Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

25 de agosto de 2008

Boataria é estratégia de campanha política em Itatiaia, e confunde os eleitores

Juiz eleitoral nega prisão de candidato
.
A carreata dos veículos com as sirenes ligadas, da Justiça Eleitoral, Polícia Militar, Ministério Público Eleitoral e Guarda Municipal, por várias ruas de Itatiaia na quinta-feira (21 de agosto), está rendendo ainda bem mais do que a melhoria da imagem dessas instituições, que quiseram mostrar que estão atentas para uma eleição limpa e sem irregularidades. Está rendendo também boatos, muitos deles. Pouco depois da passagem dos veículos pelo Centro da cidade, os comentários já estavam nas ruas, sendo os mais graves o de que o ex-prefeito Almir Dumay Lima (PMDB) teria sido preso e estaria na carceragem do Fórum, e que o prefeito Jair Alexandre Gonçalves (PSDB) também teria tido a candidatura impugnada. Nada disso aconteceu! As autoridades nem desceram dos carros ou fizeram apreensão de materiais.
O juiz eleitoral Marvin Ramos Rodrigues Moreira disse que “os boatos da cidade são muito grandes e desprovidos de qualquer sentido”, e que a informação da prisão de Dumay “é absurda”, até porque, segundo ele, a “Justiça Eleitoral não tem competência para efetuar prisões, embora as pessoas confundam tudo”. O juiz garantiu também que, ao contrário do que dizem outros boatos que correm pela cidade sobre ele, não tem qualquer interesse num ou noutro candidato, nem vai favorecer nem prejudicar ninguém.
O caso da ficha de Almir como "apto" – Como os boatos não param, no final de semana surgiram comentários também de que o candidato Almir Dumay teria obtido o deferimento de sua candidatura, conseguindo anular, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio, a sentença da 198ª Zona Eleitoral, que a negou. Cópias da página do TSE, que tem a foto e os dados do candidato, foram distribuídas por várias partes da cidade, e mensagens foram enviadas pela rede de computadores. Novamente um outro comentário infundado, até mesmo porque o recurso contra o indeferimento ainda está em Resende, e só deverá seguir para o TRE, que o decidirá, nesta segunda-feira (25 de agosto).
De acordo com informações do cartório eleitoral, o processo foi devolvido agora com as contra-razões do recurso pelo advogado Carlos Antônio Teixeira Serra, que defende um dos pedidos de impugnação, feito pelo prefeito Jair Alexandre Gonçalves e pelo presidente da Câmara, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSDB). Ainda segundo o cartório eleitoral, a promotora eleitoral Adriana Vital de Matos, do Ministério Público Eleitoral, e que é autora do outro processo de impugnação à candidatura de Dumay, também já se manifestou com relação ao recurso apresentado pelo ex-prefeito. No TRE os desembargadores terão até o dia seis de setembro para decidir se mantém a decisão do juiz Marvin.

A promotora eleitoral Adriana Vital de Matos e o juiz Marvin Moreira
.
A ficha eleitoral de Almir Dumay, cuja cópia pode ser vista na internet (veja endereço abaixo) foi distribuída pela cidade porque tem a expressão “apto”, e os assessores do ex-prefeito querem fazer entender que o candidato já resolveu sua questão na Justiça. Não é bem assim. É preciso observar que imediatamente abaixo do “apto” vem outra informação, a de “indeferido com recurso”, e essa expressão não aparece nas fichas dos outros candidatos com registros aceitos pela Justiça. Isso significa que como Dumay recorreu do indeferimento de sua candidatura pela 198º Zona Eleitoral, a sentença ficará suspensa até decisão dos desembargadores no Rio. E depois, se ainda não conseguir sentença favorável no TRE, Almir poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que tem prazo até o dia 25 de setembro, ou dez dias antes das eleições, para decidir a questão. Enquanto isso, e até a decisão final, a expressão “apto” continuará aparecendo na ficha do candidato (e, depois, só permanecerá se houver o deferimento da candidatura), da mesma forma que ele poderá continuar fazendo a campanha política, discursando em comícios e inaugurando comitês.
Quanto aos comentários sobre a impugnação da candidatura do prefeito Jair Alexandre, também não existe nada de realidade, até porque não houve pedidos de impugnação, nem do Ministério Público Eleitoral nem de ninguém, e o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para isso já se esgotou há algum tempo. Os boatos, de acordo com os integrantes dos vários comitês, servem apenas como instrumento para confundir o eleitor e segurar o andamento da campanha, ganhando tempo até que as verdadeiras razões sejam resolvidas pelos candidatos.
.
Veja a ficha dos candidatos em

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão da boataria me entristece mais do que apavora. Explico: Não me apavora porque é o expediente do estelionatário moral, do jogador de porta de botequim, do fofoqueiro que tenta formar opinião nas pocilgas e latrinas que frequenta; isso é comum nessa raia miúda. Mas me entristece... e muito. E porque as pessoas envolvidas não merecem ter seus nomes massacrados por ondas e mais ondas de maledicência. Mormente os nossos Juiz e Promotora. Sim, os dois também sofrem essa irresponsável e apócrifa forma de tentativa de desmoralização: ouvi gente dizendo que os candidatos impugnados iriam concorrer porque já teriam feito um acordo com o TRE. Isso entristece. Entristece porque o comportamento ilibado de nosso magistrado e da promotora tem sido confundido com expúrios atos e acontecimentos das administrações da nossa cidade que tomaram conta do senso comum, contaminando a crença do povo de que tudo tem solução através de propinas. Não fosse a serenidade e a solidez moral que se percebe no trato com eles, deveria bastar as suas juventude e competência para deixar claro a integridade de ambos. Falam pouco e agem amplamente. Ela alia beleza (olhos de um azul profundo)e competência. Ele, além disso tudo, serenidade e firmeza. Itaiaia já estava merecendo isso...