Os candidatos que aparecem nas emissoras de televisão no horário eleitoral gratuito moram e concorrem nos municípios onde as empresas têm sede e transmissor. O mesmo acontece nas emissoras de rádio. Os demais candidatos, que disputam as eleições em outras cidades, não dispõem do espaço.
Em Itatiaia, onde até há cerca de um ano não havia mídia eletrônica legalizada, os candidatos do município só apareciam nas propagandas gerais de seus partidos ou quando ganhavam um espaço num dos programas transmitidos de Resende. Este ano isso mudou.
Os candidatos estão usando dois espaços diários, de meia hora cada, na rádio comunitária Itatiaia FM (87.9 Mhz), que tem autorização do Ministério das Comunicações para estar no ar. A emissora pode ser sintonizada em vários bairros próximos ao Centro e à Vila Odete, onde está localizada, mas não consegue ser ouvida em Penedo, porque, segundo os técnicos, existe uma emissora pirata na Cidade Alegria que está utilizando a mesma frequência.
Apesar das transmissões terem começado há uma semana, nem todos os candidatos estão usando o espaço, e alguns ainda estão resolvendo problemas técnicos. Os programas estão sendo gravados em estúdios contratados pelos candidatos. O tempo foi decidido pela Justiça Eleitoral, e no caso dos candidatos que disputam a prefeitura ficou assim: Almir Dumay Lima (PMDB) tem o maior espaço, de 10,49 minutos, seguido por Luis Carlos Ypê (PP) com 8,40 minutos, Jair Alexandre Gonçalves (PSDB) com 6,10 minutos, e Adalberto Luiz Bisol com 4,21 minutos. Os programas dos candidatos a prefeito estão indo ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 07:00 e 07:30 horas, e do meio dia ao meio dia e meia. Na terça, quinta e sábado, no mesmo horário, estão sendo divulgadas as mensagens dos candidatos a vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário