Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

4 de novembro de 2008

Temporal derruba dezenas de árvores, destelha casas e deixa vários bairros sem luz elétrica

O repentino temporal que atingiu os municípios de Itatiaia e Resende no final da tarde de ontem, com fortes rajadas de vento e até granizo, derrubou dezenas de árvores, que romperam a fiação elétrica em vários trechos e deixaram muita gente sem eletricidade. Segundo informações da Agência do Meio Ambiente de Resende, pelo menos 40 árvores de grande porte caíram em ruas e avenidas durante a chuva, doze delas no Paraíso, o bairro mais atingido, mas a previsão dos técnicos é que o número de árvores danificadas seja superior a 120, entre espécies de grande, médio e pequeno porte. As informações são da defesa civil e das assessorias de comunicação das prefeituras.
Grande parte dos dois municípios ficou sem luz ontem à noite por pelo menos três horas, e moradores de uma parte do Jardim Martinelli ainda continuam sem energia elétrica, que já dura quase 24 horas, por causa do rompimento dos cabos nos postes. No Paraíso a energia só retornou hoje de manhã, e diversos outros bairros de Resende, como o Centro, Cabral e Aman ainda continuam sem eletricidade. Nos dois municípios, a prioridade durante a noite e nas primeiras horas da manhã foi desobstruir as vias públicas, para liberar o trânsito e para facilitar o trabalho dos funcionários da empresa concessionária dos serviços de energia elétrica, que ainda continuam trabalhando em diversos locais.
Nos dois municípios cerca de 120 casas foram destelhadas, dez delas em Itatiaia, e três casas desabaram em Resende, uma no bairro Mirante da Serra e duas, parcialmente, na Cidade Alegria, mas sem vítimas fatais. Os bairros mais atingidos em Resende foram a Fazenda da Barra I, II e III, Paraíso, Cabral e a Grande Alegria, e em Itatiaia as localidades de Marechal Jardim e Martinelli. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Prefeitura de Itatiaia para retirar uma árvore caída no Jardim das Rosas. Em algumas áreas nos dois municípios ainda existe muita lama. As famílias atingidas estão abrigadas em casas de parentes, amigos e vizinhos, e estão sendo visitadas pela defesa civil e por assistentes sociais das prefeituras, que estão cadastrando os casos.
Falou água no Vale do Ermitão, em Penedo, porque a adutora que abastece a localidade foi rompida com a força da água da chuva, e funcionários estão no local desde as primeiras horas da manhã fazendo o conserto, com previsão de conclusão para ainda esta noite. Até o final da tarde a única rua do Marechal Jardim estava praticamente intransitável por causa da lama, e para a limpeza estava sendo aguardada a retroescavadora da prefeitura, que trabalhava na adutora rompida.
No Centro de Itatiaia o temporal assustou comerciantes e lojistas, pois a água voltou a subir na rua Prefeito Assumpção e a entrar em alguns estabelecimentos. O problema parece ter sido causado de novo pelos bueiros entupidos, que não deram vazão à água da chuva. A proprietária do Açougue Titi, que fica na parte mais baixa da rua, Cleonice Serafim de Carvalho Lima, disse que os bueiros pareciam “um chafariz, pois jogavam água para cima”, e outra comerciante, Lucia Elaine Silva Nunes Prado, contou que ficou mais assustada porque ratazanas saíram dos bueiros e foram se alojar próximos das lojas.
Fotos enviadas por Jaques de Carvalho
Fotos do leitor: as ruas alagadas no bairro Jardim Itatiaia

Nenhum comentário: