Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

10 de fevereiro de 2009

Hospital municipal de Itatiaia irá receber leito de UTI do governo do Estado do Rio

A deputada estadual Inês Pandeló esteve ontem no gabinete do prefeito Luis Carlos Ypê. O principal motivo da visita foi cumprir uma promessa feita em palanque durante a campanha eleitoral, de entregar um leito de UTI para o hospital municipal de Itatiaia. O termo de compromisso que foi entregue ao prefeito, e que está assinado pelo secretário de estado de saúde e defesa civil do Rio de Janeiro, Sérgio Luis Côrtes da Silveira, confirma a intenção do governo estadual de entregar o equipamento, o que poderá acontecer entre 30 e 40 dias. Também participaram do encontro a vice-prefeita Gilda Molica e os auxiliares da deputada, Mauro Eleutério, Francisca Marques e Odete do Amaral.
.
O prefeito Luis Carlos Ypê e a deputada Inês Pandeló
.
Inês Pandeló disse que está acreditando muito no novo governo municipal:
– Estou mesmo apostando em Itatiaia, e aposto com felicidade. Conheço o município e acompanhei de perto o trabalho recente pela ética na política, e hoje acredito que a cidade tenha todas as condições de mudança, para melhor – disse ela, explicando ainda que já tentou ajudar o governo do município em anos anteriores, mas sem sucesso.
– Estivemos aqui nesta mesma mesa conversando com o prefeito anterior, queríamos ajudar, oferecemos ajuda e nada conseguimos. Disseram na hora que estava tudo bem, ficaram de mandar os documentos e nada recebemos, o que foi uma pena – falou a deputada, lembrando que cumpria uma promessa feita durante a festa da vitória de Luis Carlos Ypê, no dia 18 de outubro.
De acordo com Pandeló, o kit que será entregue pelo Estado do Rio de Janeiro ao Hospital Municipal Manoel Martins de Barros é composto de um leito com monitor computadorizado para ser usado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), semelhante ao que ela conseguiu para o hospital de Barra Mansa – "me disseram que é um equipamento de última geração", contou. O termo de compromisso antecede o envio de uma série de documentos – que a deputada ficou de enviar em seguida, por fax – que a Prefeitura de Itatiaia terá de enviar ao governo estadual, para o termo de cessão e para a entrega do equipamento, que poderá chegar ao município dentro de pouco mais de um mês.
O prefeito, que ouviu muitas sugestões da deputada, que também já foi prefeita de Barra Mansa, pediu a Inês Pandeló que também interceda por Itatiaia na Assembléia Legislativa (Alerj) para conseguir do Estado uma redução do ICMS para incentivar a implantação de outras empresas no município. Pandeló se colocou à "inteira disposição para ser a porta-voz de Itatiaia na Assembléia, para que o município tenha todas as condições de mudanças".
– Itatiaia começou a dever à Inês Pandeló quando começamos esse projeto nosso, o Muda Itatiaia. A deputada nos recebeu prontamente e desde o início nos apoiou e acreditou na mudança que propusemos, e hoje sei que vamos continuar contando com ela na Alerj, nos ajudando para que Itatiaia saia dessa dificuldade toda que está passando, para uma vida mais justa e mais digna para toda a população – disse Luis Carlos.
.
A reunião contou com a participação da vice Gilda Molica (à direita)
.
O médico Márcio da Rocha Souza, secretário municipal de saúde, disse que o leito de UTI que está sendo oferecido agora pelo governo do Estado por intermédio da deputada será de grande valia para Itatiaia, que não tem nada parecido, mas lembrou que o hospital municipal não tem padrão hierárquico e classificação para manter uma UTI na cidade. Segundo ele, nos casos mais graves, esse leito será importante para manter o paciente até que sua situação se estabilize, antes de se conseguir uma vaga e a remoção para um hospital autorizado a ter uma UTI. O médico explicou ainda que para uma UTI funcionar, é preciso que, além do equipamento, exista uma equipe de médicos e enfermeiros especializados, fora todo o apoio de medicação e laboratório.
Márcio Rocha explicou também que o Ministério da Saúde classifica as instituições médicas de 1 a 9, sendo que os primeiros cinco números são para ambulatórios e os demais para os hospitais. O de Itatiaia tem a classificação 6, "a mesma que terá o hospital de Porto Real, que ainda nem foi inaugurado", lembrou. Ainda de acordo com o médico, o hospital de Itatiaia está preparado para procedimentos de saúde de média complexidade, e pode fazer pequenas cirurgias de emergência ou seletivas (hérnia, vesícula, etc) e a maternidade.
– Dependendo da idade do paciente, por exemplo, mesmo sendo uma cirurgia pequena, não fazemos, pois não temos recursos para isso – explicou o médico, que mostrou disposição em melhorar a classificação do hospital municipal.

Nenhum comentário: