Fotos do foliões do Ecofolia 2009

Veja aqui as fotos do Ecofolia 2009, o Carnaval de Itatiaia.

22 de março de 2009

Prefeito Luis Carlos Ypê abriu o Festival Finlândia com embaixador e cônsul da Finlândia

O Festival Finlândia, que reúne em Penedo desde sábado e até o próximo domingo, brasileiros, finlandeses e seus descendentes, foi aberto pelo prefeito Luis Carlos Ypê, pelo embaixador da Finlândia no Brasil, Ilpo Manninen, e pela cônsul geral honorária da Finlândia no Rio de Janeiro, T. Diana L. van Aduard de Macedo Soares. Na abertura foram hasteadas as duas bandeiras, a do Brasil pelo prefeito Ypê e a da Finlândia pelo embaixador Ilpo, com a Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras executando o hino brasileiro e a banda finlandesa VG Brass o hino finlandês. Dezenas de finlandeses vieram da Finlândia especialmente para o evento, com suas roupas típicas e folclóricas, e continuam hospedados em Penedo, muitos integrando grupos musicais e folclóricos daquele país. Um almoço típico finlandês foi oferecido pela Embaixada da Finlândia no Brasil a poucos convidados, entre eles o prefeito Luis Carlos Ypê. No próximo final de semana está sendo aguardada a vinda de um grupo de parlamentares finlandeses, que participarão do festival e depois terão contatos com o governo brasileiro, com interesses no intercâmbio comercial e na tecnologia do biocombustível produzido pelo Brasil.
.
O prefeito Luis Carlos Ypê com o embaixador da Finlândia no Brasil, Ilpo Manninen, e a mulher (esquerda) e com a cônsul finlandesa T. Diana L. van Aduard de Macedo Soares e o marido
.
O Festival Finlândia comemora os 80 anos da chegada dos primeiros imigrantes finlandeses a Penedo, e tem vasta programação, que se encerrará no próximo domingo. Realizado em dois locais – no Clube Finlândia e num espaço esportivo –, o festival conta com apresentações de danças folclóricas típicas finlandesas, por grupos da Finlândia e de Penedo, práticas de esportes finlandeses como o arremesso de celular e o carregamento de mulheres, degustação de drinks com vodka finlandesa, exposição de artes e fotos e uma série de palestras, que mostram a colonização e a transmissão da cultura finlandesa para a região e o Brasil, como a sauna, que foi trazida pelos imigrantes para Penedo e hoje está difundida em todo o país. Na sexta-feira a atração será a apresentação dos passistas da Império do Papagaio, uma das dez grandes escolas de samba da Finlândia. A fundadora dessa escola já está em Penedo, Hannele Leppäneva, que contou que viveu vários anos no Brasil, e trabalhando como guia de turismo teve contato com as escolas de samba do Rio de Janeiro. Retornando à Finlândia decidiu fundar lá uma escola, com ritmo, enredo, alegorias, fantasias e som de bateria parecidos com as do Brasil. A Império do Pagagaio, fundada há 13 anos, quer mostrar em Penedo que só se difere pela letra do samba, cantado num idioma dificilmente entendido pelos brasileiros.
Na organização do festival estão alguns descendentes dos imigrantes finlandeses, como Timo Aaltonen, Sérgio Fagerlande e Helena Hildén, e o presidente do Clube Finlândia, Luis Sérgio Seixas.
.
Luis Sérgio Seixas, Timo Aaltonen, Hannele Leppäneva e Sergio Moraes Fagerlande

Banda Sinfônica da Aman e Banda VG Brass, da Finlândia
.
O prefeito de Itatiaia – Luis Carlos Ypê declarou na abertura do Festival Finlândia que a colonização finlandesa em Penedo foi um fato histórico de grande importância, e que contribuiu decisivamente para a valorização e enriquecimento cultural da região. Empresário do ramo hoteleiro, ele destacou a influência dos colonizadores finlandeses na criação e desenvolvimento do turismo no município de Itatiaia, e que para ele foi fundamental tanto do ponto de vista econômico como da preservação ambiental.
Luis Carlos disse que a comemoração dos 80 anos da chegada dos finlandeses reflete a importância histórica desse fato, que hoje é motivo de satisfação e orgulho tanto para a população do município como para a Finlândia, o que tem sido demonstrado pelo apoio e participação daquele país nas festas e eventos de Penedo.
Segundo o prefeito, o dia 29 de março, data em que os finlandeses chegaram a Penedo no ano de 1929, foi transformada pelos vereadores em data comemorativa, por indicação do Presidente do Legislativo, Antonio Delfino, e já foi incluída no calendário turístico de Itatiaia e comemorada este ano, e representa o reconhecimento oficial da importância que o fato tem para a história e a cultura da região.
Luis Carlos disse estar emocionado pela oportunidade de participar da comemoração deste ano como prefeito, e explicou que os finlandeses e sua cultura sempre estiveram presentes na sua vida pessoal, pelo contato que manteve com vários deles, desde que começou a trabalhar no setor hoteleiro, na região do Parque Nacional.O prefeito disse também que, embora as demais atividades econômicas, como a indústria, o comércio e outros serviços, sejam muito importantes para o desenvolvimento econômico de Itatiaia, e devam receber muita atenção do governo, o turismo é uma das prioridades da sua administração. E que a identidade de Penedo como colônia finlandesa é um dos aspectos que devem ser valorizados na agenda turística do município.
.
Alguns dos finlandeses que vieram da Finlândia para o festival
.
A cônsul da Finlândia – T. Diana L. van Aduard de Macedo Soares, cônsul geral honorária da Finlândia no Rio de Janeiro, anunciou ontem, durante a abertura do Festival Finlândia, que comemora os 80 da chegada dos imigrantes a Penedo, que no próximo fim de semana é esperada a chegada de uma delegação de parlamentares finlandeses, que virá participar do encerramento do festival e em seguida irá cumprir uma agenda técnica e de negócios, com encontros na Petrobrás, BNDES e Finep, entre outras instituições brasileiras.
Entusiasmada com o clima de confraternização do evento, a consul destacou que essa comemoração está sendo uma oportunidade de estreitamento das relações entre os dois países, tanto do ponto de vista histórico e cultural, quanto no sentido de incentivar os intercâmbios técnicos e de negócios. Segundo ela, seu país está bastante interessado nas pesquisas para a produção do biocombustível produzido no Brasil, e que é o principal objetivo da visita dos parlamentares finlandeses ao país, além da abertura de negociações para outras possibilidades de negócios.
A cônsul disse que se encantou por Penedo, e mostrou que não é difícil entender porque os finlandeses no passado gostaram tanto e fixaram residência no local. Ela lembrou que Toivo Uuskallio foi um pioneiro na ecologia, preocupando-se com a preservação do meio ambiente numa época em que o conceito de ambientalismo ainda não existia, e que a busca da integração com a natureza é um traço do povo finlandês, que dessa forma manifesta seu lado místico e espiritual. T. Diana foi embaixatriz do Brasil na Finlândia – como esposa do embaixador José Augusto de Macedo Soares – na década de 80, período em que foi consultora e professora da Helsinki School of Economics. Atualmente está radicada no Rio de Janeiro, onde é professora da PUC-RJ na área de estratégia econômica. A vinda ao festival é sua quarta visita à Penedo, que ela considera como um “monumento ecológico” e motivo de orgulho para todos os finlandeses.
.
Muitos dos finlandeses que vieram ao Brasil integram grupos musicais ou folclóricos
.
Embaixador da Finlândia no Brasil – Para Ilpo Manninen, a colonização de Penedo pelos finlandeses há 80 anos pode ser considerada um grande sucesso. A comemoração desse fato histórico é, segundo ele, uma demonstração de que o esforço daqueles seus compatriotas não foi em vão, e que continua a ser um dado relevante nas relações entre os dois países. Penedo se transformou, de acordo com o Embaixador Ilpo, “num pedaço da Finlândia no Brasil”, e mostra a extraordinária vitalidade cultural dos imigrantes, e é uma referência importante para todos os finlandeses e seus descendentes que vivem no país, assim como para muitos brasileiros que têm algum tipo de ligação ou afinidade com a Finlândia.
Em seu discurso de saudação na abertura do Festival Finlândia, o Embaixador lembrou que no momento da imigração dos finlandeses para Penedo, no ano de 1929, seu país era uma república com apenas 12 anos de existência, e que vivia um momento muito difícil, pois saía de uma guerra civil em 1918 e estava na iminência de conflitos com a União Soviética, o que resultou em duas desastrosas guerras, entre 1939 e 1944.
Segundo Ilpo Manninen, “a história econômica da Finlândia pode ser considerada um milagre, já que hoje o país é uma das sociedades mais avançadas do mundo em termos tecnológicos”. O Embaixador disse ainda que vários motivos contribuíram para que a Finlândia conseguisse se tornar uma das sociedades mais igualitárias e desenvolvidas do mundo, e destacou que as instituições sociais robustas originaram-se na época do governo sueco, que terminou em 1809, e foram fortalecidas durante a autonomia política concedida durante o governo russo. O investimento em educação e saúde pública começou cedo, segundo ele, na segunda metade do século XIX, e o desenvolvimento social na Finlândia antecedeu o econômico, o que “ajudou a criar capital humano no país”.
O embaixador destacou ainda que “as relações entre a Finlândia e o Brasil tem se desenvolvido fortemente nos últimos tempos”, e citou como exemplo a visita do presidente Lula à Finlândia há um ano e meio, e a visita do primeiro-ministro finlandês Vanhanen ao Brasil há um ano.– O comércio e a cooperação entre os nossos países cresce, e o intercâmbio comercial ultrapassa um bilhão de dólares, e mais de dois bilhões de dólares do faturamento das empresas finlandesas originam-se das suas operações no Brasil a cada ano. O interesse pelos investimentos no Brasil por parte das empresas finlandesas é grande, principalmente no âmbito da indústria florestal – disse o embaixador Ilpo, para “a educação é uma das chaves do sucesso da Finlândia”, e a natureza o ponto em comum entre Penedo e seu país.
.
Com reportagem de Célia Borges

Nenhum comentário: