Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

8 de dezembro de 2008

Colégio Estadual Ezequiel Freire recebe prêmio como o melhor do Estado do Rio em gestão

Uma escola dentro de Itatiaia, pública e com cerca de 1.300 alunos, foi a única da rede estadual de ensino a ser escolhida para receber o diploma de menção honrosa do Prêmio Qualidade Rio. O Ciep 488, ou Colégio Estadual Ezequiel Freire, foi reconhecido de novo, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, que criou o prêmio com o objetivo de ser um instrumento de avaliação e reconhecimento de organização na educação. A diretora-geral do educandário, a professora de inglês Tânia Regina Borges, que assumiu a administração da escola em 2005, teve o trabalho reconhecido como exemplo de sucesso em gestão. Avaliado pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão, o Ezequiel ficou entre as oito melhores escolas públicas do Brasil. Na quinta-feira passada as três diretoras do Ciep de Itatiaia participaram de um coquetel, no Rio, com o governador Sérgio Cabral.
.
O colégio atende cerca de 1.300 alunos de Itatiaia
.
No Ciep de Itatiaia acontecem coisas que não são muito comuns na educação pública no município. Este ano, por exemplo, uma aluna com deficiência auditiva, da turma de ensino de jovens e adultos (Eja), passou a receber o apoio de um intérprete, que reproduz para ela as aulas em libras, a língua brasileira de sinais. A estudante, de 20 anos e ex-integrante da Escola Rompendo o Silêncio, de Resende, onde aprendeu a linguagem, teve o acompanhamento do professor o tempo todo em sala de aula, e muitas vezes até no recreio. Uma das diretoras do Ezequiel, Madalena Zikan Nascimento, explica que esse apoio a deficientes é exigência de lei para qualquer escola, e pelo Estado é feita pelo Napes, que tem como coordenadora na região Ana Maria Uchoa.
Para concorrer ao prêmio Qualidade Rio, representantes das escolas se inscrevem e participam de encontros para aprender a metodologia do programa. Depois retornam às suas instituições e, com base numa auto-avaliação, relatam os aspectos positivos, negativos e a possibilidade de melhorar. A diretora Tânia Borges contou que apresentou um relatório com cem páginas para avaliação.
– Tivemos a oportunidade de fazer uma auto-avaliação e trabalhar com critérios de excelência propostos pelo programa, e é um privilégio receber o reconhecimento desse esforço. Este é o terceiro título que a escola conquista e devo isso à união da minha equipe, porque não se ganha prêmio sozinha, só com o apoio de toda a equipe, e essa união me deixa muito orgulhosa – ressaltou a diretora, informando que o Ciep de Itatiaia tem cerca de cem servidores.
Para desenvolver os muitos projetos educacionais que fizeram da escola um modelo no Estado, o Ezequiel Freire conta com a ajuda de vários parceiros. A Michelin, que tem uma indústria no município, oferece para os alunos da escola cursos de francês, informática e operador de processos mecânicos, este último com 18 vagas por ano, cinco das quais reservadas para deficientes auditivos, com aulas teóricas no Ciep e práticas no Senai, em Resende, e também cursos abertos para a comunidade, de garçom, barman, cabeleireiro e manicure. A Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avap), atende a comunidade com cursos nas salas de aulas da escola, de telemarketing, empreendedorismo, atendimento ao cliente e informática avançada, e a 99ª Delegacia envia policiais e psicólogos para transmitirem valores e conscientizarem professores e alunos sobre direitos e deveres.
– Na nossa escola não há conflitos, porque temos uma polícia que dialoga, e já realizamos projetos sobre o estatuto da criança e do adolescente e a Lei Maria da Penha contra a violência às mulheres – contou a diretora-adjunta Angélica de Alvarenga Souza.
Foto de Cris Torres, AsCom SEEDUC
As diretoras Tânia Borges e Angélica Souza, no Rio, com Luiz Fernando Bergamini de Sá, coordenador do Programa Qualidade Rio
.
Durante a entrevista a diretora Tânia Borges deixa de falar no prêmio e pede para que seja divulgado também que as matrículas no Ciep de Itatiaia estão abertas até o dia 21 de dezembro, para os cursos que vão do 6º ano até o final do ensino médio, e que os documentos necessários são a carteira de identidade, endereço e nome dos pais ou responsáveis completos, e ainda uma forma de contato, como e-mail ou telefone, e explica que a inscrição pode ser feita na secretaria, na quadra das ruas 38 e 39 no Jardim Itatiaia, e até pela internet, pelo matrícula fácil. Os telefones da escolas são os (24) 3352-1140, 3352-5520 e o 3352-5443. A preocupação da diretora deu uma idéia do valor que ela dá à escola, e da certeza de que só com alunos e boa educação é que Ezequiel Freire poderá se manter como um destaque em gestão no Estado e no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Itatiaia deve se orgulhar da sua premiada escola. Aluno que tem telefone para contacto da escola será privilegiado diante daqueles que não possuem telefone, computador e tecnologia em suas residências. A clientela da escola pública é de gente pobre. Perder matrícula por falta de telefone não me parece justo.

Anônimo disse...

Parabéns á Professora/Diretora Tânia! Parabéns a seus colaboradores, pois certamente uma escola não se faz somente com a diretora, mas uma diretora eficiente e capaz faz a diferença.

Anônimo disse...

Poo, quero me matricular logo,
porque essa escola é muito boa. Bjs para vocês.

Anônimo disse...

Eu adoro esta escola, é a melhor que eu já estudei, e vou estudar lá até eu terminar meus estudos. Adoro todas as diretoras (que são muito educadas), os professores e os funcionários. Beijos para vocês.