Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

25 de fevereiro de 2008

TOMA POSSE A COORDENADORA DO FÓRUM DE MULHERES NEGRAS DE ITATIAIA

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal, Maria Rivanilda dos Santos (foto ao lado) tomou posse como coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Itatiaia, que funcionará na Associação de Moradores de Campo Alegre, e terá como objetivo preparar as diversas políticas sociais públicas na busca de melhores espaços para as mulheres no mercado de trabalho, na saúde e na educação, entre outros. Apesar da denominação do fórum, ele será aberto a todas as etnias, e também pretende reunir grupos como as das Voluntárias e da Terceira Idade.
Esteve presente ao evento a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Rosemar de Souza, que explicou que o fórum terá um grande trabalho nos próximos quatro meses, pois em maio haverá a apresentação dos estudos e decisões tomadas em Itatiaia num fórum nacional, que será realizado em Brasília, oportunidade que o município terá para ser contemplado com mais verbas federais para a concretização dos projetos apresentados – “não adianta a sociedade espernear lá fora se não tem o governo como parceiro”, disse ela.
Rivanilda, de 60 anos, foi escolhida por causa de sua luta pela igualdade racial, e pelos muitos projetos que desenvolve desde 1988, e que a tem levado para palestras por várias cidades e estados brasileiros e também para o exterior, principalmente Estados Unidos e países africanos. Ela também é dirigente da Ong Associação dos Descendentes de Africanos no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, e desde 95, como pós-graduada em designer de moda e estamparia, tem feito criações de roupas com modelos e tecidos africanos, que faz parte do dia-a-dia de seu vestuário, e que ela também tem apresentado em diversos lugares – “tenho padres amigos com quem trabalho nos projetos sociais e que me mandam de vez em quando, quatro ou cinco peças de tecido de lugares como a República do Congo, Namíbia e Benin, e com eles faço as roupas, sempre respeitando as características de cada país”, conta ela. Rivanilda também coordena um projeto de artesanato, com bonecas de pano com as vestimentas da cultura africana, e cuja venda ajuda na manutenção da Ong.As inscrições para o fórum já estão abertas na sede da Associação de Moradores do Campo Alegre, de 14 às 17 horas, e é necessário levar dois retratos e preencher uma ficha. Cerca de 30 pessoas já se cadastraram.

Nenhum comentário: