Um enorme buraco, de cerca de quatro metros de profundidade, teve que ser aberto na Prefeito Assumpção, a principal rua do centro de Itatiaia, por causa do rompimento do encamento de esgoto. O problema apareceu poucos dias depois do recapeamento asfáltico que a prefeitura mandou fazer, sob críticas de vários comerciantes, que reclamaram ser a obra eleitoreira, já que para eles a rede pluvial e outros encanamentos que passam sob a rua têm décadas de idade e deveriam ter sido trocados antes (veja matéria no arquivo - Cidade, 10 de fevereiro). A manilha que quebrou ainda é de cerâmica, um material que não é mais usado nesse tipo de obra há muito tempo.

O problema foi descoberto pouco depois do recapeamento e da Prefeito Assumpção ser liberada ao trânsito, quando uma caminhonete do Supermercado Sávius, que tem endereço na rua, afundou no asfalto recém-colocado. Uma das sócias do supermercado, Sabina Coutinho de Souza, contou que a caminhonete estava sendo carregada com caixas de compras para entrega quando as rodas traseiras afundaram no solo, e que vários empregados tiveram que ser chamados para retirá-la do buraco. A prefeitura foi chamada e colocou cavaletes de madeira em volta do buraco, mas só depois de alguns dias iniciou a obra.
Com a escavação descobriu-se que o problema foi causado pelo rompimento do principal encamento de esgoto que corta a rua, de ponta a ponta, e que joga as descargas de banheiros e caixas de gordura das casas do centro e de alguns bairros próximos, diretamente no Rio Santo Antônio, próximo à Dutra, na entrada da cidade. Itatiaia não possui estação de tratamento de esgoto, e tudo é jogado in natura nos rios. O Santo Antonio foi o rio que não conseguiu dar vazão à recente tromba d´água, e inundou várias casas e lojas comerciais no centro, aonde a água chegou a mais de um metro de altura.
.

As manilhas que quebraram e estão sendo trocadas ainda são de cerâmica, e passam a quase quatro metros abaixo da rua. Com a abertura do buraco foi possível observar as várias camadas de asfalto e até de bloquetes de cimento que já foram colocados na pavimentação da Prefeito Assumpção. Um dos funcionários da prefeitura explicou que o encanamento pode ter se rompido por causa da acomodação do terreno, ou pelo envelhecimento, ou até pelo peso da água na inundação, que no trecho do rompimento chegou à altura da cintura de um adulto. Um caminhão-tanque foi enviado pela prefeitura para sugar o esgoto enquanto os funcionários trabalhavam, pois não havia jeito de paralisar a passagem dos despejos sanitários pelo encanamento. Mais ou menos 2,5 metros de encamento de dez polegadas tiveram que ser trocados. Servidores da prefeitura comentaram que a obra era apenas de emergência, pois, na verdade, todo o encamento deveria ser trocado, pois é provável que as manilhas em outros trechos também se rompam, pois o material está enfraquecido e quebradiço – “mas como isso deve custar um bocado de dinheiro, não acredito que mandem fazer isso, o que seria o certo”, comentou um dos servidores, que pediu para não ser identificado, por medo de represálias. Os funcionários enviados pela prefeitura trabalharam em meio ao esgoto sem uniforme, sem máscara e apenas com botas de pouco mais de um palmo de altura e luvas protetoras até próximo às axilas. Além do caminhão-tanque, foram usados um caminhão e uma escavadeira.
Um comentário:
Esta é a nossa Itatiaia, parabéns pela reportagem! Pior que este buraco são os bueiros que ficaram cheios de asfalto, causando entupimento, que antes era só um pouco, e hoje, após embelezarem
com o asfalto, o entupimento é total! Abraços Rui, sou sua fã, gosto do seu estilo crítico construtivo.
Postar um comentário