Alunos da faculdade de engenharia da Associação Educacional Dom Bosco, de Resende, projetaram e construíram um veículo recreativo, chamado de AEDBaja, que se classificou em 20º lugar na XIV Competição Baja SAE Brasil-Petrobrás, realizada em Piracicaba, São Paulo. O resultado, só divulgado agora, deixou os universitários bastante animados, por terem conseguido um excelente resultado numa prova da qual participaram 69 equipes de 54 instituições de ensino superior de todo o Brasil, da Colômbia e da Venezuela. Foi a primeira vez que a faculdade de Resende participou dessa prova.
Na competição, promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE-Brasil), e que foi realizada de 13 a 16 de março, a equipe AEDBaja conquistou o primeiro lugar entre as instituições do Estado do Rio, entre elas sete equipes de cinco instituições de ensino, como as da Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro. O primeiro lugar ficou com a equipe da USP de São Carlos.
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A competição incluiu provas de apresentação do projeto, segurança, conforto, aceleração, velocidade, tração e manobrabilidade. Os concorrentes foram testados, também, na prova enduro de resistência, que teve quatro horas de duração em pista de terra com obstáculos. O melhor desempenho do AEDBaja foi nas provas de apresentação do projeto, onde a equipe ficou em sexto lugar na classificação geral, com 150 pontos; e aceleração, que garantiu ao veículo o sétimo lugar, com 56,97 pontos.
Os integrantes da equipe AEDBaja ficaram bastante satisfeitos com os resultados. Na avaliação do aluno Yuri Franklin, capitão da equipe, a participação na competição foi “muito gratificante” e compensou todo o esforço da equipe – “aproveitamos para coletar dados de outras equipes e observar pontos de melhoria para uma próxima competição, e agora partiremos para mais um ano de trabalho, para que em 2009 nossa instituição participe com um veículo novo e melhorado”, disse ele.
Para o diretor da faculdade de engenharia, Mário Aníbal Simon Esteves, a classificação do AEDBaja “foi surpreendente”, considerando que os responsáveis pelo projeto são alunos da primeira turma do curso de engenharia de produção automotiva, um curso novo e pioneiro no Brasil. Segundo Esteves, o desempenho do carrinho dos alunos de Resende “pode ser considerado muito bom”, levando-se em conta o grande número de competidores e o peso das instituições concorrentes.
O baja é um veículo recreativo, monoposto, projetado e construído para andar fora de rodovias, e foi idealizado e montado por 20 alunos dos cursos de engenharia de produção automotiva e de engenharia elétrica da AEDB. Seu custo foi de R$ 10 mil, e os recursos foram levantados com parcerias firmadas com as empresas automobilísticas instaladas em Resende e Porto Real e em eventos promovidos pelos próprios alunos.
Os integrantes da equipe AEDBaja ficaram bastante satisfeitos com os resultados. Na avaliação do aluno Yuri Franklin, capitão da equipe, a participação na competição foi “muito gratificante” e compensou todo o esforço da equipe – “aproveitamos para coletar dados de outras equipes e observar pontos de melhoria para uma próxima competição, e agora partiremos para mais um ano de trabalho, para que em 2009 nossa instituição participe com um veículo novo e melhorado”, disse ele.
Para o diretor da faculdade de engenharia, Mário Aníbal Simon Esteves, a classificação do AEDBaja “foi surpreendente”, considerando que os responsáveis pelo projeto são alunos da primeira turma do curso de engenharia de produção automotiva, um curso novo e pioneiro no Brasil. Segundo Esteves, o desempenho do carrinho dos alunos de Resende “pode ser considerado muito bom”, levando-se em conta o grande número de competidores e o peso das instituições concorrentes.
O baja é um veículo recreativo, monoposto, projetado e construído para andar fora de rodovias, e foi idealizado e montado por 20 alunos dos cursos de engenharia de produção automotiva e de engenharia elétrica da AEDB. Seu custo foi de R$ 10 mil, e os recursos foram levantados com parcerias firmadas com as empresas automobilísticas instaladas em Resende e Porto Real e em eventos promovidos pelos próprios alunos.
O veículo foi montado pelos universitários na BMB Mode Center, montadora integrante do Consórcio Modular de Produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus, instalada no pólo industrial de Resende, com orientação e supervisão de técnicos da montadora.
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