Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

4 de agosto de 2008

Devotos buscam a recuperação da Capela do Senhor dos Passos e rezam um Terço em frente ao prédio em ruínas, que já é quase centenário

O recente movimento popular que busca a restauração da Capela do Senhor dos Passos, no Centro de Itatiaia, está ganhando espaço e adeptos. Ontem à tarde (3 de agosto), cerca de 160 pessoas rezaram um terço em frente ao prédio em ruínas, e um quadro com a imagem do santo (foto) iniciou uma peregrinação por diversas casas, “até que o objetivo da recuperação seja alcançado”, como explicou Neusa Saúde de Souza Rodrigues, uma das organizadoras do encontro. Entre os presentes, e que demonstraram muita emoção e fé, estavam nonagenários descendentes de escravos alforriados que participaram da construção do templo. O abaixo-assinado já conta com mais de 1.500 assinaturas.
Cerca de 160 pessoas participaram do Terço, entre eles descendentes de escravos que construíram a capela
.
A Capela do Senhor dos Passos, de acordo com a jornalista e historiadora Célia Borges, teve as obras iniciadas em 1898 e concluídas em 1914, por alforriados negros das antigas fazendas de café da região e pedreiros devotos de Campo Alegre, antiga denominação do município. Do ponto de vista arquitetônico, explica Célia, a capela retrata as tendências do art-noveau, e tinha pintura barroca em seus afrescos e imagens de santos de cerâmica portuguesa, entre os quais se destacava o Nosso Senhor dos Passos. A presidente da Academia de História de Itatiaia, Alda Bernardes de Faria e Silva, explica que o piso da capela era todo feito em madeira, em tábuas de pinho de riga, assim como o altar, onde ficava o santo, e as duas plenárias laterais, num segundo andar, utilizadas pelas famílias destacadas. No centro do teto da capela, ainda segundo Alda, havia um grande lustre, todo em cristal. O atual pároco de Itatiaia, Paulo Solak, não soube dizer quando a imagem do Senhor dos Passos deixou a capela e foi levada para a igreja-matriz de São José, até porque, segundo ele, “simplesmente muitas coisas aconteceram e ninguém anotou nada”. Para os historiadores a capela foi palco durante décadas de muitas celebrações importantes, como missas em latim, casamentos, batizados, primeira-comunhão e crismas. Entre os mais antigos existe a crença que Itatiaia não conseguirá se desenvolver até que o Senhor dos Passos retorne ao seu antigo templo.
Maria Auxiliadora dos Santos Miranda, a Dôra, se emocionou muito durante as orações, e depois contou que seu avô Zacarias, um escravo alforriado da fazenda da família Bernardes, foi um dos construtores da capela, e que ela há muito tempo deseja ver o templo recuperado e com a imagem do Senhor dos Passos de volta ao seu altar – “é muita emoção, e agora com o povo junto, ninguém me segura”, disse, entusiasmada. Severina Maria de Araújo, de 90 anos, contou que seu pai foi escravo em Itatiaia, e que ela freqüentou muito a capela, que era “uma lindeza”, e que gostaria muito, antes de morrer, de ver o prédio recuperado.
.
Severina de Araújo, Dôra e Neuza Saúde: emoção durante as orações em frente à histórica capela construída em 1914
.
A capela hoje está em precário estado de conservação. A parte interna de madeira não existe mais, e apenas as grossas paredes resistem ao tempo, assim como a enorme porta de madeira da entrada. Pequenos arbustos crescem próximos ao telhado, nas rachaduras das paredes. O prédio pertence ao município, e é utilizado pela prefeitura como depósito de materiais. Recentemente a Defensoria do Estado, como contou o juiz-titular da Vara Única do município, Marvim Ramos Rodrigues Moreira, mostrou interesse em reformar a capela para utilizá-la para as salas dos defensores, mas a idéia não foi adiante, com a decisão de se construir o novo prédio do fórum no bairro Jardim Itatiaia. A Academia de História de Itatiaia também já tentou buscar patrocínio para a recuperação da capela, mas sem resultados. Agora as pessoas que rezaram o terço, entre as quais está a diretoria da Ofra (Organização Fraterna para Promoção Humana), contam que, além de tudo que estão fazendo, tiveram uma reunião com o prefeito Jair Alexandre Gonçalves, e que pediram a ele ajuda para encontrar caminhos para a recuperação da Capela do Senhor dos Passos.
____________________________________________
A carta da Ofra entregue ao prefeito:
.
Itatiaia, 28 de julho de 2008.

