O prefeito Luis Carlos Ypê cumprimenta o governador Sérgio Cabral, tendo ao lado o presidente da Michelin, Luiz Fernando Beraldi e o conselheiro executivo Bernard Vasdeboncouer
O Distrito Industrial de Itatiaia será implantado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin). No acordo assinado ontem o governo de Itatiaia e do Rio se comprometem a conceder para as empresas que venham se instalar no local, benefícios fiscais com valores ainda não definidos, e acompanhamento e ajuda para expedições de permissões e licenças que dependam dos dois governos. A Codin se comprometeu a envidar esforços, no âmbito de suas atribuições, para implantar o Distrito Industrial num terreno devidamente terraplenado e dotado de infra-estrutura até maio deste ano, e a partir de junho, promover a alienação, para a Michelin e outras novas empresas, de áreas para a implantação de seus parques industriais, sem ônus.
A Prefeitura de Itatiaia e o Governo do Rio se comprometeram ainda a providenciar a construção de vias de acesso ao Distrito Industrial, que terá acesso pela Via Dutra e pela Via Férrea. A Michelin será a primeira empresa a fazer parte do novo espaço industrial, e se comprometeu a investir em Itatiaia, até o ano de 2012, cerca de R$ 400 milhões na ampliação da indústria que possui no município, e que abrigará uma nova fábrica de pneus para veículos de passeio e caminhonete, com uma nova tecnologia, capaz de rodar melhor com economia de até oito por cento de combustível. O novo projeto da Michelin, batizado de Pau Brasil, em homenagem à árvore que dá nome ao país, pretende abrir 1.200 novas vagas de emprego em Itatiaia, e a previsão é que até junho de 2011 saia para o mercado nacional o primeiro pneu pronto das novas instalações.
O Presidente da Michelin na América do Sul, Luis Fernando Beraldi, disse que a crise traz uma preocupação para as empresas, mas que tem a certeza de que, apesar de não se saber quanto tempo essa crise vai durar, “é certo que não será para sempre”, e o que a Michelin está fazendo é se preparando para o futuro, com “uma fábrica que vai começar a rodar no segundo semestre de 2011”.
– Temos recebido várias empresas francesas que estão ampliando ou inaugurando suas operações no estado, como a PSA e o Club Med, só para citar alguns exemplos, além de outras de pequeno e médio porte. Mas eu diria que a Michelin é o maior exemplo, porque ela tem todas as suas plantas operando no estado, seja na Zona Oeste do Rio ou, agora, na Região Sul Fluminense. Tenho certeza de que a implantação da empresa servirá de âncora para a que o distrito industrial tenha muito sucesso e gere muitos empregos – afirmou.
5 comentários:
Parabéns ao Sr. Prefeito pela iniciativa. Num momento de crise como o que estamos passando, nasce uma nova esperança, uma luz no fundo do poço. Que Deus possa iluminá-lo sempre, para governar com sabedoria. O povo de Itatiaia está acreditando no seu governo. Pode ser que seja maior o número dos que lutam contra, mas maior é o que está ao lado da justiça.
Trata-se de protocolo de intenções, primeiro passo para torná-las efetivas nos prazos combinados. Haverá desdobramentos, certamente. A assinatura por autoridades públicas e representantes da empresa imprimem seriedade às intenções. Se vierem a ser concretizadas, e espero que sejam, trarão benefícios inestimáveis ao nosso município. Parabéns à nova administração.
Ainda me lembro do anúncio da chegada da fábrica de cerveja a Itatiaia pelo ex-prefeito Jair Alexandre, logo no início de seu governo. A fábrica nunca apareceu. Torço para que a ampliação da Michelin não seja a mesma coisa. Pelo menos, até agora, o Luis Carlos tem mostrado mais seriedade do que seu antecessor.
Louvável a iniciativa do Sr. Luiz Carlos. Sabemos que a assinatura de protocolos não são a garantia de efetivação dos projetos, mas confio na intenção da Michelin de participar e ajudar na concretização deste projeto, mesmo porque é de seu interesse. E com certeza outras importantes empresas manifestarão interesse em se instalar no novo polo industrial que se criar, na medida em que acreditarem na seriedade e compromisso do novo governo. É mais um sopro de esperança para a população de Itatiaia, sobretudo para os jovens, carentes que estão de uma política de obtenção e preservação de empregos. Parabéns Sr. Prefeito, parabéns Itatiaia.
Sim, o novo prefeito tem mostrado mais seriedade mesmo. Moro na estrada do Parque Nacional e ontem tudo isso aqui foi capinado, até a calçada da minha casa. Cortaram a grama e limparam a sujeira. Isso não acontecia nunca e agora, na segunda semana do governo dele, a rua já está mais bonitinha. Faz muito sentido, é um lugar turístico e merece atenção.
Postar um comentário