Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

20 de janeiro de 2009

Benedita da Silva e Luis Sérgio reiteram apoio ao governo municipal em Itatiaia

A ex-governadora e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, e o deputado federal Luis Sérgio estiveram ontem em Itatiaia para uma visita informal ao gabinete do prefeito Luis Carlos Ypê. Benedita está hospedada desde sábado no Hotel do Ypê, no Parque Nacional, de propriedade do prefeito, junto com o marido, o ator Antonio Pitanga, e deve retornar ao Rio amanhã. Em Itatiaia, as autoridades reafirmaram seus apoios ao governo municipal, no encontro do qual também participaram a vice-prefeita Gilda Molica e todos os secretários da administração municipal.
.
A primeira-dama Maria Luiza Bastos, Benedita da Silva, Luis Carlos Ypê, deputado Luis Sérgio e Gilda Molica, no gabinete do prefeito
.
O prefeito Luis Carlos Ypê disse que a parceria na campanha com o Partido dos Trabalhadores teve "um namoro muito difícil, mas depois o casamento está sendo muito bom, e com certeza trará muitos benefícios a Itatiaia". O prefeito relembrou que a escolha da vice, a também petista Gilda Molica, foi "bastante acertada", apesar dele não ter tido o apoio de toda sua equipe para a escolha, já que havia outros candidatos para o cargo. Ypê disse também que fez sua escolha se baseando nas pesquisas feitas na época, e que mostravam que uma mulher faria a diferença no resultado das eleições, e que o nome da psicóloga tinha sido sugerido pelo PT. Luis Carlos mostrou ainda que a vice-prefeita está tendo uma participação bastante ativa no governo, e isso tem feito com que o PT se aproxime cada vez mais do município, com Benedita e Luis Sérgio intermediante vários projetos de interesse do município em Brasília e no governo do Estado do Rio.
Benedita da Silva considerou como uma "feliz escolha" o nome da vice-prefeita, e muito mais importante a petista estar tendo uma participação decisiva no governo – "temos alianças e alianças, e muitas vezes, depois das eleições, nada daquilo que foi combinado antes se confirma, e em Itatiaia está tudo muito bem, o que nos deixa muito felizes" – disse ela.
A Secretária Estadual falou que "é muito difícil ser vice de alguma coisa, até porque quase nunca se tem o apoio que a Gilda está tendo em Itatiaia", e lembrou da relação entre o governador Sérgio Cabral e o vice Luis Fernando Pezão, e que são, para ela, "praticamente a mesma pessoa, pois conversam, discutem as questões do governo e trabalham juntos". Benedita, em tom de brincadeira, disse que com ela não aconteceu isso, e por isso tem "trauma de ser vice", e que hoje "não seria vice nem do Lula", arrancando risos da equipe municipal de governo.
Benedita colocou sua secretaria no governo do Rio "aberta e à disposição de Itatiaia", e pediu ao prefeito que dê total apoio à Secretaria de Assistência Social do município, para a ampliação do número de servidores e de sua ação social. A ex-governadora também recomendou a Luis Carlos que nunca faça o "que fez o antigo prefeito, que devolveu verbas porque não levou adiante os projetos sociais que poderiam ter ajudado tantas pessoas na cidade". Ela disse ainda que os problemas de Itatiaia são sérios, com "prostituição, violência doméstica e desemprego das mulheres", e que resolver essas questões é um "desafio muito grande e bastante problemático". A Secretária falou também da "política da criança e do adolescente, da mulher e do idoso", e prometeu continuar intercedendo junto ao governo estadual para ajudar a recuperar os serviços e ampliar o trabalho de assistência na cidade.
Luis Sérgio disse que "a construção da aliança foi muito acertada" entre o PT e os demais partidos que apoiaram Luis Carlos Ypê, e que também está satisfeito com os resultados. Ele, que já foi prefeito de Angra dos Reis, recomendou aos secretários de Itatiaia que "se cada um, pelo menos, fizer sua parte e só trabalhar com aquilo que seria sua obrigação, já será um grande ganho para o município", e se mostrou à disposição para continuar negociando entre o governo federal em Brasília e o de Luis Carlos, para buscar o desenvolvimento para Itatiaia.
Gilda Molica falou que seu grande desafio será implantar as "políticas públicas pela primeira vez no município", e também desenvolver a intersetoriedade, que só existe hoje no estado do Rio no município de Casimiro de Abreu, e que para ela será a grande responsável pela mudança administrativa e social que se propõe para Itatiaia. A vice disse que irá trabalhar muito para que o município, até o final do governo, "seja uma referência no Estado".

Nenhum comentário: