Cerca de 92 pessoas, convocadas pela Justiça Eleitoral para atuarem como mesários nas próximas eleições, participaram ontem (19 de agosto), no teatro municipal de Itatiaia, de um encontro com funcionários do cartório eleitoral, que deram orientações e dicas sobre o trabalho a ser desenvolvido no próximo dia cinco de outubro. Quarenta e duas pessoas faltaram. Um manual foi distribuído e duas urnas eletrônicas foram ligadas, para que todos pudessem sanar suas dúvidas.
Justiça Eleitoral reuniu os mesários em Itatiaia, para sanar dúvidas
.
As reuniões aconteceram na parte da manhã e à tarde, por cerca de duas horas cada. O juiz eleitoral Marvin Ramos Rodrigues Moreira compareceu ao teatro na parte da manhã, quando agradeceu a presença e o apoio dos mesários e acompanhou por algum tempo as explicações da técnica judiciária Terezinha de Fátima Leite, que mostrou, com a ajuda de um data-show, como funciona a mesa receptora de votos e as funções dos quatro mesários que atuarão em cada seção (presidente, primeiro e segundo mesários e secretário), e também o funcionamento das urnas eletrônicas, com seus códigos, instalação e sinais luminosos do painel. Terezinha também orientou os mesários quanto aos eleitores, desde sua identificação até a possível impugnação caso haja dúvidas na identificação, e ainda sobre os fiscais e propaganda. O manual, entregue a cada um dos mesários, além de todas as informações apresentadas no encontro, também contém orientações de como agir em situações especiais, com uma série de possibilidades do que pode acontecer e como fazer para resolver o problema, como falta de energia elétrica, presença de eleitores portadores de necessidades especiais ou analfabetos e defeitos na urna, que, em caso insanável, exige a votação por cédulas.
.
.
O município de Itatiaia tem 67 seções eleitorais, nas quais deverão atuar 268 mesários, a maioria com experiência de eleições passadas. Apenas a metade dos mesários foi chamada pela Justiça Eleitoral para as orientações, entre eles os presidentes e primeiros-mesários, que serão os responsáveis pela organização e trabalho nas mesas receptoras de votos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 20.953 eleitores estão aptos para votar em Itatiaia. Também participaram do encontro os funcionários a serviço do cartório eleitoral, Íris Andrade de Carvalho, Graziela Diniz Pereira da Silva, Marialva de Andrade e João Eduardo Godoi Macedo, que entre outras funções, entregaram ofícios da Justiça para os convocados apresentarem nas empresas em que trabalham, para dispensa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário