Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

23 de abril de 2009

Técnicos do governo estadual vistoriam Santo Antônio para limpar e desassorear o rio

Nove técnicos do Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, estiveram em Itatiaia para fazer uma vistoria no leito do rio Santo Antônio, que corta o Centro do município e bairros adjacentes. A visita dos técnicos do governo estadual foi solicitada pela prefeitura com o objetivo de buscar uma forma para o desassoreamento e limpeza do rio, que no ano passado foi responsável por duas inundações de grande porte, causadas por tromba d´água, e que trouxeram enormes prejuízos para moradores e comerciantes, tendo a água invadido casas e lojas e atingido mais de um metro e meio de altura em alguns locais. Desde a última enchente, em agosto passado, nenhuma providência havia sido tomada, e por isso o rio continua sujo, com muitas árvores caídas e mortas represando a água em alguns trechos, mato, restos de obras, blocos de pedra e concreto, quase tudo da última inundação. Existe também muito lixo, como sacos plásticos, latinhas e até móveis velhos e animais mortos, jogados pelos próprios moradores.
.
Os técnicos do Inea no rio Santo Antônio, próximo ao Social Esporte Clube: obras de emergência
.
Os técnicos do Inea chegaram na parte da manhã em Itatiaia. Entre eles estavam o superintendente regional do instituto, Miguel Archanjo Rosa, e os engenheiros Walter Câmara e Ernane Ramos, que fizeram vistorias pontuais no rio e observaram a ocupação ilegal da marginal do Santo Antônio, o lixo, mato e irregularidades nos sistemas de drenagem de águas pluviais – com algumas das saídas dos encanamentos direcionados para o lado contrário à direção da água do rio.
– A situação do rio Santo Antonio é muito complicada, pois tem muita invasão e muita obstrução, e por isso serão necessárias ações rápidas, de emergência, pois a tendência é a situação piorar se nada for feito – disse Miguel Rosa ao prefeito Luis Carlos Ypê, em reunião no gabinete após a vistoria no rio.
.
A equipe dos antigos Feema e Serla, hoje Inea, com o secretário municipal Domingos Baumgratz (centro, de camiseta azul)
.
Os técnicos do Inea retornarão a Itatiaia para uma vistoria mais detalhada e em outros pontos do rio. A proposta, comunicada pelos técnicos ao prefeito e ao secretário de meio ambiente, Domingos Andrade Baumgratz, é que as ações no rio Santo Antônio sejam desenvolvidas em duas etapas, sendo a primeira de emergência, para a retirada dos restos de obras, lixo e mato, para que a água possa correr mais livremente, com menor possibilidade de ser represada e de transbordar. A segunda etapa prevista é um estudo completo em todo o rio, com proposta de ações mais definitivas para solucionar os problemas. Para esse estudo os técnicos preveem um tempo entre um ano e um ano e meio de trabalho.
– É necessária uma obra emergencial, e isso terá que ser feito o mais rápido possível, por isso vamos verificar a disponibilidade de maquinário e contamos com a parceria da prefeitura para nos ajudar – disse Miguel Rosa, enfatizando que nenhuma obra conseguirá impedir que uma nova enchente causada por tromba d´água aconteça, mas poderá reduzir os danos que ela poderia causar. Os técnicos disseram que irão trabalhar nessa primeira etapa de uma forma menos burocrática, mas dentro da lei, para que não haja questionamentos ou intervenção do Ministério Público.
.
No gabinete do prefeito Luis Carlos Ypê, os técnicos definiram a obra de limpeza do Santo Antônio como de emergência
.
O prefeito Luis Carlos Ypê agradeceu a presença dos técnicos e explicou a eles que os moradores e comerciantes de Itatiaia sofrem com a possibilidade de uma nova enchente na cidade, e estão mais preocupados porque ainda não houve nos últimos meses uma limpeza no rio Santo Antonio, e que é preciso que alguma coisa seja feita de imediato, para que todos possam se sentir mais seguros. Luis Carlos Ypê pediu para os técnicos se empenharem o máximo possível para que as propostas de correção dos problemas do rio sejam apresentadas o mais rápido possível, e garantiu que o Inea poderá contar com o total apoio da Prefeitura de Itatiaia.

Nenhum comentário: