Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

6 de abril de 2009

Creche de Campo Alegre é aberta com 15 vagas, num bairro que precisaria de pelo menos 400

Um café da manhã marcou o início do funcionamento da nova creche municipal do bairro Campo Alegre em Itatiaia, que é mantida pela prefeitura. O prédio foi inaugurado no ano passado, pelo ex-prefeito Jair Alexandre, mas a obra só está sendo concluída pelo atual governo do prefeito Luis Carlos Ypê, que autorizou cerca de R$ 31 mil nas últimas semanas para modificações no banheiro, colocação de grama e grades de segurança, construção de uma área coberta, reforma no sistema hidráulico e elétrico e mais a compra de geladeira, fogão, mesa de professor, berços e tatame. Quinze crianças com idade entre quatro meses a três anos e onze meses serão atendidas neste primeiro momento. Com a contratação de novos auxiliares e o término das obras, a prefeitura pretende chamar outras 30 crianças, entre as cerca de 80 que se inscreveram, e dentro da capacidade de atendimento da unidade que é de 45 crianças.
.

As crianças e seus pais participaram do café da manhã na creche

A Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim foi construída na Avenida Simão da Cunha Gago, no bairro Campo Alegre, próximo ao hospital municipal e a Praça da Emancipação. O prédio, pintado de azul e todo murado, possui salas de repouso, de recreação, de atividades dirigidas e de aleitamento para uso das mães que ainda estão amamentando seus filhos, além de duas áreas de recreação, uma delas coberta. A criança permanece na creche durante todo o dia, e recebe recreação, atividades, alimentação e muita atenção das servidoras, hoje, nesse início, em número de seis. Da esterilização das mamadeiras às trocas de fraldas e roupas do berçário, e da atenção e brincadeiras até o banho tudo foi feito durante o dia de hoje e pelos próximos pelos funcionários da prefeitura, que na creche são coordenados pela diretora Solange Costa.
Uma das obras realizadas no banheiro foi o aumento da altura do piso na área do banho, que permite agora às auxiliares da creche ficar em pé enquanto ensaboam e enxáguam as crianças, aumentando a segurança e evitando acidentes. Os tatames, de material emborrachado e cores fortes, forram as salas, evitando o contato das crianças com o piso frio de cerâmica. Vasos sanitários, mesas e bancos são do tamanho dos usuários da creche, todos pequenos. No primeiro dia de funcionamento, os pais foram convidados para ficarem um pouco mais com os filhos, para que as crianças se acostumassem com as auxiliares e com novo espaço.
.

A diretora Solange Costa, a secretária de educação Elenir Pereira, o prefeito Luis Carlos e o vereador Eduardo Sancler
.
Solange Costa contou que a primeira-dama do município, Maria Luisa Bastos, teve participação muito importante para dotar a creche da infra-estrutura necessária para o início de seu funcionamento. Segundo a diretora, foi a mulher do prefeito que se ofereceu para ajudar, e quem escolheu, conseguiu doações ou comprou com recursos próprios todos os utensílios de cozinha e também os lençóis dos bercinhos e toalhas de banho que serão usados pelas crianças, assim como também as saboneteiras e outras peças para higiene.
.
As crianças chegaram à creche com seus pais, e logo se ambientaram em meio aos brinquedos
.
Esterilização das mamadeiras e o berçário
.
De acordo com a secretária de educação e cultura do município, Elenir Laurindo Pereira, a creche do Campo Alegre vai conseguir atender o equivalente a dez por cento da necessidade do bairro, que possui, segundo levantamento da prefeitura, cerca de 450 crianças em idade de creche e maternal. Parte dessas crianças ainda terá que ser atendida em outras creches mantidas pelo município, até que seja feita uma ampliação e a creche do Campo Alegre possa receber mais crianças.

Nenhum comentário: