A saúde pública em Itatiaia é considerada problemática pela população há vários anos, por isso os candidatos estão dando atenção especial a esse setor em seus programas de governo. Na reta final da campanha os candidatos estão tentando reforçar ainda mais as propostas para a área de saúde, buscando conquistar os votos, principalmente, dos indecisos. Veja a seguir as propostas para a melhoria da saúde pública em Itatiaia.
___________________________________________
.
Jai
r Alexandre Gonçalves (PSDB) afirmou que encontrou a saúde em Itatiaia abandonada, com equipamentos e veículos sucateados, e que no seu governo conseguiu reformar os postos de saúde e equipar o hospital municipal, transformando o antigo ambulatório do Centro numa policlínica, com mais profissionais e recursos. Jair diz que as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde – que teve início em seu governo – “estão permitindo um acompanhamento completo das famílias, com diagnósticos e orientações sobre prevenção de doenças”, e que os agentes também são responsáveis pelo serviço de entrega de medicamentos e pelo agendamento de consultas com os médicos especialistas que atendem nos postos de saúde e na policlínica. Com esse trabalho dos agentes, explica o prefeito, o “hospital municipal passa a ser utilizado mais para emergências e cirurgias seletivas”. Jair diz que pretende agora buscar recursos para atender as necessidades mais complexas, como a aquisição de novos equipamentos para a melhoria dos diagnósticos, e também intensificar o atendimento à saúde dos idosos, das gestantes e dos recém-nascidos.

– A saúde também continuará presente na educação, onde estamos tratando uma boa parcela da população com as ações do programa Saúde Escolar, com o acompanhamento biomédico do aluno e com atendimento, principalmente, nas áreas de acuidade visual e auditiva. Iremos manter a qualidade da merenda servida aos alunos e ampliar o programa de saúde bucal, com aplicação tópica de flúor e avaliação integral do desenvolvimento das crianças – disse ele.
.
Almir Dumay Li
ma (PMDB) acha que “a saúde em Itatiaia está em coma”, e que “com os médicos de hoje, a cidade não tem condições de atender ninguém, até porque eles quase nunca comparecem ao serviço”. Almir diz que para solucionar esse problema, que é “crônico” para ele, pretende montar uma equipe médica de qualidade, “formada por profissionais compromissados com a medicina e com o trabalho”, e fazer com que o hospital público municipal volte a realizar cirurgias. O candidato diz ainda que é preciso comprar medicamentos e maquinários, inclusive para os postos de saúde, e também implantar o programa de saúde da família.

– Só assim o morador se sentirá respeitavelmente sendo atendido e recebendo tratamento eficaz. E essa cura vai resultar em fôlego novo que nos permitirá melhorar outros setores públicos que estão doentes, sofrendo do mesmo mal: o descaso! – disse Dumay.
.
Luiz Carlos Y
pê (PP), acredita que “a saúde é um dos principais problemas da cidade”, e que o motivo é a “falta de gestão”. Diz que em seu governo haverá uma equipe melhor cuidando do setor, “com pessoas que entendam de saúde, mas que, principalmente, entendam de Itatiaia, que conheçam os bairros e saibam das necessidades dos moradores”. Ypê fala que não é possível mais aceitar o fato das pessoas ficarem meses esperando uma consulta médica ou aguardando mais um tempo para realizar exames como ultra-sonografia e ecocardiograma e outros exames que necessitam de rapidez para o diagnóstico e o tratamento, nem “ver mulheres abatidas pela notícia de doença se sentindo isoladas, sem um acompanhamento psicológico, ou ver grávidas de alto risco serem entregues à própria sorte, e ainda assistir nossos moradores terem que entrar na Justiça para garantir medicamento”.

– “Vamos priorizar ações preventivas junto ao cidadão, levando a saúde a sério, tirando finalmente do papel o programa saúde da família nos bairros, investindo na saúde básica, reorganizando a atenção ambulatorial e hospitalar; criando o Centro de Diagnóstico Municipal, agilizando os exames e agindo rapidamente para locomoção para outras cidades, além de criar a Casa da Mulher, onde as mulheres serão prioridades, com exames, acompanhamento e apoio, e implementando o Centro de Fisioterapia no Centro e em Penedo e valorizando a política municipal de assistência farmacêutica – disse o candidato.
.
Luis Adalberto
Bisol, do PDT, diz que não tem como aprovar a saúde em Itatiaia enquanto houver “esperas exaustivas, filas intermináveis, falta de medicamentos, postos de saúde sem a mínima infra-estrutura, falta de pronto atendimento nas emergências e urgências, um hospital falido e com sumiço de maquinários, profissionais desmotivados”. O candidato diz que o futuro prefeito tem que ter autoridade para “não apadrinhar e consequentemente passar por cima dos problemas”, e também implantar, com eficiência, o serviço médico de família, e ainda fazer com que a maternidade funcione nos padrões dignos, “para que nossos filhos possam nascer em sua cidade, e não na casa do vizinho”, e uma assistência adequada para os idosos.

– Queremos atendimento 24 horas nos postos de saúde de Penedo e Maromba. Queremos e vamos ter uma saúde nos padrões do respeito, dignidade e eficiência que merecemos. O lodo em que está atolada a saúde e as drásticas conseqüências que sofremos, tem seus dias contados com a administração responsável que iremos implantar – disse Bisol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário