.
O prefeito Jair Alexandre Gonçalves finalmente confirmou ontem (22 de junho), no final da convenção do PSDB, que é o candidato à reeleição pelo partido à prefeitura, e o vice-prefeito é seu ex-secretário de turismo, Ivanil Marques de Almeida, do PRB. Até então o prefeito se recusava a falar de candidatura, e dizia apenas que só estava preocupado em “governar Itatiaia”. O PP também confirmou ontem o hoteleiro Luiz Carlos Ypê como seu candidato à prefeito, e terá a petista Gilda Molica como vice.
.
Jair é confirmado para reeleição, e Ivanil é o vice
A coligação “Avança Itatiaia”, que reúne o PSDB, PRB, PRT, PR, PTB, PSDC e PTdoB, colocou um trio elétrico na Rua Prefeito Assumpção, a principal do centro da cidade, para comunicar o resultado das convenções, já que as salas que acomodam os partidos são pequenas. Jair Alexandre disse que só “nos últimos 45 dias antes da eleição” é que ele vai mesmo para as ruas em campanha, pois é isso que tem feito em sua vida política, e garantiu que não está nem um pouco preocupado com os outros candidatos, nem com a campanha do ex-prefeito Almir Dumay Lima (PMDB), de quem recebeu a prefeitura “cheia de dívidas e com total falta de estrutura”. Quanto ao vice-prefeito, ele explicou que o nome tinha que ser escolhido dentro do PRB, que é o partido mais forte e com maior nominata de vereadores da coligação, depois do PSDB, e que o candidato tinha também que ser morador de Penedo. O vereador e ex-presidente da Câmara de Resende, Alcides de Carli, coordenador do PRB na região, participou da convenção do partido.
Ivanil e Jair, da coligação "Avança Itatiaia", na convenção
.
No rápido discurso, pouco antes de apresentar Ivanil de Almeida como seu vice, Jair Alexandre disse que recebeu a prefeitura com uma “dívida quase impagável”, mas que renegociou os débitos e hoje o governo já está com as contas mais em dia, mas lembrou que os problemas financeiros ainda existem, e que para dar continuidade às obras e ao trabalho desenvolvido nos últimos anos “é preciso ir adiante, para buscar a consolidação de um município economicamente estável”. Vários secretários de governo e servidores em cargos em comissão assistiram o discurso. O prefeito lembrou ainda as dívidas do Iprevi e a perda do depósito no Banco Santos pela instituição, a “péssima condição” que recebeu as escolas, “sem portas e sem janelas”, e os salários sem reajustes dos funcionários da prefeitura, “e que nem receberam o último décimo-terceiro salário” antes dele assumir, e falou da recuperação do serviço de saúde e da pavimentação das ruas, e da nova iluminação. O discurso foi interrompido pelos gritos de alguns torcedores, que comemoraram o terceiro gol do Flamengo no jogo que assistiam pela televisão num bar próximo.
.
Ypê vai disputar prefeitura pela segunda vez
O hoteleiro Luiz Carlos Ferreira Bastos, o Luiz Carlos Ypê, também foi confirmado ontem como o candidato do PP, e será a segunda vez que ele disputará a prefeitura, tendo obtido nas eleições de 2004 cerca de 32 por cento dos votos, ficando em segundo lugar, com pouco mais de mil votos de diferença do atual prefeito. A coligação “Muda Itatiaia”, que o apóia, reúne cinco partidos: PP, PSL, PT, PSC e PRTB. Cerca de 300 pessoas participação da convenção, realizada no plenário da Câmara Municipal. Para vice-prefeita foi escolhida Gilda Molica, por indicação do PT, a pedido de Ypê, depois que uma pesquisa de opinião pública feita pelo PP revelou que um nome feminino faria diferença no resultado das urnas. A psicóloga Gilda é uma mulher inteligente e participativa nas questões sociais do município, e há vários anos coordena a Ong Alecrim, que possui diversos projetos sociais. Foi ela que idealizou e coordenou os diversos encontros de mulheres, e que reúne várias líderes comunitárias, para discutir e criar um projeto de governo sob a óptica feminina para Ypê.
.
Gilda e Luiz Carlos Ypê, da coligação "Muda Itatiaia", na convenção
.
Luiz Carlos disse que estava feliz por ter a confiança de todos em mais uma disputa eleitoral, e que acredita será vitoriosa – “quando criamos a marca de “Novos Tempos” a idéia era que juntos sonhássemos um novo futuro para todos nós, e agora chegamos ao momento do povo, unido, dizer muda Itatiaia”, disse o candidato, lembrando que nos últimos 16 anos a cidade está sendo administrada por apenas duas pessoas, e que a “população está cansada de ver a cidade parada, enquanto os municípios vizinhos crescem e geram emprego e renda”. Ypê falou também dos apoios que terá, do deputado federal Deley de Oliveira (PSC), e dos petistas Luiz Sérgio e da deputada estadual Inês Pandeló (PT).
_________________________________________________________
Comente esta reportagem. Clique em "comentários" aqui embaixo e escreva sua mensagem. Não esqueça de deixar um número de telefone ou e-mail para confirmação.
Comente esta reportagem. Clique em "comentários" aqui embaixo e escreva sua mensagem. Não esqueça de deixar um número de telefone ou e-mail para confirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário