Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

13 de março de 2009

Reunião discute a implantação do Conselho do Idoso de Itatiaia

Cerca de 120 pessoas se reuniram hoje de manhã em Itatiaia para discutir a implantação do Conselho do Idoso no município, entre elas cerca de 20 representantes de diversas entidades sociais locais, o prefeito Luis Carlos Ypê, a primeira dama Maria Luiza Bastos e a vice-prefeita Gilda Molica. O Conselho do Idoso nunca existiu em Itatiaia, apesar de já existir uma lei municipal desde 2000, e terá como objetivo orientar as políticas públicas destinadas aos idosos, assim como fiscalizar as entidades prestadoras de serviços à essa faixa da população. A reunião de hoje aconteceu no Centro de Convivência Lar Bom Pastor, na rua Coronel José Mendes Bernardes, 441, na Vila Paraíso.
Durante o encontro de hoje foi constituída a comissão que ficará encarregada da organização do Fórum do Idoso, que está previsto para acontecer em maio próximo, e que irá realizar as reuniões de planejamento, onde serão estudadas as sugestões apresentadas pelos idosos e elaborado o calendário de atividades, com passeios, oficinas e serviços a serem oferecidos durante o ano. A comissão ficou constituída por onze membros, sendo alguns deles representantes do poder público, das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e os demais representantes das entidades da sociedade civil organizada do município. Os integrantes do Conselho do Idoso serão indicados e eleitos no fórum em maio.
Durante a reunião e diante dos comentários de alguns idosos de que nunca tiveram oportunidade de conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, apesar de morarem muitos anos no município, o prefeito Luis Carlos Ypê ofereceu patrocinar o passeio pela Prefeitura, e a primeira dama Maria Luiza se prontificou a receber e acompanhar o grupo.
As entidades que participaram da reunião e poderão integrar o Conselho do Idoso de Itatiaia são a Pastoral da Saúde da Paróquia de São José, o Grupo da Melhor Idade Zélia Vasques, o Centro Espírita Casa de Ismael, o Centro de Convivência Lar Bom Pastor, o Movimento pela Ética na Política e a Associação Mulher e Cidadania. As outras entidades que poderão fazer parte do conselho são as Voluntárias de Itatiaia e a São Vicente de Paula.
Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Kátia Quirino, o Conselho do Idoso teve uma primeira tentativa de implantação em 2005, mas só agora poderá ter condições de funcionamento, após a nomeação dos seus membros e da definição e aprovação do estatuto. Kátia esclareceu que o conselho não tem caráter executivo, nem recursos financeiros próprios – as verbas federais e estaduais para os projetos dos idosos são oriundas de programas específicos a esse atendimento, e são vinculadas às secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do município. Atualmente, segundo a assessora, os idosos já contam com alguns atendimentos em Itatiaia, por meio do Centro de Convivência Lar Bom Pastor, que vem oferecendo consultas médicas geriátricas e cardiológicas, ginástica e aulas de artesanato. Essas atividades e atendimentos serão ampliados, em qualidade e quantidade, segundo ela, com a implantação do Conselho do Idoso, ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário: