Mesmo próximo das eleições, a 18 dias da votação, e de quase todos estarem em busca da reeleição, os vereadores de Itatiaia continuam deixando de cumprir sua principal obrigação, que é participar das sessões em plenário. Na semana passada as duas sessões não foram realizadas, sendo que na quinta apenas o presidente compareceu à Câmara, e ontem (16 de setembro) só dois vereadores apareceram. Quase 30% das sessões deste ano não foram realizadas por falta de quorum, e de um total de 54, 15 deixaram de ser realizadas, por não ter a presença mínima de cinco vereadores. Em 2008 os nove vereadores só estiveram juntos em apenas quatro sessões, nos dias 19 de fevereiro, 4 e 25 de março e primeiro de julho.
Em enquete realizada neste blog com 189 participantes, 107 internautas, ou 56% do total, votaram que os vereadores deveriam perder o mandato quando deixassem de comparecer à metade das sessões no ano. Se essa situação estivesse estipulada em lei, a maioria dos vereadores, ou cinco deles, já teria perdido o mandato: Vitor Márcio (o mais faltoso, com 77% de faltas – até agora só compareceu a 12 sessões), Beto, Zezinho Penepão, Jarbinhas e Izaltino (veja quadro abaixo). Outros 39 internautas acreditam que a solução para o problema de faltas na Câmara só acontecerá nesta eleição, com a substituição dos faltosos por outros vereadores que sejam mais participativos, e 35 acham que se os parlamentares tivessem descontos nos seus subsídios talvez se preocupassem mais em cumprir sua obrigação. Nesse último caso o processo administrativo seria simples, e dependeria apenas da decisão do presidente Sebastião Mantovani, o Jabá (PSDB), mas ele já falou que não quer nem pensar a respeito, pois pretende continuar mantendo um bom relacionamento com os colegas. Dos 189 votantes, cinco acham que não existe problema nas faltas dos vereadores, e apenas três pensam que apesar das faltas os parlamentares estão trabalhando.
.

Um comentário:
Espero mesmo que nas eleições deste ano o povo de Itatiaia mude os seus representantes no Legislativo. O mais absurdo é que li uma nota na edição desta semana da Folha Fluminense que os vereadores aumentaram seus salários. O meu dinheiro está indo pro lixo...
Postar um comentário