Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

1 de fevereiro de 2009

Prefeitura reune cerca de 800 servidores nesta segunda para apresentar a nova educação

A Prefeitura de Itatiaia pretende reunir nesta segunda-feira (2) cerca de 800 servidores da rede municipal de ensino no Clube do Cavalo, para um café da manhã e para apresentar a nova estrutura e a nova proposta pedagógica da rede municipal de ensino, que terá como slogan “Educar, Compromisso de Todos”. O encontro, de acordo com a secretária de educação Elenir Laurindo Pereira, terá como objetivo promover uma maior integração entre os profissionais da rede. Parte dos professores, entretanto, segue para o encontro também querendo explicações sobre as mudanças da forma de pagamento nesse início de governo, e do por que da terça parte do 13º não ter sido depositado para todos, como ocorreu nos anos anteriores.
.
O prefeito Luis Carlos Ypê e a secretária Elenir Laurindo Pereira
.
Elenir explicou que as reformulações pedagógicas que serão implantadas este ano foram realizadas de forma democrática.
– Para fazer a reformulação trabalhamos com parte da proposta pedagógica existente, com as novas propostas do governo e também com aquelas sugeridas pelos servidores, e tudo foi feito de forma bem democrática – garantiu.
O encontro pretende preparar os servidores para a chegada dos cerca de 6,7 mil estudantes no próximo dia 9 de fevereiro às 15 escolas municipais. Segundo o governo, 336 professores e dezenas de outros profissionais ligados à educação já estão retornando esta semana.
Segundo Elenir todas as providências estão sendo tomadas para receber bem os estudantes, entre elas algumas reuniões com os novos diretores das escolas, com o objetivo de discutir o cronograma de trabalho e fazer um levantamento das necessidades iniciais, e também várias vistorias para verificar as condições físicas das unidades escolares. O prefeito Luis Carlos Ypê (PP) acompanhou a secretária em diversas escolas, e ficou surpreso com o estado de abandono encontrado no Colégio Dom Otorino Zanon, em Penedo, e no prédio onde funcionam a Creche Dr. Roberto Cotrim e a Pré-Escola Maria José de Aquino, na Vila Odete. Na creche o chão do banheiro usado por crianças menores de quatro anos está cheio de enormes rachaduras, de onde nasce até mato, além de ralos e vasos entupidos e sem tampa. Nos colégios em Penedo existe infiltração e mofo em várias paredes e muita sujeira, com telhados danificados, portas e janelas quebradas e um canal de esgoto a céu aberto. Segundo as autoridades serão realizadas obras de emergência em todas essas unidades. Quanto à distribuição dos materiais didáticos e uniformes Elenir explicou que está programada a entrega gradual durante este mês.
Para as mudanças pedagógicas que serão implantadas, segundo a prefeitura, foram realizados encontros e cursos de capacitação profissional com a coordenação pedagógica, e entre os temas foram abordadas e discutidas a função social da escola e as gestões pedagógica, financeira, patrimonial e administrativa das escolas. Um dos cursos foi ministrado por profissionais vindos da Prefeitura de Volta Redonda.
Salário – Professores da rede municipal reclamam que foram surpreendidos com um depósito nos salários abaixo do esperado. Eles dizem que esperavam receber a terça parte do décimo-terceiro salário e mais o valor da regência, como aconteceu nos anos anteriores – “com milhares de contas para pagar, foi uma decepção e tanta”, disse uma das professoras.
O governo explicou que o pagamento de parte do décimo-terceiro sempre foi feito no mesmo dia para todos os servidores, apesar das datas de contratação dos profissionais serem diferentes. Carlos Rosa, chefe do departamento de pessoal, explicou que o que houve foi uma reformulação para regularizar o que, para ele, estava sendo feito de uma forma errada.
Quanto à regência reclamada pelos professores, o governo ainda não deu uma explicação oficial, mas o que se sabe é que integrantes do secretariado acham que um benefício que não é incorporado ao salário, e por isso não entra no cálculo da aposentadoria, por exemplo, deve ser repensado. Além disso, a lei que autoriza esse benefício determina que o servidor terá que trabalhar todos os dias, sem faltar nunca, pois nem atestados médicos são aceitos – “isso é um absurdo, pois qual mãe pode trabalhar todo o tempo, mesmo quando o filho tem algum problema? Depois, trabalhar faz parte do contrato, e o que a prefeitura tem feito é pagar um extra para o servidor fazer o que já é sua obrigação. O que temos que resolver é a questão do salário principal” – questionou um dos secretários.
Alguns professores, porém, mesmo insatisfeitos com um depósito aquém do que esperavam, disseram estar confiantes no novo governo pelo que tem visto até agora, e apostam em uma mudança para melhor.
– Pelo que estamos vendo com essa nova equipe da educação acho que dá para acreditar numa mudança boa, pois pelo menos acho que acabou aquela perseguição política dos últimos governos, e só quem tinha vez eram os puxa-sacos do prefeito. Acho que dessa vez temos uma equipe realmente técnica e vemos responsabilidade e vontade de acertar. Só por isso acho que o governo merece um voto de credibilidade – disse uma das professoras.

Nenhum comentário: