. Como você acompanhou, passamos por momentos difíceis nos últimos anos, em que foi necessário muito esforço e sacrifício de todos para re-equilibrar as contas públicas e devolver a credibilidade à nossa Prefeitura.
Este trabalho duro, no entanto, tem valido a pena e os resultados da responsabilidade com que conduzimos a administração municipal já podem começar a ser percebidos. Em breve inauguraremos obras importantes, como escolas, creches e pontes há tempos aguardadas pela população e muito mais vem por aí ainda em 2008.
O novo momento realizador vivido pela Prefeitura, exige de todos nós integrantes deste governo um compromisso ainda maior com o trabalho e o espírito de equipe. Mais do que nunca é hora de vestir e suar a camisa pela nossa Prefeitura. No exercício das atividades diárias de trabalho, nos momentos festivos da entrega de obras e serviços à população e em nossas reuniões políticas é fundamental a sua participação e compromisso.
Recentemente realizamos uma inauguração importante da nova Creche de Penedo, em que todos os nossos cargos de confiança foram convidados. A grande maioria compareceu ao evento, mas, infelizmente, não registramos a sua presença, fato que muito nos entristeceu e preocupou. Afinal, nossa força é fruto da união de todos, sendo cada um nós muito importante para o sucesso coletivo.
Para facilitar uma maior integração à nossa equipe e ter oportunidade de levar ao seu conhecimento um pouco mais sobre esta nova fase de trabalho da Prefeitura, assim como nossas novas responsabilidades, peço que entre em contato com o gabinete para agendarmos uma conversa pessoal.
Com a certeza de contar com o seu esforço pessoal nesta jornada que se inicia, agradeço a atenção e renovo meus votos de elevada estima e consideração.

(rubrica)
Jair Alexandre
Prefeito Municipal

Nenhum comentário: