Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

21 de janeiro de 2009

Ecofolia, o Carnaval 2009 de Itatiaia, é apresentado aos foliões em grande estilo

A apresentação do Carnaval deste ano em Itatiaia aconteceu em grande estilo na noite desta segunda-feira (19), e reuniu foliões, comerciantes e autoridades no Teatro Municipal, que estava todo decorado para o encontro. Chamada de Ecofolia, a festa popular terá como tema a ecologia, como forma de respeito e defesa da natureza, e segundo os organizadores se propõe a marcar com várias inovações, uma nova era carnavalesca no município. Os participantes saíram impressionados e satisfeitos com o que foi proposto no encontro.
Logo na entrada um casal de modelos, fantasiado, dava as boas vindas aos convidados. Dentro do teatro, grandes máscaras carnavalescas, serpentinas e vistosas fantasias expostas em manequins, palestrantes e roteiros impressos detalhados deram a certeza de que o Carnaval em Itatiaia terá uma organização como nunca visto antes. O prefeito Luis Carlos Ypê abriu o encontro, falando de seu compromisso com o crescimento de Itatiaia e com a mudança e melhoria nos eventos do município, como o Carnaval. A vice-prefeita Gilda Molica citou que só um prefeito que tem a preocupação e o objetivo de desenvolver o turismo em Itatiaia poderia estar realizando uma festa como a que estava sendo proposta.
.
A Rainha do Carnaval de 2008, Kelly Cristina de Jesus e os modelos Fábio e Bianca, no Teatro Municipal
.
Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, haverá este ano três áreas de folia no Centro da cidade. Na Rua Prefeito Assumpção será instalado um palco para dois shows diários, com as bandas Alerta Geral e Kandiale, além do concurso da Rainha e Rei Folião e a apresentação da bateria da Escola de Samba Império Serrano, do Rio. Próximo desse palco, na rua João Paulo de Faria, esquina com a Avenida dos Expedicionários, será montada uma tenda, com os DJs Adriano Góes e Nando Reis animando os foliões com música eletrônica, e na Rua Raul Cotrim haverá um outro palco alternativo, num ambiente mais familiar e dedicado à melhor idade, com som das marchinhas de Carnaval do passado. O Ecofolia, de acordo com a programação, terá início diariamente às 21 horas e término às quatro da madrugada.
Vinte barracas serão instaladas, e também ao contrário do que aconteceu nos últimos carnavais, as deste ano serão todas fechadas, padronizadas e montadas pelos organizadores, com toda a estrutura pronta. Para quem mora em Itatiaia o aluguel das barracas será de R$ 300,00, mas outros interessados terão que negociar o preço. Além das barracas só o comércio estabelecido na área da festa terá autorização para funcionar, e os camelôs serão proibidos. Garrafas de vidro e a permanência de pessoas não autorizadas ou não identificadas nos locais de comércio também serão proibidas. O sorteio da localização das barracas acontecerá na próxima segunda-feira, dia 26, em novo encontro no Teatro Municipal, às 19:00 horas.
Durante o encontro houve algumas rápidas palestras, como a do médico veterinário da prefeitura, Sérgio Pereira Dias, coordenador da vigilância sanitária, que garantiu que a fiscalização será rigorosa na verificação de validade dos alimentos e limpeza dos locais. A "cartilha do manipulador de alimentos" foi distribuida por ele, com várias informações sobre como os produtos terão que ser preparados e conservados.
Outro palestrante foi o capitão Alex Sandro da Silva, chefe da 3ª Seção da Polícia Militar, que comandará o policiamento da corporação em Itatiaia. O militar fez questão de dizer que estava surpreso com o nível da organização do Carnaval em Itatiaia deste ano, e citou que nos sete anos que está na região "nunca houve um encontro desse jeito". Alex alertou para os problemas causados pelo excesso do consumo de álcool e falou sobre as irregularidades que serão repreendidas pela PM.
A segurança também será feita, segundo o presidente da comissão organizadora do Ecofolia 2009, Sérgio Machado, por 120 homens de uma empresa privada, além dos efetivos das guardas Civil e Municipal. Nas ruas de acesso aos pontos da festa haverá segurança especial e revista dos foliões, além de iluminação extra próxima aos banheiros químicos e nas áreas das barracas e palcos. Organizadores, fiscais e vendedores terão que usar camisetas próprias do Ecofolia 2009, que serão distribuídas pelos promotores, além de credenciais. Além disso todos terão que assinar um "Código de Ética do Carnaval", se comprometendo desde a não vender bebidas para menores até não tocar músicas funk, que são consideradas crimes.
.
A comissão organizadora do Ecofolia 2009: Dejair de Aguiar, Denilson Sampaio, Sérgio Machado e Marta Lemos
.
A decoração ficará sob responsabilidade da artista plástica Cely Maria de Souza, uma servidora concursada que idealizou enormes portais coloridos para a festa, com motivos da fauna e flora do município, como o sapinho Flamenguinho, símbolo do Parque Nacional, as flores de Ipê, árvore típica da cidade e que é parte do brasão oficial, e o macaco prego, um dos animais em extinção, entre outros. Além disso a artista também será responsável pela criação dos grandes bonecos de papel machê que participarão da caminhada ecológica.
No domingo e terça feira de Carnaval o público infantil terá matinés à tarde, com algumas novidades, como diversos brinquedos infláveis que serão instalados na Rua Prefeito Assumpção, como cama elástica e pula-pula, entre outros. No domingo, dia 22 de fevereiro, a partir das 9 horas da manhã, acontecerá a Caminhada Ecológica, com cinco alas e um misto de Carnaval e manifesto pelas questões ecológicas. Um caminhão de som acompanhará o bloco, que sairá do bairro Jardim Itatiaia e irá até o Campo Alegre, onde acontecerá a concentração. Uma das alas será a das piranhas ecológicas, e outra a da "Reciclar é Preciso", com os integrantes limpando e recolhendo a sujeira deixada pelo próprio bloco ao passar pelas ruas.
.
Veja outras fotos do encontro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz com as idéias da Comissão de Carnaval, e mais feliz por ver as boas novidades começando a florescer em nossa cidade. Parabenizo a todos da comissão, e principalmente ao Serginho e a Celi, essa grande batalhadora da prefeitura, que mesmo em tempos nebulosos nunca faltou com seu bom trabalho em prol dos carnavais de Itatiaia. Lembro-me que no primeiro governo, de Luis Carlos Aquino, tínhamos um caminhão, que após os desfiles, no outro dia de manhã, lavava os locais de folia com água de cheiro (água com essência de eucalipto). Caso o Serginho consiga repetir essa façanha, ele não só vai merecer aplausos, mas também irá para a galeria daqueles que deixam sua marca.

Anônimo disse...

Sou comerciante e a comissão de Carnaval me pediu para comercializar apenas uma marca de cerveja, que seria a patrocinadora do evento. Eu, como acho que todos os comerciantes, topei, pois a união de todos para o sucesso de uma festa como essa é importante. E a cerveja tem muita aceitação, inclusive minha, que gosto de uma gelada. Vou ajudar no que for possível, pois Itatiaia precisa ter um grande Carnaval, e estou apostando todas as fichas no sucesso desse novo governo! Contem comigo!

Anônimo disse...

É gostoso ver as pessoas trabalhando de novo na prefeitura... Tenho observado o atendimento dos servidores, melhorou muito desde o início do mês. Agora parece que existe liderança, e uma meta a ser atingida, e tenho observado que a maioria está ciente de sua missão. Torço para que tudo dê certo, e que essa organização (como também a organização do Carnaval que se aproxima) seja uma constante até o final do mandato.

Anônimo disse...

Já desisti de viajar no Carnaval! Tenho ouvido ótimos comentários na cidade sobre a Carnaval de Itatiaia, e essa apresentação tão organizada no teatro municipal fez todos acreditarem que a folia será muito boa este ano. Parabéns aos organizadores, e torço para que concretizem seus projetos! Pelo menos vejo que existem pessoas capazes de realizar essa festa. Mais um ponto para o prefeito Luis Carlos Ypê.

Anônimo disse...

Já gostei de muitas coisas nesse projeto do Carnaval 2009 em Itatiaia, principalmente do espaço dedicado para nós, da melhor idade. No meu tempo de adolescente o Carnaval era diferente, e para mim, muito melhor. Acho que os organizadores vão resgatar um pouco desse passado, e estou torcendo para isso. As idéias são ótimas, e que legal as barracas padronizadas, por um preço que vai dar oportunidade do itatiaiense desempregado de faturar algum...