Exº Sr. Jair Alexandre Gonçalves
MD Prefeito de Itatiaia
Nesta

Ref: IMÓVEL – CAPELA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS

Integrantes afros descendentes itatiaenses deram início a um movimento com o colhimento de assinaturas (abaixo assinados), para recuperação da Capela de Nosso Senhor dos Passos, com o intuito de que a imagem do santo retorne ao local de origem. Os cidadãos da inicial remeteram a esta entidade documentos nos quais expuseram suas aspirações, citando o Artigo 215 § 1º da Constituição Federal do Brasil: “O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventário, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação”, sensibilizando-nos com a revelação de que a mão-de-obra utilizada para a construção da capela foi realizada através de seus ancestrais, ou seja, os escravos que foram trazidos para esta região.
Sendo que a natureza de nossa Entidade é a de promover a harmonia entre os seres e a valorização humana sobre tudo, nos vimos enquadrados para representá-los junto a esse poder no sentido de, harmoniosamente, darmos nossa contribuição, numa parceria que atenderia aos reclamos populares, já que estamos constituídos legalmente, podendo buscar o patrocínio de empresas ou não.
Cientificamos a V.Exª que estamos enviando cópias do presente à Cúria Diocesana e à Paróquia local, pois, uma vez restaurado o imóvel, este deverá retornar a fiel proprietária, a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda. Recuperada a capela e com o retorno da imagem do Santo à mesma, o local terá a visitação de fiéis e turistas. Ainda, na Quinta-Feira Santa os fiéis retornarão ao tempo em que a Imagem do Senhor dos Passos saía daquela capela para se encontrar com a Imagem da Santíssima Maria, que saí da Matriz de São José durante “A Procissão do Encontro”.
Lembrando que a história deva ser ressuscitada, com o ato da aquiescência de Vª Exª no atendimento ora solicitado, ainda, por se tratar de fiel representante do povo e de ser cristão que professa o catolicismo, sem demais burocracia, tudo poderá ser resolvido por vontade política, o que resultará do registro nos anais da história, coroando essa Administração como sapiente e sensata...
Seguem 74 cópias com 1.258 assinaturas, lembrando que os interessados continuam no trabalho de colhimento de mais subscritores para ratificar a vontade do povo.
Conforme observa-se pelas folhas 1 e 2, lideraram as assinaturas: Sra. Rosa Maria Cotrim de Barcellos, Marcos Cotrim de Barcellos e Alda Bernardes, dentre outros familiares dessas linhagens, descendentes de dona Mariana Rocha Leão, que, aos 92 anos de idade, retornou de Portugal, onde fora morar após segunda núpcias, com o firme propósito de construir a Capela para Nosso Senhor dos Passos (informação verbal transmitida pela Sra. Rosa Maria Cotrim de Barcellos à Neuza Saúde de Souza Rodrigues, auditora fiscal da receita federal do Brasil, aposentada, residente nesta cidade).
Aguardamos pronunciamento para que possamos contar com a participação da mídia, que por certo acolherá a pretensão exposta, para preservação do patrimônio arquitetônico-histórico-cultural local, assunto tão em voga.
Sendo o que se nos oferece para o momento, somos respeitosamente,
.
Ieda Vieira (Diretora-Geral Ofra)
Lucas P. Amorim (Diretor-Financeiro Ofra)
.
Na faixa: "Itatiaia Ressuscitada."
"Finalmente o Senhor dos Passos retorna ao seu templo"
________________________________________________________
Comente esta reportagem. Clique em "comentários" abaixo. Mensagens sem um número de telefone ou e-mail, para que eu possa sanar possíveis dúvidas, não serão postadas.

Nenhum comentário: