Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

24 de março de 2009

Finlandês idoso de Penedo atrai atenções no Festival Finlândia

Atento a todos os detalhes da festa, o finlandês Armas Vitanieme se confundia na multidão de finlandeses e brasileiros presentes nos últimos dias ao Festival Finlândia, em Penedo, como apenas mais um dos participantes. Muito discreto, como bom finlandês, evitou tanto quanto possível atrair maiores atenções. Mas lembrado num discurso pelo prefeito Luis Carlos Ypê na abertura do festival, e identificado como o mais antigo finlandês presente ao evento, recebeu calorosos aplausos, e não conseguiu mais recusar as fotos.
.
O finlandês Armas Vitanieme, morador de Penedo: 93 anos de idade
.
Armas, que vai completar 93 anos em julho, é um ex-policial da Finlândia, que se radicou no Brasil em 1951, e em Penedo há 58 anos, passou a ser um dos mestres de obra mais respeitados e disputados do lugar. Armas construiu algumas das casas mais típicas e reconhecidas da colônia finlandesa, como as de Timo Altoonen e de Eva Hildén. E muitas casas de outros finlandeses e brasileiros também.
Há cinco anos Armas foi à Finlândia, em visita aos seus dois filhos que residem lá – o filho de 67 anos aposentado, e a filha de 64, ainda professora de francês – mas declara que sua casa é mesmo em Penedo. A quaisquer outras perguntas, ele reclama que está ouvindo mal, mas responde a tudo com um sorriso tímido e um dar de ombros que parece significar “missão cumprida”.

Nenhum comentário: