Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

6 de fevereiro de 2009

Ecofolia 2009, o Carnaval deste ano de Itatiaia, está sendo preparado em ritmo acelerado

A preparação do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia, está em ritmo bastante acelerado. O Espaço das Artes, que abriga normalmente cursos e oficinas de pintura oferecidos pela prefeitura, vem sendo ocupado desde o início desta semana para o corte, pintura e montagem das peças que formarão a decoração do Carnaval do município, cujo tema é a ecologia, e também das alegorias que serão apresentadas no bloco da caminhada ecológica. O clima e o ritmo de trabalho são parecidos com os de um barracão de escola de samba, e as tarefas envolvem por enquanto 20 pessoas, das quais sete funcionários da prefeitura, cinco contratados temporariamente e os demais voluntários.
.

A artista plástica Cely de Souza coordena os trabalhos

O trabalho de preparação da decoração está sendo coordenado pela artista plástica e professora Cely Lourdes Machado de Souza, com a ajuda de Maria Helena da Costa e Silva e Maria Aparecida Melo de Souza. Cely já foi responsável pela decoração do Carnaval de Itatiaia em 2000, que foi considerada uma das melhores já realizadas no município, e está de volta com a disposição para superar aquele trabalho, do qual muito se orgulha.
Carioca que mora em Penedo há 30 anos, Cely é formada pela Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluna de dois grandes mestres carnavalescos, Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona, e com eles realizou o grandioso Carnaval que comemorou o quarto centenário da cidade do Rio de Janeiro.Além dos grandes painéis coloridos para a decoração das ruas, o grupo de Itatiaia está produzindo também dez bonecos gigantes, retratando animais da fauna regional, como tucanos e o macaco-prego, uma espécie ameaçada de extinção, além do sapo Flamenguinho, símbolo do Parque Nacional do Itatiaia. A equipe prepara também vários cartazes, com textos sobre a fauna, incentivos à reciclagem de materiais, sobre os rios e a água, e que serão usados no bloco da caminhada ecológica, no domingo de Carnaval.

Estão sendo construídos enormes bonecos de papel machê
.
Os adereços e acessórios estão sendo feitos em grande parte com a reciclagem de materiais, como garrafas pet, latas e fibras, até para que seja coerente com a temática do Carnaval 2009 de Itatiaia e com os objetivos da administração do prefeito Luis Carlos Ypê, como lembrou o diretor de cultura Sérgio Machado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de não ser afeto a Carnaval, me alegro ao ver que a prefeitura está tentando resgatar uma festa que já foi famosa no município e que pode ajudar a divulgar o nome da nossa cidade. Entretanto, tenho enormes preocupações sobre o aspecto da segurança, que nos tempos atuais já nos traz preocupações, mesmo sem festejos. Imaginem com o aglomerado do Carnaval. Conto que a prefeitura tenha pesado e se estruturado para este enorme problema.